Auto-Retratos Falantes

Desenvolvida por: Josean… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Autoconhecimento e expressão individual através da arte

Esta atividade visa promover o autoconhecimento e a expressão individual dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental por meio da criação de auto-retratos artísticos. Utilizando materiais diversos, como papel, lápis de cor e canetinhas, os estudantes serão convidados a refletir sobre seus interesses pessoais, sonhos e personalidades, indo além da mera representação de sua aparência física. A atividade começa com uma discussão coletiva sobre o que torna cada pessoa única, estimulando os alunos a pensar sobre as suas qualidades, hobbies e aspirações. Em seguida, serão orientados a representar esses elementos em seus auto-retratos. Após a fase de criação, haverá um momento para a apresentação dos trabalhos, onde cada aluno terá a oportunidade de compartilhar com a classe os elementos pessoais que incorporou ao seu desenho, valorizando o respeito mútuo e a apreciação pelas diferenças individuais. Através desta atividade, pretende-se fomentar a autoexpressão, criatividade e o reconhecimento da diversidade no ambiente escolar.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem estimular o autoconhecimento e a expressão individual dos estudantes por meio da arte, desenvolver habilidades de reflexão sobre a própria identidade, interesses, sonhos e personalidade, além de promover um ambiente de respeito mútuo e apreciação pelas diferenças. Almeja-se também potencializar a habilidade artística dos alunos, incentivando o uso criativo dos diferentes materiais de desenho para expressar suas ideias e sentimentos. Este projeto visa ainda fortalecer a capacidade dos alunos de comunicar aspectos de sua individualidade através da arte visual, enriquecendo sua compreensão sobre as diversas formas de expressão pessoal.

  • Estimular a reflexão individual sobre aspectos únicos da personalidade e identidade dos alunos.
  • Desenvolver habilidades artísticas e de expressão individual utilizando diferentes materiais de desenho.
  • Promover a apreciação pelas diferenças individuais e o respeito mútuo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR01: Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
  • EF69AR07: Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca no desenvolvimento da capacidade de autoexpressão e comunicação visual através da criação de auto-retratos. Explora-se o conceito de identidade e os elementos que compõem a individualidade de cada pessoa, incluindo características físicas, hobbies, qualidades, sonhos e aspirações. Além disso, discute-se a importância do respeito às diferenças e da valorização da diversidade. Técnicas de desenho e uso de diferentes materiais artísticos também são abordados, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para a expressão de suas ideias e sentimentos por meio da arte visual.

  • Conceitos de auto-retrato e expressão pessoal.
  • Técnicas básicas de desenho e uso de diferentes materiais artísticos.
  • Reflexão sobre a própria identidade, interesses e aspirações.

Metodologia

A metodologia adotada é centrada no aluno, incentivando a aprendizagem ativa por meio da criação artística, reflexão e discussão coletiva. Inicialmente, uma discussão guiada pelo educador visa inspirar os alunos a pensar sobre os diversos aspectos que compõem a individualidade. Posteriormente, cada aluno terá a liberdade de expressar sua identidade única através do auto-retrato, utilizando os materiais fornecidos. A apresentação final dos trabalhos permite que cada estudante compartilhe suas reflexões e aprendizados, promovendo um ambiente de escuta ativa e valorização das contribuições de cada um.

  • Discussão inicial sobre individualidade e expressão pessoal.
  • Criação de auto-retratos como meio de reflexão sobre a própria identidade.
  • Apresentação dos auto-retratos e compartilhamento das histórias pessoais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos. Este período será dividido entre a discussão inicial sobre o conceito de individualidade, o processo de criação dos auto-retratos e a apresentação final dos trabalhos pelos alunos.

  • Aula 1: Discussão sobre individualidade e início da criação dos auto-retratos (20 minutos), continuação do trabalho individual nos auto-retratos (30 minutos), apresentações finais e reflexões compartilhadas (10 minutos).

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando mais no processo de reflexão e expressão individual dos alunos do que na exatidão técnica dos desenhos. Observar-se-á o empenho do aluno na criação de seu auto-retrato, considerando a originalidade, a capacidade de expressar aspectos de sua identidade e a participação nas discussões. A qualidade da apresentação do auto-retrato, onde o aluno compartilha as razões e as histórias por trás dos elementos escolhidos, também será considerada. É importante que o professor ofereça feedback construtivo, destacando aspectos positivos do trabalho e sugerindo áreas para desenvolvimento futuro.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário disponibilizar papel de tamanho A4 ou maior, lápis de cor, canetinhas, giz de cera e quaisquer outros materiais de desenho que possam enriquecer a experiência expressiva dos alunos. Ambiente adequado com mesas espaçosas que facilitem o trabalho artístico e a livre expressão dos participantes é essencial. Também é importante a disponibilidade de um espaço para as apresentações finais, onde os alunos possam compartilhar confortavelmente seus trabalhos com o resto da classe.

  • Papel A4 ou de maior tamanho.
  • Lápis de cor e canetinhas.
  • Giz de cera e outros materiais de desenho.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo