Nesta atividade interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão encarregados de explorar os vastos territórios do conhecimento histórico que abrangem desde a Pré-História até a Antiguidade Oriental. Divididos em grupos, cada um se concentrará em um período específico, como o Paleolítico, Neolítico, Mesopotâmia ou Egito Antigo. Eles terão a missão de investigar os diversos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos dessas eras, valendo-se de fontes textuais, imagens e reconstruções digitais de artefatos. O objetivo é criar uma apresentação interativa enriquecida com ferramentas digitais que permitam uma imersão dos espectadores numa verdadeira jornada através do tempo. Essa metodologia visa promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos mediante a análise comparativa de diferentes fontes e perspectivas, além de fomentar a habilidade de sintetizar e comunicar o conhecimento de maneira criativa e envolvente.
Este projeto tem como objetivo principal estimular entre os alunos a apreciação pela vastidão e complexidade das civilizações antigas e pré-históricas, cultivando uma compreensão profunda sobre como os aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos moldaram a humanidade ao longo do tempo. Busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações, incentivando a utilização de diversas fontes. Além disso, mira-se na capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, explorar tecnologias digitais na criação de conteúdos interativos e aprimorar a apresentação oral e escrita.
O conteúdo programático desta atividade abrange um amplo espectro de conhecimento histórico, oferecendo aos alunos uma visão holística das civilizações da Pré-História e da Antiguidade Oriental. Indo além da mera memorização de datas e eventos, a proposta é permitir que os estudantes explorem o cotidiano, as práticas culturais, os sistemas políticos e as economias dessas sociedades antigas, analisando seu impacto até os dias atuais.
Utilizando metodologias ativas de aprendizagem, esta atividade visa engajar os estudantes em um processo de pesquisa colaborativa. Serão aplicadas técnicas como trabalho em grupo para fomentar a discussão e compartilhamento de ideias, uso de tecnologias digitais para a criação de apresentações interativas e simulações de 'viagens no tempo', permitindo aos alunos assumirem papéis ativos em sua jornada de aprendizado.
A atividade será desenvolvida ao longo de 20 aulas de 60 minutos cada, distribuídas em quatro semanas. Iniciando com uma introdução ao tema e à metodologia, seguirá com a divisão de grupos e definição de tarefas. As etapas intermediárias serão dedicadas à pesquisa, preparação e revisão das apresentações. A conclusão do projeto será marcada pelas apresentações finais e uma atividade de reflexão sobre o aprendizado.
A avaliação desta atividade será baseada em critérios como a profundidade e a exatidão da pesquisa, a eficácia da colaboração em grupo, a criatividade e inovação na apresentação, além da capacidade de engajar a audiência. Pontos extras podem ser concedidos por esforços extraordinários em pesquisa e uso inovador de ferramentas digitais. Cada grupo receberá feedback construtivo visando o aprimoramento contínuo de habilidades.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a bibliotecas digitais, bases de dados acadêmicas, softwares de apresentação como PowerPoint ou Prezi, e plataformas de criação de conteúdo interativo, como o Canva. Serão também utilizados espaços de colaboração online, como fóruns e grupos de discussão, para facilitar a comunicação entre os grupos fora das aulas.
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