Detetives das Palavras

Desenvolvida por: Jaquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Correspondências Grafemas-Fonemas

Na atividade 'Detetives das Palavras', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se aventurarão no mundo da leitura e escrita de uma maneira lúdica e interativa, incorporando o papel de detetives linguísticos. A missão deles será descobrir palavras que seguem as regras de correspondências entre grafemas e fonemas, com foco nas especificidades como c/qu, g/gu, r/rr, s/ss e o uso de 'o' e 'e' em sílabas átonas. Utilizando diversos materiais de leitura como livros, revistas e jornais, cada detetive anotará suas descobertas em cadernos de investigação, mergulhando na rica diversidade da língua portuguesa. Após a pesquisa, em grupos, os alunos criarão um pequeno dicionário visual, ilustrando as palavras encontradas. Este projeto culminará em uma apresentação para a classe, onde cada grupo compartilhará suas descobertas, promovendo um ambiente rico em aprendizagem colaborativa e troca de conhecimentos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o reconhecimento e a compreensão das correspondências regulares entre grafemas e fonemas, essencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Além disso, busca-se fomentar a capacidade de trabalho em equipe, pesquisa e criatividade ao ilustrar e apresentar as palavras descobertas. Este projeto também visa a incentivar a curiosidade lingüística e o prazer pela leitura, fazendo com que os alunos percebam a riqueza e a diversidade do idioma de uma forma dinâmica e participativa.

  • Reconhecer as correspondências regulares entre grafemas e fonemas.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe e criatividade.
  • Promover a curiosidade linguística e o prazer pela leitura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP01: Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
  • EF35LP30: Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

Conteúdo Programático

A atividade será baseada no estudo das regras de correspondência grafema-fonema, concentrando-se em aspectos fonéticos específicos e na análise morfológica. O conteúdo programático incluirá a exploração de diferentes materiais de leitura para a identificação de palavras que sigam as regras especificadas, o entendimento da importância de padrões ortográficos e a criação de um recurso visual (dicionário) que contenha as palavras encontradas e suas respectivas ilustrações.

  • Correspondências grafemas-fonemas específicas: c/qu, g/gu, r/rr, s/ss.
  • Uso de 'o' e 'e' em sílabas átonas.

Metodologia

Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade será desenvolvida por meio de uma abordagem hands-on, onde os alunos, transformados em detetives, irão explorar, pesquisar e criar baseados em suas próprias descobertas. Trabalhando em grupos, eles serão incentivados a dialogar, colaborar e compartilhar conhecimentos durante a fase de investigação e criação do dicionário visual, proporcionando uma experiência imersiva e significativa no processo de aprendizagem.

  • Exploração de materiais de leitura para identificação de palavras.
  • Anotação e catalogação das palavras encontradas.
  • Criação de um dicionário visual em grupo.
  • Apresentação das descobertas para a classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se dedicarão à exploração dos materiais e ao registro das palavras encontradas. Na segunda, a ênfase será na criação dos dicionários visuais e na preparação das apresentações para a classe.

  • Aula 1: Exploração e registro.
  • Aula 2: Criação do dicionário e apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases do projeto, a qualidade das pesquisas realizadas, a criatividade e o esforço empregado na criação dos dicionários visuais e a habilidade de apresentar e compartilhar as descobertas com a classe. Será dada especial atenção à capacidade de trabalhar em equipe, à precisão na identificação das palavras conforme as regras grafemas-fonemas especificadas e ao empenho em ilustrar cada palavra de maneira criativa e informativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais de leitura incluindo livros, revistas e jornais, cadernos para anotações das descobertas, materiais de arte como lápis de cor, canetas e papel para a criação dos dicionários visuais, além de um espaço apropriado para a apresentação das descobertas à classe.

  • Materiais de leitura (livros, revistas, jornais).
  • Cadernos para anotações.
  • Materiais de arte (lápis de cor, canetas, papel).
  • Espaço para apresentações.

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