Caça-Palavras Musical

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Música e Movimento

A Caça-Palavras Musical é uma atividade prática que visa estimular o desenvolvimento linguístico, motor e social dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os participantes, organizados em duplas, embarcarão em uma aventura musical pelo pátio da escola, onde deverão encontrar palavras que faltam em trechos de músicas infantis populares. Essa busca não será apenas um desafio intelectual, pois cada palavra encontrada virá acompanhada de uma ação física específica (como pular, girar ou dançar) que os alunos deverão executar, promovendo assim sua coordenação motora e expressão corporal. Além disso, a atividade fomenta a interação social e a colaboração, visto que os alunos precisarão trabalhar em equipe para completar a tarefa. Ao final da caça ao tesouro, cada dupla apresentará o trecho musical com as palavras encontradas, cantando e realizando as ações físicas correspondentes, o que reforça a compreensão do ritmo, da melodia e dos efeitos de sentido na música.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos principais desenvolver habilidades linguísticas dos alunos, como a capacidade de reconhecer e completar padrões rítmicos e melódicos em músicas, além de expandir seu vocabulário e compreensão leitora através da busca e incorporação de palavras em contextos significativos. Espera-se também que, por meio da execução de ações físicas associadas às palavras encontradas, os alunos aprimorem sua coordenação motora e expressão corporal. Além disso, o trabalho em duplas promoverá habilidades sociais importantes, como cooperação, comunicação e respeito mútuo, ao incentivar a colaboração para a resolução de uma tarefa comum.

  • Desenvolver habilidades linguísticas e de compreensão leitora.
  • Aprimorar a coordenação motora e a expressão corporal.
  • Fomentar a cooperação e interação social entre os alunos.
  • Explorar o ritmo, a melodia e os efeitos de sentido na música.
  • Expandir o vocabulário dos estudantes através de uma experiência lúdica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
  • EF12LP14: Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
  • EF12LP16: Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade Caça-Palavras Musical abrange diversas áreas do conhecimento, interligando a música, a linguagem e a expressão corporal. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de explorar canções infantis populares, identificando e compreendendo os elementos rítmicos e melódicos que compõem estas obras. O vocabulário será ampliado pela busca de palavras, e o significado destas será reforçado por meio de sua aplicação contextual dentro das canções. A expressão corporal e a coordenação motora serão trabalhadas através das ações físicas que acompanham cada palavra encontrada.

  • Elementos básicos da música: ritmo e melodia.
  • Reconhecimento e aplicação de vocabulário.
  • Expressão corporal e coordenação motora.
  • Leitura e interpretação de texto.
  • Trabalho em equipe e socialização.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, focando na experiência ativa dos alunos. Inicialmente, será feita uma breve introdução sobre a atividade e suas regras. Em seguida, os alunos serão organizados em duplas e receberão os trechos das músicas para iniciar a caça ao tesouro no pátio da escola. As palavras escondidas estarão acompanhadas de indicações de ações físicas. Ao encontrar cada palavra, os alunos deverão realizar a ação correspondente, promovendo um aprendizado integrado. A natureza lúdica desta abordagem visa aumentar o engajamento dos estudantes, tornando o processo de aprendizagem mais eficaz e prazeroso.

  • Breve introdução e explicação das regras da atividade.
  • Organização dos alunos em duplas e distribuição dos trechos musicais.
  • Busca pelas palavras escondidas no pátio da escola, com a execução de ações físicas.
  • Apresentação final das duplas, cantando o trecho e realizando as ações físicas.
  • Reflexão e discussão sobre a experiência de aprendizagem.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 100 minutos. Na primeira aula, haverá a introdução ao projeto, formação das duplas e início da caça ao tesouro. A segunda aula será destinada à continuação da atividade, culminando nas apresentações finais das duplas e uma sessão de reflexão sobre a experiência vivenciada.

  • Aula 1: Introdução, formação das duplas e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação da caça, apresentações finais e reflexão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na observação do engajamento, participação e colaboração dos alunos durante a caça ao tesouro e nas apresentações finais. Será valorizada a capacidade das duplas de trabalhar em conjunto, a correta execução das ações físicas e a precisão no canto dos trechos musicais, considerando o respeito ao ritmo e à melodia. A reflexão final permitirá que os alunos expressem o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade, propiciando um momento de autoavaliação e feedback coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários trechos impressos de músicas infantis com palavras faltantes, cartões com as palavras e as ações físicas correspondentes escondidos pelo pátio, e um espaço adequado para as apresentações finais. Recomenda-se também o uso de um sistema de som para as apresentações e, se possível, instrumentos musicais como acompanhamento para tornar o momento ainda mais especial e imersivo.

  • Trechos impressos de músicas infantis.
  • Cartões com palavras e ações físicas.
  • Espaço adequado para buscas e apresentações.
  • Sistema de som (opcional).
  • Instrumentos musicais para acompanhamento (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo