Feira de Jogos das Palavras

Desenvolvida por: Beatri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, escrita, ortografia e localização de informações

A Feira de Jogos das Palavras é uma atividade pedagógica prática que visa engajar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em uma experiência de aprendizagem divertida e interativa. Utilizando a metodologia ativa e a aprendizagem baseada em jogos, esta atividade transforma o processo de ensino e aprendizagem de linguagem em um evento memorável. Os alunos serão divididos em grupos e participarão de diferentes estações, cada uma com jogos focados em aspectos específicos da linguagem, como leitura, escrita, ortografia e localização de informações. Entre os jogos planejados, teremos caça-palavras temáticos, corrida de relevo de leitura, bingos de palavras e jogos de memória, todos projetados para reforçar o conteúdo estudado em sala de aula de maneira lúdica. Além de promover habilidades acadêmicas, esta atividade fomenta a interação e cooperação entre os alunos, desenvolvendo também habilidades socioemocionais importantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal oferecer aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade de aplicar, de forma prática e lúdica, seus conhecimentos em leitura, escrita, ortografia e localização de informações. Através das diversas estações de jogos, espera-se que os alunos sejam capazes de melhorar sua fluência de leitura, habilidade de escrita, conhecimento ortográfico e capacidade de localizar informações específicas em textos. Ademais, busca-se promover a interação social entre os alunos, incentivando o trabalho em equipe, a partilha de ideias e o respeito mútuo, essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.

  • Melhorar a fluência de leitura e compreensão textual.
  • Desenvolver habilidade de escrita criativa e ortografia.
  • Praticar a localização de informações específicas em diversos tipos de texto.
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
  • Proporcionar uma experiência de aprendizado dinâmica e divertida.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP17: Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

Conteúdo Programático

A base do programa para esta atividade inclui o desenvolvimento e reforço das habilidades de linguagem dos alunos. A ênfase está na leitura e escrita como práticas sociais, o entendimento e aplicação das regras de ortografia e a capacidade de localizar informações em textos. Este programa, portanto, visa fortalecer os conhecimentos adquiridos em sala de aula, proporcionando aos alunos uma nova perspectiva sobre o aprendizado de linguagens através do envolvimento em atividades práticas e interativas.

  • Leitura e compreensão de textos
  • Escrita criativa e regras ortográficas
  • Localização de informação em textos
  • Cooperação e trabalho em equipe

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve a aplicação de estratégias de aprendizagem ativa e baseada em jogos. Através da saída de campo na feira organizada, os alunos experienciarão a aprendizagem de forma dinâmica. A roda de debate será usada para refletir sobre o aprendizado adquirido em cada estação de jogo. Com a sala de aula invertida, os alunos serão encorajados a se preparar para a feira explorando conceitos-chave com antecedência. Cada estação de jogos será projetada para focar em habilidades específicas de linguagem, promovendo um ambiente de aprendizado interativo e cooperativo.

  • Aprendizagem baseada em jogos
  • Saída de campo na 'Feira de Jogos das Palavras'
  • Roda de debate para reflexão e compartilhamento de aprendizados
  • Sala de aula invertida para preparação prévia
  • Atividades práticas e lúdicas para reforçar o aprendizado

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Feira de Jogos das Palavras' será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos participarão de uma breve introdução sobre o evento, seguida da visita às diferentes estações de jogos. A segunda aula será dedicada ao compartilhamento das experiências vividas e à reflexão coletiva sobre o aprendizado, guiada por uma roda de debate. Essa divisão permite uma imersão eficaz nos jogos, bem como um momento reflexivo posterior, essenciais para a consolidação do aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e participação na feira de jogos
  • Aula 2: Reflexão coletiva e roda de debate sobre as experiências e aprendizados

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação e engajamento dos alunos nas diversas estações de jogos, bem como na sua contribuição para as rodas de debates. Observações diretas e a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido de forma prática serão critérios chave. Será incentivado um ambiente de feedback construtivo, onde os alunos poderão expressar o que aprenderam, desafios enfrentados e como superá-los, promovendo a autoavaliação e o desenvolvimento de habilidades metacognitivas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, como jogos de tabuleiro adaptados para práticas educativas, materiais impressos para caça-palavras e bingos de palavras, além de espaços adequados na escola para acomodar as diferentes estações de jogos. Será fundamental contar com o apoio de tecnologias educacionais, especialmente tablets ou computadores, para jogos digitais interativos. O uso de recursos visuais e didáticos, como cartazes explicativos e guias de atividades, também será crucial para o sucesso da 'Feira de Jogos das Palavras'.

  • Jogos de tabuleiro educativos
  • Materiais impressos para caça-palavras e bingos
  • Tablets ou computadores para jogos digitais
  • Espaços adequados para a feira de jogos
  • Recursos visuais e guias de atividades

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