Nesta atividade interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a flexão de substantivos (gênero, número e grau) e as diferentes funções da linguagem através de um engajante jogo de tabuleiro. Antes da aula, eles receberão materiais de leitura para se prepararem para o desafio. Durante a atividade, serão formados pequenos grupos que enfrentarão uma série de desafios e perguntas relacionadas aos temas estudados, enquanto avançam por um tabuleiro especialmente criado para esta finalidade. Cada casa do jogo propõe um desafio diferente, estimulando os alunos a aplicarem seu conhecimento para formar frases utilizando substantivos em suas diferentes flexões e identificar as funções da linguagem em diversas frases. O jogo é projetado com níveis progressivos de dificuldade, incentivando a colaboração entre os membros dos grupos para resolver os desafios. O grupo que chegar ao fim do tabuleiro primeiro, resolvendo corretamente o maior número de desafios, será declarado vencedor. Esta atividade promove o aprendizado ativo, a colaboração em equipe e a aplicação prática do conhecimento teórico em um ambiente dinâmico e divertido.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento prático e aprofundado sobre a flexão de substantivos e as funções da linguagem de uma maneira envolvente e interativa. Espera-se que, mediante a participação ativa no jogo de tabuleiro, os estudantes sejam capazes de identificar e aplicar as regras de flexão dos substantivos em termos de gênero, número e grau, além de reconhecer e diferenciar as diversas funções da linguagem em contexto. A atividade também visa estimular o trabalho em equipe, desenvolver habilidades de resolução de problemas e promover uma compreensão mais significativa dos conceitos por meio de sua aplicação prática.
Esta atividade está estruturada de forma a abordar dois tópicos essenciais da Língua Portuguesa para o 1º ano do Ensino Médio: a flexão de substantivos e as funções da linguagem. Por meio de leituras preparatórias e desafios práticos durante o jogo, os alunos terão a chance de explorar os conceitos de gênero, número e grau dos substantivos, assim como as distintas funções da linguagem (referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética). O conteúdo é apresentado de maneira dinâmica, incentivando a aplicação de conhecimento teórico em situações práticas e promovendo uma compreensão aprofundada através da experiência direta e da colaboração em grupo.
A metodologia da atividade 'Desafio do Substantivo' combina a Sala de Aula Invertida com Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão incentivados a estudar o material de leitura fornecido previamente para que cheguem à aula preparados para o desafio. Em sala de aula, serão constituídos pequenos grupos que participarão do jogo de tabuleiro, projetado para abordar os tópicos de estudo de maneira interativa e desafiadora. A progressão no jogo depende da capacidade do grupo de resolver os desafios propostos, estimulando o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento teórico.
A atividade 'Desafio do Substantivo' será executada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 100 minutos de atividade prática. Na primeira aula, após uma breve revisão do material de leitura e formação dos grupos, os alunos começarão a jogar, avançando no tabuleiro conforme resolvem os desafios propostos. A segunda aula será dedicada à continuação do jogo, permitindo que todos os grupos tenham a oportunidade de concluir o percurso, seguida de uma discussão reflexiva sobre as aprendizagens alcançadas durante o jogo.
A avaliação da atividade 'Desafio do Substantivo' ocorrerá de forma contínua e formativa, considerando a participação individual e em grupo, a capacidade de aplicação dos conceitos estudados durante os desafios, e a colaboração entre os membros dos grupos. A correção e discussão das respostas dos desafios fornecerão feedback imediato aos estudantes, contribuindo para a compreensão dos conceitos. Além disso, a reflexão final em grupo sobre o jogo e o aprendizado alcançado servirão como uma autoavaliação, onde cada aluno poderá identificar áreas de sucesso e de necessidade de melhoria.
Para a execução da atividade, serão necessários os seguintes materiais: materiais de leitura sobre flexão de substantivos e funções da linguagem a serem enviados antes da aula, um jogo de tabuleiro didático (a ser criado pelo professor), cartões de desafio relacionados aos conceitos estudados, dados e marcadores de posição para os grupos. Esses recursos foram escolhidos para facilitar o engajamento dos alunos com o conteúdo programático de maneira lúdica e interativa, permitindo uma experiência de aprendizado ativo e colaborativo.
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