Laboratório de Concordância

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Concordância Nominal e Verbal

A atividade 'Laboratório de Concordância' é uma proposta interativa e prática voltada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre concordância nominal e verbal de forma dinâmica e participativa. Transformando a sala de aula em um verdadeiro laboratório de língua portuguesa, os alunos serão organizados em duplas e receberão frases que apresentam erros de concordância para correção. Eles deverão utilizar recursos como dicionários e gramáticas para identificar e corrigir os erros. Cada dupla terá a oportunidade de apresentar suas correções para a turma, explicando os processos de pensamento e as regras gramaticais que aplicaram. A atividade incentiva a discussão, a troca de ideias e o desenvolvimento do pensamento crítico, à medida que os alunos exploram as sutilezas da língua portuguesa, aprendendo a importância da concordância para a clareza e corretude das expressões.

Objetivos de Aprendizagem

Este laboratório de aprendizagem tem como principais objetivos promover a familiarização dos estudantes com as regras de concordância nominal e verbal, desenvolver habilidades de análise linguística e estimular a capacidade de argumentação e justificação de escolhas gramaticais. Pretende-se, assim, não apenas a correção de erros, mas uma compreensão profunda das razões subjacentes às normas da língua, facilitando seu uso correto e consciente em diversos contextos comunicativos.

  • Identificar e corrigir erros de concordância nominal e verbal em frases.
  • Utilizar dicionários e gramáticas como ferramentas de apoio à aprendizagem.
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação linguística.
  • Promover a argumentação baseada em regras gramaticais.
  • Estimular o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP04: Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.
  • EF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.
  • EF06LP06: Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).

Conteúdo Programático

A atividade está alinhada ao conteúdo programático do 6º ano do Ensino Fundamental, focando no estudo aprofundado da concordância nominal e verbal. Ao explorar esses aspectos gramaticais, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão robusta da importância dessas regras para a clareza e precisão na comunicação escrita e oral.

  • Regras de concordância nominal
  • Regras de concordância verbal
  • Uso de dicionários e gramáticas
  • Análise e correção de frases
  • Debate e justificação de correções

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão divididos em duplas para promover colaboração e troca de ideias. A atividade prática, apoiada por recursos como dicionários e gramáticas, estimula o pensamento crítico e analítico. Este enfoque prático visa tornar os alunos protagonistas de seu processo de aprendizagem, encorajando-os a investigar, aplicar regras gramaticais e participar ativamente da construção do conhecimento.

  • Formação de duplas para a atividade
  • Distribuição de material com frases incorretas
  • Utilização de dicionários e gramáticas para consulta
  • Correção das frases e preparação da apresentação
  • Apresentação das correções e justificativas para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 8 aulas de 30 minutos, permitindo um desenvolvimento gradual e completo, dedicando tempo suficiente para a exploração de conceitos, correção das atividades e compartilhamento das aprendizagens entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão de duplas
  • Aula 2: Análise das primeiras frases e consulta a recursos
  • Aula 3: Continuação das correções das frases
  • Aula 4: Preparação das apresentações das correções
  • Aula 5: Primeira rodada de apresentações das correções
  • Aula 6: Segunda rodada de apresentações
  • Aula 7: Debate e discussão sobre as correções
  • Aula 8: Feedback do professor e conclusão da atividade

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade das correções apresentadas e na capacidade de justificar as escolhas feitas com base nas regras gramaticais. Observar-se-á a habilidade de trabalho em equipe, o uso adequado de dicionários e gramáticas, bem como a eficácia na comunicação das correções realizadas. Exemplos de correções e justificativas bem-elaboradas serão considerados como indicadores de alto desempenho.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso da atividade, serão usados recursos didáticos tais como dicionários da língua portuguesa, gramáticas atualizadas, quadro branco, marcadores e papel sulfite para as anotações das duplas. Estes materiais apoiam o processo de descoberta e consolidação do aprendizado, fornecendo aos alunos e ao professor os meios necessários para uma experiência educativa rica e engajadora.

  • Dicionários da língua portuguesa
  • Gramáticas da língua portuguesa
  • Quadro branco com marcadores
  • Papel sulfite para anotações
  • Projetor para apresentações das correções

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