Bingo dos Sons

Desenvolvida por: Thalit… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Associação de sons à sua representação escrita

O Bingo dos Sons é uma atividade pedagógica prática destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, visando fornecer uma maneira lúdica e interativa de aprender a associação entre sons (sílabas e fonemas) e suas representações gráficas. Nesta atividade, serão utilizadas cartelas de bingo preenchidas com sílabas ou letras. O professor emitirá sons de sílabas ou fonemas, e os alunos, ao reconhecerem esses sons, deverão identificar e marcar na sua cartela a representação escrita correspondente. O primeiro aluno a completar uma linha ou coluna na sua cartela será declarado vencedor e deverá então ler em voz alta as sílabas ou letras marcadas. Esta atividade não apenas estimula a atenção e a escuta ativa dos alunos, mas também promove a prática da leitura e a conexão entre elementos sonoros e sua transcrição escrita, de forma divertida e engajadora.

Objetivos de Aprendizagem

O Bingo dos Sons tem como objetivo principal reforçar a aprendizagem da associação entre sons e sua representação gráfica de maneira lúdica e interativa. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de segmentar palavras em sílabas de forma oral, identificar fonemas e compreender a relação entre eles e suas representações por letras. Através desta prática, os estudantes também desenvolverão habilidades de escuta ativa, reconhecimento de padrões sonoros e visuais, além de estimular a fluência de leitura ao aprender a conectar rapidamente sons à escrita.

  • Reconhecer a relação fonema-grafia
  • Segmentar oralmente palavras em sílabas
  • Identificar fonemas e sua representação por letras
  • Ler em voz alta sílabas ou letras reconhecidas
  • Desenvolver escuta ativa e atenção

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o reconhecimento de sílabas e fonemas, a leitura e escrita dessas unidades sonoras e a associação entre a fala e a representação escrita. Através do Bingo dos Sons, os alunos serão introduzidos de forma prática e dinâmica às bases da fonética e fonologia, elementos essenciais para o desenvolvimento da leitura e da escrita.

  • Fonemas e sua representação gráfica
  • Segmentação de palavras em sílabas
  • Leitura e escrita de sílabas e palavras
  • Associação entre som e grafia

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, o Bingo dos Sons fomentará a participação ativa dos alunos na sua própria aprendizagem. Esta abordagem favorece não apenas a memorização do conteúdo de forma lúdica, mas também promove a colaboração, a comunicação e o engajamento em sala de aula. As regras e objetivos claros do jogo facilitam a compreensão dos alunos sobre os conteúdos trabalhados, permitindo que apliquem de maneira prática o conhecimento adquirido.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Participação ativa
  • Atividades lúdicas e interativas
  • Estímulo à atenção e à escuta ativa

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro sessões de uma hora cada, totalizando quatro horas de carga horária. Cada sessão enfocará diferentes aspectos da relação entre som e escrita, com a progressão da complexidade dos fonemas e sílabas apresentados.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e prática com sílabas simples
  • Aula 2: Trabalho com fonemas e suas representações
  • Aula 3: Bingo com palavras de duas sílabas
  • Aula 4: Competição de revisão e encerramento

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação dos alunos, a capacidade de reconhecimento e associação entre som e escrita, além da fluência de leitura das sílabas ou letras marcadas. Será dada atenção especial à evolução do aluno ao longo das sessões, com feedbacks construtivos para incentivar a melhoria contínua. O momento de leitura em voz alta servirá como uma oportunidade de autoavaliação para os alunos, bem como uma chance para o professor avaliar a pronúncia correta e a confiança durante a leitura.

Materiais e ferramentas:

Para a realização do Bingo dos Sons serão necessárias cartelas de bingo personalizadas com sílabas e letras, pedras ou marcadores para cobrir as cartelas, um sistema de som para a emissão clara dos fonemas pelo professor, além de prêmios para incentivar a participação e o esforço dos alunos. Recursos visuais auxiliares, como cartazes com sílabas e letras, podem ser utilizados para facilitar o reconhecimento e a associação pelos estudantes.

  • Cartelas de bingo com sílabas e letras
  • Pedras ou marcadores para cartelas
  • Sistema de som para emissão dos fonemas
  • Prêmios e recompensas para os ganhadores
  • Recursos visuais como cartazes auxiliares

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