Esta atividade pedagógica visa proporcionar uma compreensão aprofundada das múltiplas causas que levaram à emergência da República no Brasil e suas consequências até o ano de 1954. Através da metodologia ativa de Roda de Debate, os alunos serão estimulados a pesquisar, analisar e discutir eventos históricos chave que moldaram o Brasil republicano, como a Proclamação da República e a Política do Café com Leite. Divididos em grupos, os estudantes assumirão diferentes perspectivas sobre os eventos selecionados e, após uma fase de pesquisa, apresentarão seus argumentos e defenderão suas posições diante dos colegas. Essa dinâmica promoverá um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico, incentivando os alunos a explorarem as complexidades da história brasileira e a desenvolverem habilidades de debate e argumentação.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos descrevam e contextualizem os principais aspectos sociais, culturais, econômicos, e políticos da emergência da República no Brasil. Além disso, visa ajudá-los a caracterizar e compreender os diversos ciclos da história republicana, com foco até o ano de 1954, e discutir o papel fundamental da população negra na formação da sociedade brasileira. Pretende-se, com isso, fortalecer o pensamento crítico, a capacidade de argumentação e o respeito pelas diversas interpretações históricas.
O conteúdo programático abordará a transição do Brasil Império para a República, a análise das principais políticas e movimentos sociais deste período e a influência desses eventos na formação do estado e da sociedade brasileira. Será dada especial atenção à Proclamação da República, à Política do Café com Leite, à participação da população negra na sociedade e outras temáticas relevantes até 1954. Esse recorte temporal permite um olhar detalhado sobre a construção do Brasil moderno e suas raízes históricas.
A atividade será desenvolvida através de uma abordagem participativa, utilizando a metodologia de Roda de Debate. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos, cada um responsável por defender um ponto de vista baseado em um evento histórico específico. Após uma fase de pesquisa, utilizando recursos variados, cada grupo apresentará suas conclusões e debaterá com os demais, sob orientação do educador. Esta estratégia pedagógica promove o envolvimento ativo dos alunos, permitindo-lhes não apenas adquirir conhecimento, mas também desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema, divisão dos grupos e início das pesquisas. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas pesquisas e participarão da Roda de Debate, defendendo suas posições e debatendo com os colegas.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a preparação e o debate, na qualidade dos argumentos apresentados e na capacidade de trabalhar em equipe. Serão avaliados também a compreensão dos conteúdos históricos, a habilidade de pesquisa e a capacidade de respeitar e considerar perspectivas diversas. O professor poderá utilizar critérios como clareza de exposição, fundamentação teórica, respeito ao tempo de apresentação e habilidade de contra-argumentação para definir as notas.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para anotações e preparação dos argumentos, e textos e artigos selecionados pelo professor sobre os temas. É fundamental que o educador disponibilize uma lista de recursos confiáveis e oriente os alunos na sua utilização, promovendo a crítica quanto às fontes de informação.
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