Verbo-Mania: Descobrindo Sentidos

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Verbos de Ligação

Na atividade Verbo-Mania: Descobrindo Sentidos, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar profundamente os verbos de ligação 'ser', 'estar', 'ficar', 'parecer' e 'permanecer', compreendendo os distintos efeitos de sentido que cada um pode gerar em frases. Divididos em pequenos grupos, os estudantes serão incentivados a usar sua criatividade para criar representações visuais ou dramatizações que ilustrem o uso desses verbos em diferentes contextos e a forma como alteram a percepção de uma mensagem. Após a fase de criação, cada grupo apresentará a sua interpretação para a turma, iniciando uma rica discussão coletiva sobre as variadas percepções e os impactos que a escolha de cada verbo de ligação tem sobre o sentido das frases. Este exercício prático objetiva desenvolver a habilidade de discernimento linguístico nos alunos, permitindo que eles percebam as nuances semânticas e a importância da escolha de verbos adequados para a expressão de ideias de modo eficaz e preciso.

Objetivos de Aprendizagem

Ao final da atividade Verbo-Mania: Descobrindo Sentidos, espera-se que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental desenvolvam a capacidade de identificar e diferenciar os verbos de ligação 'ser', 'estar', 'ficar', 'parecer' e 'permanecer', bem como compreender os efeitos de sentido que cada um pode introduzir nas frases. Através desta experiência, os estudantes serão capazes de analisar criticamente como a escolha de um verbo de ligação específico pode alterar a interpretação de uma mensagem, aprimorando suas habilidades de leitura e escrita com maior sensibilidade linguística e semântica. Este processo de aprendizagem ativará a percepção e a análise crítica dos alunos, incentivando-os a aplicar o conhecimento adquirido em suas próprias produções textuais e discursivas.

  • Identificar os verbos de ligação 'ser', 'estar', 'ficar', 'parecer' e 'permanecer' em diferentes contextos.
  • Compreender e diferenciar os efeitos de sentido gerados pelo uso dos verbos de ligação.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e sensibilidade semântica na leitura e escrita.
  • Aprimorar a expressão de ideias através da escolha consciente de verbos de ligação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LP06: Diferenciar, em textos lidos e em produções próprias, o efeito de sentido do uso dos verbos de ligação “ser”, “estar”, “ficar”, “parecer” e “permanecer”.
  • EF09LP07: Comparar o uso de regência verbal e regência nominal na norma-padrão com seu uso no português brasileiro coloquial oral.
  • EF09LP11: Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).

Conteúdo Programático

Este plano de aula está direcionado à exploração dos verbos de ligação 'ser', 'estar', 'ficar', 'parecer' e 'permanecer', focando no desenvolvimento da habilidade dos alunos em perceber as nuances semânticas influenciadas pela escolha de verbos de ligação. Além de fornecer uma compreensão detalhada do papel essencial desses verbos na construção de significados em frases, a atividade promove o desenvolvimento do pensamento crítico e da sensibilidade linguística, fundamentais para a interpretação e produção textual eficaz.

  • Verbos de Ligação: Definição e Funções
  • Efeitos de Sentido: Como os Verbos de Ligação Influenciam?
  • Análise e Interpretação: Diferenças Semânticas e Escolhas Linguísticas
  • Produção e Expressão: Aplicando o Conhecimento em Criações Próprias

Metodologia

Para a realização da atividade, será adotada uma metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu processo de aprendizagem. Trabalhando em pequenos grupos, os estudantes se engajarão na criação de representações visuais ou dramatizações, incentivando a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade. Esta abordagem prática permite que os alunos experimentem e reflitam sobre o uso dos verbos de ligação de maneira concreta, facilitando a compreensão e o entendimento profundo dos conceitos abordados.

  • Formação de grupos e brainstorming inicial para escolha de frases e contextos de aplicação.
  • Desenvolvimento de representações visuais ou dramatizações pelos grupos.
  • Apresentação das criações pelos grupos e discussão coletiva sobre as percepções e efeitos de sentido.
  • Reflexão e análise crítica sobre o impacto dos verbos de ligação no significado das frases.

Aulas e Sequências Didáticas

Este plano de aula será executado em duas sessões de 50 minutos cada, totalizando 100 minutos de atividade. A primeira aula será dedicada à formação dos grupos, introdução dos conceitos e início do processo de criação das representações ou dramatizações. A segunda aula focará nas apresentações dos grupos, seguidas da discussão em classe sobre as diferentes interpretações e reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução aos verbos de ligação e início da criação dos projetos.
  • Aula 2: Apresentação dos projetos e discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases da atividade, incluindo a qualidade e criatividade das representações ou dramatizações criadas, bem como sua contribuição para a discussão coletiva. Será dada ênfase à capacidade de compreensão dos efeitos de sentido gerados pelos verbos de ligação e a habilidade de aplicar este conhecimento de forma crítica e reflexiva em contextos variados. A observação do envolvimento dos alunos durante o processo de criação e a avaliação das apresentações permitirão ao professor avaliar o entendimento e a aprendizagem dos estudantes de maneira integrada e contextualizada.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem acesso a materiais de arte (como papel, canetas, marcadores, e materiais de colagem) para as representações visuais, espaço adequado para as dramatizações, e acesso a exemplos de textos que utilizem os verbos de ligação em diferentes contextos para inspiração e análise. Adicionalmente, a disponibilidade de uma lousa ou projetor para a discussão coletiva e compartilhamento das ideias enriquecerá a experiência de aprendizado.

  • Materiais de arte para criação de representações visuais.
  • Espaço adequado para a realização de dramatizações.
  • Exemplos de textos que utilizem os verbos de ligação.
  • Lousa ou projetor para discussões coletivas e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo