Minha Linha do Tempo

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Geografia
Temática: Minha história pessoal no contexto do tempo

A atividade 'Minha Linha do Tempo' visa introduzir aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a noção de temporalidade e a importância da história pessoal, conectando-as com a história maior do mundo. Através desta atividade prática, os estudantes terão a oportunidade de refletir sobre eventos significativos de suas vidas e posicioná-los em uma linha do tempo. Para isso, utilizarão fotos pessoais, desenhos e anotações para marcar eventos importantes como nascimento, primeiros dias na escola, viagens, e outros marcos. O processo de selecionar e organizar essas informações em uma linha temporal não só reforça a compreensão dos conceitos de passado, presente e futuro, mas também fortalece a identidade e o sentimento de pertencimento em cada aluno. Ao partilhar suas linhas do tempo com a turma, os alunos também desenvolvem habilidades sociais e de comunicação, ao mesmo tempo que aprendem a respeitar e valorizar as diferenças individuais e as histórias pessoais de seus colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer e valorizar a sua história pessoal e a dos outros, assim como entender sua posição no fluxo contínuo do tempo. Os alunos irão exercitar a habilidade de organizar informações de forma sequencial, compreendendo a noção de antes, durante e depois, fundamental para a estruturação do pensamento lógico e histórico. A atividade propicia o desenvolvimento de competências emocionais, como empatia e autoconhecimento, além de promover habilidades essenciais de comunicação ao compartilhar suas histórias com a turma.

  • Desenvolver noção de temporalidade
  • Valorizar a história pessoal e a dos colegas
  • Compreender a sequência temporal de eventos
  • Fortalecer identidade e pertencimento
  • Desenvolver habilidades de comunicação e empatia

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01HI01 - Reconhecer aspectos da sua história e da sua família, saberes, identidades e memórias.
  • EF01HI03 - Identificar semelhanças e diferenças entre as formas de sociabilidade e de vida familiar no tempo.
  • EF01HI06 - Identificar a função social das diferentes fontes históricas na construção do conhecimento sobre o passado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o conceito de tempo histórico, enfatizando a percepção das crianças sobre a temporalidade através de sua própria história. Além de trabalhar com noções básicas de antes e depois, a atividade engaja os alunos no processo de reconhecimento e valorização de sua própria história e da história de suas famílias, inserindo-os no contexto mais amplo da sociedade em que vivem. A análise de fotos, objetos pessoais e desenhos como fontes históricas introduz os alunos no estudo da História de forma significativa, conectando o passado com o presente.

  • Noção de tempo histórico
  • Percepção de passado, presente e futuro
  • Análise de fontes históricas pessoais
  • Construção da linha do tempo pessoal

Metodologia

A metodologia ativa é central neste projeto, pois coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, incentivando-os a construir ativamente seu conhecimento. Através da criação de suas próprias linhas do tempo, os estudantes se engajam diretamente com o conteúdo, realizando uma aprendizagem significativa. A atividade começa com uma breve introdução teórica sobre o que é uma linha do tempo e sua importância. Em seguida, cada aluno cria sua linha do tempo individual com o suporte de materiais como fotos, desenhos e anotações. A interação entre os alunos durante o compartilhamento das linhas do tempo fomenta a troca de experiências e a prática da escuta ativa e do respeito mútuo.

  • Introdução ao conceito de linha do tempo
  • Criação individual da linha do tempo
  • Seleção de fotos, desenhos e anotações
  • Compartilhamento das linhas do tempo com a turma
  • Reflexão e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade ocorrerá ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de linha do tempo e iniciarão a seleção do material para sua criação. Na segunda aula, os alunos completarão suas linhas do tempo e as apresentarão aos colegas, seguido de um momento de reflexão e discussão em grupo.

  • Aula 1: Introdução e início da construção da linha do tempo
  • Aula 2: Finalização da linha do tempo e apresentação

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, baseada na participação ativa dos alunos, na reflexão individual sobre o processo de construção da linha do tempo e na capacidade de compartilhar suas histórias. Observará-se a compreensão dos conceitos de temporalidade, a habilidade de organizar eventos sequencialmente e a qualidade da interação durante as apresentações. Feedbacks construtivos serão fornecidos para encorajar o desenvolvimento das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem fotos pessoais trazidas pelos alunos, materiais para desenho (papel, lápis de cor, canetinhas), fita adesiva ou cola, e uma grande faixa de papel para cada aluno criar sua linha do tempo. Recursos adicionais como livros e vídeos sobre o conceito de tempo e histórias pessoais podem enriquecer a atividade, provendo inspiração e contexto.

  • Fotos pessoais dos alunos
  • Materiais para desenho
  • Faixa de papel para linhas do tempo
  • Fita adesiva ou cola

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo