Tradutor de Bolsão: Desvendando Estrangeirismos

Desenvolvida por: João M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estrangeirismos na Língua Portuguesa

A atividade 'Tradutor de Bolsão: Desvendando Estrangeirismos' tem como objetivo principal proporcionar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar e compreender a presença de estrangeirismos na língua portuguesa. Será uma viagem pela linguística e história de palavras de origem estrangeira que se incorporaram ao nosso vocabulário diário. Os alunos, divididos em pequenos grupos, receberão uma lista desses termos comuns em nossa língua, além de dicionários bilíngues e acesso à internet para que possam investigar a origem, o significado original e a maneira como esses estrangeirismos são utilizados atualmente em nosso idioma. A tarefa incluirá uma análise crítica sobre a manutenção ou a adaptação de sua forma gráfica original. Após a pesquisa, cada grupo apresentará suas descobertas, propondo uma 'tradução' para entender como estas palavras foram assimiladas pela língua portuguesa. A atividade terminará com uma discussão coletiva acerca da relevância do uso destas palavras estrangeiras, estimulando a reflexão sobre como a língua está em constante evolução e é influenciada pelo contexto histórico e social.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover a conscientização sobre o dinamismo da língua portuguesa, especialmente no que se refere à incorporação de estrangeirismos. Os alunos aprenderão a reconhecer a origem e o impacto dessas palavras no idioma, desenvolvendo habilidades analíticas e críticas sobre o uso linguístico. Também busca estimular a curiosidade sobre a etimologia e a evolução linguística, além de fomentar habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação em público.

  • Identificar estrangeirismos na língua portuguesa e sua origem.
  • Analisar o significado original versus o significado atual no contexto brasileiro.
  • Debater sobre a pertinência do uso de estrangeirismos no português.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LP12: Identificar estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não, de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático será centrado nos estrangeirismos presentes na língua portuguesa, abordando a história, a evolução linguística e a influência cultural por trás de sua incorporação. Será um estudo interdisciplinar que envolverá conhecimentos de história, geografia, sociologia e linguística, promovendo uma compreensão holística sobre o porquê de certas palavras de outras línguas serem adotadas e como isso reflete mudanças socioculturais.

  • Conceito e histórico dos estrangeirismos.
  • Processos de incorporação de estrangeirismos à língua portuguesa.
  • Influência cultural, social e histórica na adoção de palavras estrangeiras.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', a atividade propõe uma imersão prática dos alunos na pesquisa de estrangeirismos. O trabalho em pequenos grupos permite uma interação dedicada e o compartilhamento de descobertas, enquanto a pesquisa guiada oferece autonomia para os estudantes explorarem os recursos disponíveis. A apresentação dos resultados fomenta o senso crítico e a habilidade comunicativa em um ambiente colaborativo.

  • Divisão da turma em pequenos grupos
  • Pesquisa guiada sobre estrangeirismos
  • Preparação e apresentação dos resultados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em quatro sessões de 50 minutos. Na primeira, apresentaremos a proposta e dividiremos os grupos. As duas sessões seguintes dedicar-se-ão à pesquisa e elaboração da apresentação. A última sessão será destinada às apresentações dos grupos e à discussão final.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos.
  • Aula 2 e 3: Pesquisa e preparação da apresentação pelos grupos.
  • Aula 4: Apresentação dos grupos e discussão.

Avaliação

A avaliação levará em conta a participação efetiva no projeto, a qualidade da pesquisa realizada (abrangência e profundidade), a criatividade e clareza na apresentação dos resultados, além da capacidade de argumentação durante a discussão. Cada grupo receberá um feedback baseado nesses critérios, enfatizando os pontos positivos e áreas para melhoria. Exemplos práticos de aplicação e envolvimento dos alunos durante todas as etapas serão considerados na avaliação final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários dicionários bilíngues e acesso à internet para pesquisa. Recomenda-se o uso de recursos multimídia para as apresentações, como slides e vídeos, além de quadros ou cartazes para anotações e brainstorming durante a fase de pesquisa.

  • Dicionários bilíngues
  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Recursos multimídia para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo