Roda de Parlendas

Desenvolvida por: Joao M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de parlendas

A atividade 'Roda de Parlendas' tem como objetivo oferecer aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de aprimorar suas habilidades de leitura, interpretação e expressão oral por meio da exploração de parlendas, que são formas tradicionais de rimas infantis. A atividade será iniciada com a divisão dos alunos em pequenos grupos, onde cada um receberá uma parlenda diferente para trabalhar. Os grupos terão tempo para ler coletivamente a parlenda, discutir seu significado, identificar curiosidades e desenvolver uma compreensão compartilhada. Em seguida, cada grupo será desafiado a criar e apresentar uma pequena dramatização ou recitação da parlenda, oferecendo sua interpretação única. Este momento promoverá a criatividade e a expressão artística dos alunos. Após as apresentações, será incentivada uma roda de debate, na qual os participantes poderão fazer perguntas aos grupos, promovendo uma discussão enriquecedora sobre as diferentes interpretações e entendimentos das parlendas apresentadas. Essa dinâmica visa não apenas a prática da leitura e interpretação, mas também estimula a capacidade argumentativa, o respeito pelas diversas perspectivas e a construção coletiva do conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito dessa atividade é cultivar nos alunos habilidades diversas, como a capacidade de leitura fluente, compreensão leitora, expressão oral e criatividade. Através da leitura compartilhada, espera-se que os estudantes melhorem a interpretação textual, reconhecendo a estrutura e características das parlendas. Ao mesmo tempo, as discussões em grupo e as apresentações estimulam a habilidade de falar em público e expressar ideias de maneira clara e criativa. Além disso, a roda de debate incentiva o pensamento crítico, a habilidade de fazer perguntas significativas e a capacidade de ouvir e respeitar diferentes pontos de vista. Com essas atividades, os alunos trabalharão competências importantes como colaboração, resolução de problemas e desenvolvimento da empatia.

  • Melhorar a leitura fluente e compreensão textual através da prática da leitura compartilhada.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral e criatividade na elaboração e apresentação de dramatizações.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa por meio da roda de debate.
  • Fomentar a habilidade de colaboração e trabalho em equipe.
  • Cultivar o respeito por diferentes interpretações e pontos de vista.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Conteúdo Programático

A atividade será bem estruturada em torno da leitura, interpretação e expressão relacionadas às parlendas, que são parte importante da tradição oral e literária. Focar-se-á na habilidade de ler de forma fluente, entender e interpretar texto, desenvolver argumentos e participar de debates. Isso tudo será construído em um ambiente colaborativo, onde os estudantes poderão trabalhar juntos para desvendar os significados e realizar apresentações criativas, oferecendo uma perspectiva mais rica e diversificada sobre o conteúdo literário.

  • Leitura e interpretação de parlendas
  • Criação e apresentação de recitações ou teatros baseados nas parlendas
  • Participação em rodas de debate e discussões em grupo
  • Desenvolvimento de habilidades de expressão oral e argumentação

Metodologia

A metodologia ativa Roda de Debate será incorporada para promover uma aprendizagem participativa e colaborativa. Inicialmente, os alunos se engajarão na leitura compartilhada das parlendas em pequenos grupos, favorecendo a interação e o diálogo entre os participantes. Então, o processo criativo de planejar e executar uma apresentação baseada na parlenda escolhida servirá para desenvolver habilidades de expressão oral e teatral. Por último, a roda de debate facilitará uma discussão construtiva, permitindo que os estudantes questionem, compartilhem percepções e defendam suas interpretações, fomentando assim um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo.

  • Leitura compartilhada em pequenos grupos
  • Criação e apresentação de um pequeno teatro ou recitação
  • Realização de rodas de debate após as apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos se dividirão em grupos e realizarão a leitura e discussão das parlendas. Na segunda aula, os grupos farão suas apresentações, seguidas por uma roda de debate. Essa estrutura permite um equilíbrio entre a preparação e a execução, garantindo que cada aspecto da atividade seja devidamente explorado.

  • Aula 1: Leitura e discussão das parlendas em grupos.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade. Observar-se-á a capacidade de leitura e compreensão das parlendas, a criatividade e expressividade nas apresentações, bem como a participação nas discussões. Será dada especial atenção às habilidades de escuta ativa e ao respeito pelas diferentes opiniões durante a roda de debate. Feedback construtivo será fornecido para incentivar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluem uma seleção variada de parlendas, materiais para as apresentações como fantasias e objetos de cena, além de espaço adequado para as apresentações e debates. Utilizar-se-á também de quadro branco ou digital para anotar ideias-chave e facilitar a discussão. Todos esses recursos são fundamentais para o sucesso da atividade, proporcionando suporte visual e estimulando a expressividade dos alunos.

  • Seleção de parlendas
  • Materiais para apresentações (fantasias, objetos de cena)
  • Espaço apropriado para apresentações e debates
  • Quadro branco ou digital

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo