Nesta atividade prática, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos a uma imersão na Idade Média, focando no papel vital que as corporações de artesãos e comerciantes desempenharam na estrutura social e econômica desse período. Ao serem divididos em grupos, cada um representando diferentes corporações medievais como ourives, ferreiros, tecelões, entre outros, os alunos terão o desafio de pesquisar sobre a história, importância econômica, social e as técnicas artesanais de sua respectiva corporação. Esta etapa irá requerer habilidades de pesquisa, síntese de informação e colaboração de equipe. Após a fase de pesquisa, a tarefa dos grupos será preparar uma apresentação criativa para simular uma feira medieval na sala de aula. Cada 'estande' da feira deverá exibir, de forma inovadora e atrativa, as peculiaridades, contribuições e réplicas de produtos ou ferramentas de sua corporação, feitas a partir de materiais recicláveis. Este mercado medieval recriado permitirá aos alunos não apenas compartilhar o conhecimento adquirido mas também vivenciar a atmosfera de uma época em que as cidades se libertavam do controle senhorial, impulsionando o desenvolvimento econômico e comércio através das corporações de ofício. A atividade envolverá práticas de economia circular ao incorporar materiais recicláveis, reforçando a importância da sustentabilidade.
Os objetivos desta atividade englobam proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre a estrutura social e econômica da Idade Média, enfatizando a importância das corporações de ofício. Visa desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade. Ao construírem réplicas com materiais recicláveis, os alunos também aprenderão sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Além disso, a atividade preza pela habilidade de comunicação eficaz, à medida que os estudantes precisarão apresentar os resultados de suas pesquisas para o resto da turma de forma clara e envolvente.
O conteúdo programático abordará o panorama da vida econômica e social na Idade Média, enfatizando como as corporações de ofício surgiram, seu funcionamento e o impacto na sociedade medieva. Discutirá o sistema de aprendizagem, as diversas profissões e a transmissão de conhecimento e habilidades artesanais. Além disso, será abordada a importância da economia circular e práticas sustentáveis, correlacionando com a atividade prática de criação de réplicas usando materiais recicláveis.
A metodologia ativa será central nesta atividade, incentivando os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem. A partir da pesquisa e criação colaborativa, cada grupo explorará e discutirá a história e o papel de uma corporação de ofício específica. A dinâmica de simular uma feira medieval permite uma aprendizagem experiencial, onde os alunos aplicam o conhecimento adquirido para criar e expor artefatos representativos, associando teoria à prática. Esta abordagem promove o engajamento, a cooperação entre pares e o desenvolvimento de habilidades multifacetadas.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, abordando desde a introdução ao tema até a realização da feira medieval simulada.
A avaliação considerará diversos aspectos, como a profundidade e relevância da pesquisa realizada, a criatividade e esforço na criação de réplicas com materiais recicláveis, a eficácia da apresentação em comunicar as descobertas do grupo, e a colaboração entre membros do grupo. Será adotado um sistema de pontos, onde cada critério terá uma pontuação máxima, incentivando os alunos a focar em todos os aspectos da atividade. Exemplo: pesquisa (25 pontos), criatividade (25 pontos), apresentação (25 pontos), trabalho em equipe (25 pontos). O feedback construtivo será dado para encorajar a aprendizagem contínua.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais recicláveis (papelão, plásticos, tecidos, etc.) para a criação dos artefatos, ferramentas básicas de artesanato (tesouras, colas, fitas), além de espaço na sala de aula para a montagem dos 'estandes' da feira. Esses recursos visam a facilitar o processo de aprendizagem ativa e engajamento prático dos alunos na recriação de uma experiência medieval.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula