De volta ao tempo: uma viagem pela Pré-História e Antiguidade Oriental

Desenvolvida por: Laura … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Pré-História e Antiguidade Oriental

Nesta atividade interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão encarregados de explorar os vastos territórios do conhecimento histórico que abrangem desde a Pré-História até a Antiguidade Oriental. Divididos em grupos, cada um se concentrará em um período específico, como o Paleolítico, Neolítico, Mesopotâmia ou Egito Antigo. Eles terão a missão de investigar os diversos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos dessas eras, valendo-se de fontes textuais, imagens e reconstruções digitais de artefatos. O objetivo é criar uma apresentação interativa enriquecida com ferramentas digitais que permitam uma imersão dos espectadores numa verdadeira jornada através do tempo. Essa metodologia visa promover o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos mediante a análise comparativa de diferentes fontes e perspectivas, além de fomentar a habilidade de sintetizar e comunicar o conhecimento de maneira criativa e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto tem como objetivo principal estimular entre os alunos a apreciação pela vastidão e complexidade das civilizações antigas e pré-históricas, cultivando uma compreensão profunda sobre como os aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos moldaram a humanidade ao longo do tempo. Busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações, incentivando a utilização de diversas fontes. Além disso, mira-se na capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, explorar tecnologias digitais na criação de conteúdos interativos e aprimorar a apresentação oral e escrita.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica utilizando diferentes fontes.
  • Compreender os aspectos culturais, sociais, políticos e econômicos das civilizações estudadas.
  • Estimular o trabalho em equipe e o uso de tecnologias digitais na educação.
  • Fomentar a habilidade de apresentação e síntese de informações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange um amplo espectro de conhecimento histórico, oferecendo aos alunos uma visão holística das civilizações da Pré-História e da Antiguidade Oriental. Indo além da mera memorização de datas e eventos, a proposta é permitir que os estudantes explorem o cotidiano, as práticas culturais, os sistemas políticos e as economias dessas sociedades antigas, analisando seu impacto até os dias atuais.

  • Compreensão da Pré-História: Paleolítico e Neolítico, destacando suas características e transições.
  • Estudo da Mesopotâmia: de cidade-estados a impérios, foco em aspectos culturais, sociais e econômicos.
  • Exploração do Egito Antigo: política, religião e sociedade.
  • Análise de fontes históricas: textuais, iconográficas e artefatos.

Metodologia

Utilizando metodologias ativas de aprendizagem, esta atividade visa engajar os estudantes em um processo de pesquisa colaborativa. Serão aplicadas técnicas como trabalho em grupo para fomentar a discussão e compartilhamento de ideias, uso de tecnologias digitais para a criação de apresentações interativas e simulações de 'viagens no tempo', permitindo aos alunos assumirem papéis ativos em sua jornada de aprendizado.

  • Formação de grupos com missões de pesquisa específicas.
  • Orientações sobre como realizar pesquisas em fontes confiáveis.
  • Uso de ferramentas digitais para a criação de apresentações interativas.
  • Sessões de feedback entre grupos para refinamento das apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 20 aulas de 60 minutos cada, distribuídas em quatro semanas. Iniciando com uma introdução ao tema e à metodologia, seguirá com a divisão de grupos e definição de tarefas. As etapas intermediárias serão dedicadas à pesquisa, preparação e revisão das apresentações. A conclusão do projeto será marcada pelas apresentações finais e uma atividade de reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e divisão dos grupos.
  • Aulas 2-5: Pesquisa e reuniões de grupo para discussão dos achados.
  • Aulas 6-10: Preparação das apresentações interativas.
  • Aulas 11-15: Revisão em grupo e ajustes finais nas apresentações.
  • Aulas 16-19: Apresentações dos grupos.
  • Aula 20: Atividade de reflexão e feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios como a profundidade e a exatidão da pesquisa, a eficácia da colaboração em grupo, a criatividade e inovação na apresentação, além da capacidade de engajar a audiência. Pontos extras podem ser concedidos por esforços extraordinários em pesquisa e uso inovador de ferramentas digitais. Cada grupo receberá feedback construtivo visando o aprimoramento contínuo de habilidades.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a bibliotecas digitais, bases de dados acadêmicas, softwares de apresentação como PowerPoint ou Prezi, e plataformas de criação de conteúdo interativo, como o Canva. Serão também utilizados espaços de colaboração online, como fóruns e grupos de discussão, para facilitar a comunicação entre os grupos fora das aulas.

  • Acesso a bibliotecas e bases de dados acadêmicas.
  • Softwares de apresentação e plataformas de conteúdo interativo.
  • Espaços de colaboração online para trabalho em equipe.
  • Guias de pesquisa e listas de fontes confiáveis.

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