Olimpíadas do Folclore

Desenvolvida por: Fabricia (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Jogos e Brincadeiras Populares

As Olimpíadas do Folclore é uma atividade prática e dinâmica planejada para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com o intuito de celebrar e aprender sobre a riqueza da cultura popular brasileira por meio de jogos e brincadeiras tradicionais. Nessa atividade, a escola se transformará em um grande cenário lúdico, onde diversas estações de jogos populares como corrida de saco, cabo de guerra, e roda cantada serão montadas. Antes de iniciar cada jogo, os alunos terão a oportunidade de conhecer sobre a origem, história e regras do jogo, promovendo uma apreciação cultural e valorização das tradições. Após as competições, em um momento de reflexão e compartilhamento, os alunos serão encorajados a expressar suas experiências utilizando diversas formas de linguagem, como desenhos, relatos orais, ou encenações, facilitando assim, a expressão de sentimentos e aprendizados adquiridos durante o evento.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa engajar os alunos na exploração das tradições culturais por meio de brincadeiras e jogos, enfatizando não apenas a importância de conhecer e respeitar as diversidades culturais, mas também promover habilidades sociais como trabalho em equipe e comunicação eficaz. Além disso, pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade de planejar e utilizar estratégias em jogos, incentivando o pensamento crítico e a resolução de problemas de forma lúdica e criativa.

  • Valorizar as tradições culturais por meio da experimentação de jogos e brincadeiras populares.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação durante a participação nas atividades propostas.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas através do planejamento de estratégias nos jogos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade Olimpíadas do Folclore enfoca a valorização da cultura popular brasileira, história e características das brincadeiras e jogos tradicionais, e o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas por meio da participação lúdica.

  • História e origem das brincadeiras e jogos populares brasileiros.
  • Regras e formas de execução de cada brincadeira e jogo incluído no evento.
  • Importância da diversidade cultural e como ela se manifesta nas brincadeiras e jogos.

Metodologia

A metodologia Aprendizagem Baseada em Jogos será central nesta atividade, permitindo aos alunos aprender de forma ativa através da participação direta nos jogos e brincadeiras. Pretende-se facilitar um ambiente de aprendizado dinâmico, onde os alunos não apenas joguem, mas também reflitam sobre as lições aprendidas em cada jogo, suas histórias e significados culturais.

  • Breve exposição sobre a história e regras de cada jogo antes de sua prática.
  • Realização das brincadeiras em estações, com os alunos rotacionando entre elas.
  • Momentos de compartilhamento pós-jogo, usando diferentes formas de expressão.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Olimpíadas do Folclore será realizada em uma aula de 60 minutos, dividida entre a introdução dos jogos, a execução das brincadeiras nas diferentes estações e a conclusão com o compartilhamento de experiências.

  • Aula 1: Introdução dos jogos e brincadeiras, realização das atividades nas estações e momento de compartilhamento.

Avaliação

A avaliação será formativa e terá como foco a participação, envolvimento e reflexão por parte dos alunos. Durante o compartilhamento das experiências, será dada atenção a como os alunos exprimem o que aprenderam, como se sentiram participando das atividades e como aplicaram habilidades como trabalho em equipe e comunicação. Exemplos de avaliação podem incluir a observação de como os alunos interagem durante os jogos, a coesão e o respeito demonstrados durante o trabalho em equipe, e a profundidade das reflexões compartilhadas ao final.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade Olimpíadas do Folclore, serão necessários materiais diversos para as estações de jogos, espaços adequados na escola para a montagem dessas estações e materiais para o momento de compartilhamento, como papel, lápis de cor e demais artigos para as expressões artísticas.

  • Sacos de tecido para a corrida de saco.
  • Corda robusta para o cabo de guerra.
  • Papel, lápis de cor e canetinhas para os desenhos no momento de compartilhamento.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo