A atividade 'Diário de Bordo Digital' propõe uma imersão criativa no mundo da escrita e da tecnologia. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a criar uma aventura imaginária, narrada em forma de diário. Através dessa narrativa, eles poderão desenvolver habilidades importantes como a organização das ideias, seleção de palavras, revisão e edição de texto. A atividade começará com a escrita manual, onde os alunos pensarão em sua aventura imaginária, seguindo para um processo de revisão colaborativa entre colegas, o que estimula o desenvolvimento da capacidade crítica e a melhoria dos textos. Finalmente, os alunos irão digitar suas histórias em um programa de edição de texto, onde aprenderão a editar e ilustrar suas aventuras, utilizando recursos como inserção de imagens e alteração de fontes e cores. Esta etapa possibilita que os alunos explorem a multimodalidade dos textos digitais, além de familiarizá-los com o uso de tecnologias da informação. O uso da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será fundamental para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, envolvente e eficaz.
Nesta atividade, objetiva-se estimular nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental o desenvolvimento de habilidades essenciais na área de Língua Portuguesa, como a capacidade de organizar ideias de maneira coerente, a seleção criteriosa de palavras e a prática de revisão e edição de textos. Paralelamente, a atividade visa à introdução e ao manejo de ferramentas digitais, promovendo competências relacionadas à edição de textos em formatos digitais, bem como o uso de recursos multimodais, como imagens, fontes e cores. Com isso, espera-se não apenas o aprimoramento da habilidade escrita dos alunos, mas também sua alfabetização digital, preparando-os para uma sociedade cada vez mais conectada.
A construção deste plano de aula fundamenta-se na necessidade de integrar as habilidades de leitura e escrita com as competências digitais, de forma lúdica e significativa. Ao longo da atividade, os alunos serão introduzidos ao processo de produção textual, desde o planejamento até a publicação digital, visando aprimorar sua capacidade de expressão e comunicação. Adicionalmente, o uso de tecnologia como meio para realização de tarefas escolares endossa o desenvolvimento da literacia digital, essencial no mundo contemporâneo.
A aplicação da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos visa envolver os alunos em um processo de aprendizagem mais dinâmico e participativo. Através da criação de um diário de bordo digital, os alunos serão estimulados a explorar sua criatividade e a aplicar os conhecimentos adquiridos de maneira prática. A revisão colaborativa entre colegas e o uso de programas de edição de texto são etapas que promovem tanto a autonomia do estudante quanto a colaboração entre pares, fundamentais para o desenvolvimento de habilidades sociais e digitais.
A atividade será realizada ao longo de duas sessões de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira sessão, os alunos focarão na escrita manual e na revisão colaborativa de seus textos. A segunda sessão será dedicada à digitalização, edição e ilustração dos diários de bordo, incluindo uma introdução ao uso do software de edição de texto.
A avaliação da atividade 'Diário de Bordo Digital' será processual e formativa, considerando o engajamento dos alunos durante todas as etapas, desde a escrita manual inicial até a publicação digital. Serão avaliados critérios como criatividade, organização das ideias, capacidade de revisão e aprimoramento do texto, bem como habilidades digitais demonstradas durante a edição e ilustração dos diários. Feedbacks construtivos serão proporcionados, visando incentivar a melhoria contínua e o desenvolvimento das competências linguísticas e digitais.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso a salas de aula equipadas com computadores e software de edição de texto (por exemplo, Microsoft Word, Google Docs). Também são recomendados recursos visuais, como imagens relacionadas ao tema da aventura, para inspirar os alunos durante a criação de seus diários de bordo digitais. Lápis, borrachas e cadernos serão necessários para a fase inicial de escrita manual.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula