A atividade 'Memes e Figuras de Linguagem: A Arte da Internet' tem o objetivo de aproximar os estudantes do 1º ano do Ensino Médio das figuras de linguagem por meio de uma abordagem atual e relevante para eles: os memes da internet. Através da criação e análise de memes, os alunos poderão explorar como as figuras de linguagem são empregadas nesse contexto humorístico e crítico, refletindo sobre a eficiência e criatividade na comunicação. Os estudantes serão divididos em grupos ou trabalharão individualmente para criar um meme que ilustre o uso de uma figura de linguagem específica. Após a criação, haverá uma roda de debate onde cada grupo ou indivíduo apresentará seu meme, explicando a figura de linguagem utilizada e discutindo seu papel no efeito humorístico ou crítico do meme. Este processo não apenas facilitará o entendimento dos conceitos de figuras de linguagem, mas também desenvolverá habilidades de análise crítica, criatividade e expressão.
Esta atividade é desenhada para promover o entendimento dos alunos sobre as figuras de linguagem, suas funções e como eles podem ser aplicados de maneira criativa e crítica na criação de memes. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades analíticas, avaliando como as figuras de linguagem contribuem para a construção de significados em contextos humorísticos e críticos. Além disso, a atividade visa estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos, enquanto eles aprendem a articular suas ideias e opiniões em um debate, promovendo assim uma aprendizagem mais significativa e engajada com os conteúdos abordados.
O conteúdo programático focará no estudo das figuras de linguagem, com ênfase em seu uso em textos humorísticos e críticos, em especial os memes. A atividade explorará figuras como metáfora, metonímia, ironia, hipérbole, antítese entre outras, promovendo um entendimento profundo de como esses recursos são empregados para gerar significado e efeito em contextos digitais contemporâneos.
A metodologia desta atividade integra a análise crítica e a prática criativa, utilizando a estratégia de 'aprender fazendo'. Inicialmente, os alunos receberão uma introdução às figuras de linguagem, seguida por análises de memes existentes que as empregam de forma eficaz. Posteriormente, entrarão na fase de criação de seus próprios memes, o que facilitará a aplicação prática dos conceitos aprendidos. A roda de debate será o momento culminante, onde os alunos apresentarão suas criações, discutindo as escolhas feitas e o impacto das figuras de linguagem no efeito final do meme.
Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a introdução ao tema e análise de memes exemplares. Na segunda aula, os alunos apresentarão seus memes na roda de debate, promovendo a discussão e reflexão coletivas.
A avaliação se dará por meio da análise dos memes criados pelos alunos, considerando a criatividade, aplicação correta das figuras de linguagem e a capacidade de explicar e defender suas escolhas durante a roda de debate. Além disso, observar-se-á a participação ativa dos estudantes nas discussões, avaliando sua capacidade de análise crítica e de articulação das ideias. Será valorizada a originalidade, o entendimento das figuras de linguagem e a habilidade de comunicação, refletindo não apenas no produto final, mas também no processo de aprendizagem.
Para a realização desta atividade será necessário acesso à internet e a dispositivos como computadores ou tablets, que permitam aos alunos pesquisar e criar os memes. Além disso, recomenda-se o uso de plataformas online de criação de memes ou software de edição de imagens. A roda de debate pode ser enriquecida com o auxílio de um projetor para a exibição dos memes durante as apresentações.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula