Construtores de Histórias G e J

Desenvolvida por: Cleide… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e narrativa

Na atividade 'Construtores de Histórias G e J', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a trabalhar em equipe para criar histórias coletivas, empregando palavras que contêm as letras 'g' e 'j'. Esta oficina visa desenvolver habilidades de escrita, leitura, criatividade, além de enfatizar o trabalho em equipe e o conhecimento ortográfico. Cada grupo de estudantes receberá cartões com palavras específicas que deverão ser incorporadas em suas narrativas. O desafio adicional será utilizar essas palavras de maneira coesa e criativa, construindo uma história com começo, meio e fim. Assim que as histórias estiverem completas, cada grupo apresentará sua criação para a turma, proporcionando um momento de aprendizado compartilhado e diversão. Este exercício não apenas reforça o aprendizado da ortografia das letras 'g' e 'j', mas também promove habilidades de oratória e escuta ativa entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade inclui aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a ortografia das letras 'g' e 'j', melhorar suas habilidades de escrita criativa e narrativa, além de promover a colaboração entre pares e aprimorar a capacidade de apresentação oral. Espera-se que, ao final da oficina, os alunos sejam capazes de identificar e aplicar corretamente o uso das letras 'g' e 'j' em diferentes palavras, desenvolver histórias coesas com começo, meio e fim, trabalhar em equipe para alcançar um objetivo comum e apresentar suas histórias oralmente com confiança para a turma.

  • Identificar e aplicar corretamente o uso das letras 'g' e 'j' em palavras.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e narrativa.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Praticar a apresentação oral e aperfeiçoar habilidades de oratória.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07LP03 - Empregar corretamente as letras que apresentam mais de uma possibilidade de representação sonora (por exemplo, as letras 'g' e 'j').
  • EF07LP06 - Planejar e produzir textos narrativos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF07LP09 - Utilizar, ao produzir e revisar textos, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia.
  • EF07LP19 - Produzir textos orais com clareza, utilizando recursos expressivos adequados.

Conteúdo Programático

Este plano de aula contempla o estudo das variações ortográficas das letras 'g' e 'j' e sua aplicação correta em diferentes palavras. Através da construção de histórias coletivas, os alunos praticarão e demonstrarão suas habilidades narrativas e criativas, além de aprofundar o entendimento sobre a ortografia no português. Ao promover um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo, esta atividade também visa desenvolver habilidades sociais importantes, como trabalho em equipe, comunicação eficaz e apresentação oral.

  • Ortografia das letras 'g' e 'j'.
  • Estrutura de uma narrativa (começo, meio e fim).
  • Técnicas de escrita criativa.
  • Habilidades de apresentação oral e trabalho em equipe.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', promovendo uma aprendizagem participativa. Os alunos, divididos em grupos, receberão cartões com palavras que devem ser usadas na construção de histórias. Este método incentiva a exploração da criatividade, o desenvolvimento de habilidades narrativas e a colaboração em equipe. As apresentações finais das histórias permitirão aos alunos praticar a oratória e receber feedback imediato dos colegas e professores, enriquecendo a experiência de aprendizado.

  • Dinâmica de grupo para a construção de histórias coletivas.
  • Uso de cartões com palavras contendo 'g' e 'j'.
  • Apresentação das histórias criadas pelos grupos.
  • Feedback coletivo e discussão sobre os trabalhos apresentados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os conceitos serão introduzidos e a atividade de criação começará. A segunda aula será dedicada à finalização das histórias e às apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação dos grupos e início da criação das histórias.
  • Aula 2: Finalização das histórias e apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma contínua e participativa, observando a capacidade dos alunos de utilizarem corretamente as letras 'g' e 'j' em suas histórias, a criatividade e coesão narrativa, a colaboração entre membros do grupo e a qualidade da apresentação oral. Será valorizada a originalidade e o esforço coletivo de cada grupo em construir uma história envolvente e coerente. Feedback construtivo será oferecido após cada apresentação, incentivando a autoavaliação e reflexão dos alunos sobre seu progresso e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples, como cartões ou tiras de papel com palavras que contenham as letras 'g' e 'j', quadro branco ou negro para anotações gerais, marcadores e projector (opcional) para as apresentações das histórias. Estes recursos permitem uma execução dinâmica e interativa da oficina, facilitando o engajamento dos alunos e a materialização de suas ideias.

  • Cartões ou tiras de papel com palavras contendo 'g' e 'j'.
  • Quadro branco ou negro e marcadores.
  • Computador e projetor (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo