Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Médio vivenciarão uma Aprendizagem Baseada em Jogos por meio de um Caça-Palavras Argumentativo. Inicialmente, será criado um caça-palavras gigante no quadro, preenchido com palavras-chave relacionadas à argumentação e conectivos. Os alunos, organizados em equipes, terão o desafio de identificar estas palavras durante a aula. Após a etapa do caça-palavras, a turma participará de uma sessão 'Mão-na-Massa', onde deverão empregar as palavras encontradas para construir argumentos sólidos e convincentes sobre um tema predefinido. Esta atividade culmina com uma Roda de Debate, aonde cada grupo terá a oportunidade de apresentar seus argumentos, promovendo, assim, um ambiente rico para a prática do vocabulário argumentativo e aprimoramento das habilidades de escrita argumentativa. Além de promover o desenvolvimento do pensamento crítico, essa atividade proporciona aos alunos a chance de explorar e aplicar o vocabulário de maneira prática e engajadora.
O principal objetivo desta atividade é fomentar nos alunos a capacidade de construir argumentações coerentes e persuasivas, utilizando adequadamente o vocabulário argumentativo. Espera-se que os alunos possam identificar, compreender e aplicar conectivos e palavras-chave relacionadas à argumentação de maneira eficaz em contextos diversos, promovendo o desenvolvimento de um pensamento crítico apurado. A atividade também visa melhorar as habilidades de comunicação e escrita dos alunos, preparando-os para debates, redações e situações que requeiram defesa de ideias de forma clara e estruturada.
Durante a execução dessa atividade, serão abordados conteúdos fundamentais para o desenvolvimento da argumentação. Os alunos serão introduzidos a uma gama diversificada de conectivos e palavras-chave que são essenciais na construção de textos argumentativos. Através da prática e interação, os alunos aprenderão a organizar ideias, estabelecer relações lógicas, introduzir contrapontos e fortalecer conclusões, habilidades indispensáveis para qualquer debate ou redação argumentativa.
A atividade será desenvolvida por meio de uma abordagem dinâmica e interativa, utilizando a Aprendizagem Baseada em Jogos, Mão-na-Massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. Os alunos serão estimulados a aprender de forma ativa, participando diretamente na busca por palavras no caça-palavras gigante e, posteriormente, na construção e defesa de seus argumentos. O trabalho em equipe será incentivado, promovendo a colaboração entre os alunos para a solução de desafios. A roda de debate servirá como momento de compartilhamento e reflexão, estimulando o pensamento crítico e a discussão produtiva.
A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos participarão do caça-palavras e começarão a construção dos argumentos. Na segunda aula, as equipes finalizarão seus argumentos e participarão da Roda de Debate.
A avaliação desta atividade será realizada com base na participação ativa dos alunos durante todo o processo, a qualidade dos argumentos construídos e a eficácia da apresentação na Roda de Debate. Será considerado, ainda, o uso correto e criativo do vocabulário argumentativo encontrado no caça-palavras. Um feedback construtivo será fornecido, visando o aprimoramento contínuo dos estudantes em suas habilidades de argumentação e debate.
Para a realização dessa atividade, serão necessários um quadro grande o suficiente para o caça-palavras, marcadores para o quadro, material para pesquisa (livros, acesso à internet), além de um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Materiais de apoio, como dicionários de sinônimos e textos exemplificativos de argumentação, também serão importantes para auxiliar os alunos na construção de seus argumentos.
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