A atividade 'Cine-Debate: Corpo em Foco' é projetada para engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma discussão crítica sobre o culto ao corpo, padrões de beleza e estereótipos corporais, especialmente como estes são apresentados e perpetuados nos esportes e na sociedade em larga escala. A sessão começará com a exibição de um documentário ou filme cuidadosamente selecionado que explore estas temáticas, seguida de uma roda de debate. Esta última parte permitirá que os alunos expressem seus pensamentos, sentimentos e percepções sobre os temas abordados, criando um espaço seguro para discussão. O professor facilitará este diálogo, incentivando uma análise profunda de como a mídia e os padrões sociais influenciam as percepções de saúde, estética e aceitação do próprio corpo entre os jovens.
O objetivo principal desta atividade é promover uma compreensão crítica sobre a influência da mídia e dos padrões sociais nos conceitos de beleza e aceitação do corpo. Busca-se, também, desenvolver habilidades de reflexão, argumentação e empatia entre os alunos, permitindo-lhes analisar como essas representações impactam a autoestima e as relações sociais. A iniciativa visa fomentar um ambiente de aprendizagem onde o respeito às diversidades e o questionamento dos estereótipos sejam incentivados.
O conteúdo programático abrangerá a análise de padrões de beleza, o culto ao corpo e o papel dos estereótipos na construção de identidades. Discutiremos como essas questões são retratadas e perpetuadas através de diferentes mídias e práticas sociais, considerando suas consequências para a saúde mental e física.
A metodologia ativa a ser aplicada envolve inicialmente a exibição de um documentário ou filme que aborde de maneira crítica os temas propostos. Após esta visualização, será implementada uma roda de debate, utilizando a técnica de Aprendizagem Baseada em Jogos para propor questionamentos interativos e reflexões profundas entre os participantes. Esta abordagem tem como objetivo não apenas a discussão, mas também a construção colaborativa de conhecimento e a promoção de uma aprendizagem significativa a partir das experiências e percepções dos alunos.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, ocorrerá a exibição do filme ou documentário selecionado. A segunda aula será dedicada à roda de debate, onde os alunos terão a oportunidade de discutir e refletir sobre os conteúdos abordados.
Os alunos serão avaliados com base na sua participação ativa e construtiva durante a roda de debate. Será avaliada a capacidade de expressar suas opiniões de forma respeitosa, além de sua habilidade em construir argumentos críticos acerca do tema proposto. Será considerada a compreensão individual dos temas debatidos e a capacidade de estabelecer conexões relevantes com a realidade vivenciada pelos alunos. Um relatório reflexivo individual, onde os alunos deverão articular seus aprendizados, percepções e sentimentos acerca do tema abordado, poderá ser solicitado como complementação à avaliação.
Para a execução desta atividade, será necessária a seleção prévia de um filme ou documentário adequado que aborde as temáticas de padrões de beleza, culto ao corpo e estereótipos corporais de maneira crítica e reflexiva. Além do material audiovisual, recursos como projetor, tela para exibição e um espaço confortável para a realização da roda de debate são essenciais. Materiais de apoio como artigos ou textos complementares sobre o tema também podem ser utilizados para enriquecer a discussão.
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