A estrutura tridimensional das proteínas é essencial para compreender sua função no organismo. Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar e aprender sobre os diferentes níveis de organização estrutural das proteínas (primária, secundária, terciária e quaternária) de uma maneira prática e interativa. Utilizando kits de modelagem molecular ou softwares de design 3D, os estudantes serão incentivados a construir modelos de diferentes tipos de proteínas, como enzimas e hormônios, para posteriormente apresentar suas criações à turma, descrevendo a estrutura e função das proteínas modeladas. Esta metodologia ativa não apenas facilita a compreensão do conteúdo como também estimula a criatividade, a pesquisa e a habilidade de apresentação dos alunos.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a importância da estrutura tridimensional das proteínas e como ela influencia suas funções no organismo. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de diferenciar os diferentes níveis de organização das proteínas, entender o conceito de especificidade das enzimas ligado à sua estrutura tridimensional, e aplicar este conhecimento na construção de modelos que ilustrem esses princípios. Além disso, almeja-se desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade na resolução de problemas e capacidade de comunicar conhecimento científico de forma clara.
Neste módulo, os alunos serão introduzidos aos conceitos fundamentais que regem a estrutura e a função das proteínas, explorando de forma detalhada cada um dos níveis de organização estrutural (primária, secundária, terciária e quaternária). Além disso, discutirão a importância das enzimas e hormônios para o funcionamento do organismo, relacionando a teoria à prática por meio da construção de modelos moleculares 3D.
Através de uma metodologia ativa, os alunos serão primeiramente introduzidos aos conceitos teóricos em uma breve sessão expositiva. Após essa imersão teórica, formarão grupos para a fase de pesquisa e seleção das proteínas a serem modeladas. Utilizando kits de modelagem molecular ou softwares de design 3D, cada grupo construirá seu modelo, aplicando os conhecimentos adquiridos. A atividade culminará com as apresentações dos modelos, onde cada grupo deverá explicar a estrutura e função da proteína escolhida.
A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 60 minutos cada, distribuídas em duas semanas. A primeira aula se concentrará na introdução teórica. A segunda e terceira aulas serão dedicadas à pesquisa, seleção das proteínas, e início da modelagem. A quarta aula será reservada para as apresentações dos modelos e discussão.
A avaliação da atividade será baseada na participação e envolvimento dos alunos durante todas as etapas, qualidade e criatividade dos modelos 3D produzidos, e clareza e precisão nas apresentações orais. Serão considerados critérios como trabalho em equipe, aplicação dos conceitos teóricos na construção dos modelos, e habilidade de comunicação das informações científicas de maneira compreensiva.
Para a realização desta atividade, serão necessários kits de modelagem molecular para os grupos que preferirem a construção física, ou computadores com acesso a softwares de design 3D para a modelagem virtual. Será disponibilizado material de apoio didático sobre a estrutura e função das proteínas, além de acesso à internet para pesquisa. As apresentações podem ser auxiliadas por recursos multimídia, como projetor e slides.
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