Memes e Figuras de Linguagem: A Arte da Internet

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de linguagem e mídia digital

A atividade 'Memes e Figuras de Linguagem: A Arte da Internet' tem o objetivo de aproximar os estudantes do 1º ano do Ensino Médio das figuras de linguagem por meio de uma abordagem atual e relevante para eles: os memes da internet. Através da criação e análise de memes, os alunos poderão explorar como as figuras de linguagem são empregadas nesse contexto humorístico e crítico, refletindo sobre a eficiência e criatividade na comunicação. Os estudantes serão divididos em grupos ou trabalharão individualmente para criar um meme que ilustre o uso de uma figura de linguagem específica. Após a criação, haverá uma roda de debate onde cada grupo ou indivíduo apresentará seu meme, explicando a figura de linguagem utilizada e discutindo seu papel no efeito humorístico ou crítico do meme. Este processo não apenas facilitará o entendimento dos conceitos de figuras de linguagem, mas também desenvolverá habilidades de análise crítica, criatividade e expressão.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade é desenhada para promover o entendimento dos alunos sobre as figuras de linguagem, suas funções e como eles podem ser aplicados de maneira criativa e crítica na criação de memes. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades analíticas, avaliando como as figuras de linguagem contribuem para a construção de significados em contextos humorísticos e críticos. Além disso, a atividade visa estimular a criatividade e a capacidade de expressão dos alunos, enquanto eles aprendem a articular suas ideias e opiniões em um debate, promovendo assim uma aprendizagem mais significativa e engajada com os conteúdos abordados.

  • Identificar diferentes figuras de linguagem e suas funções.
  • Analisar como as figuras de linguagem contribuem para a construção de significados em contextos digitais, especialmente em memes.
  • Criar memes que empreguem figuras de linguagem de maneira eficaz e criativa.
  • Desenvolver habilidades de comunicação ao apresentar e defender ideias em uma roda de debate.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG702 - Analisar, discutir, produzir e socializar, com o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação, textos e produções audiovisuais que tratem de questões políticas, sociais, econômicas, culturais, ambientais, entre outras, com base nos campos artístico-literário, de estudo da língua, da vida cotidiana, jornalístico-midiático e da atuação na vida pública.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará no estudo das figuras de linguagem, com ênfase em seu uso em textos humorísticos e críticos, em especial os memes. A atividade explorará figuras como metáfora, metonímia, ironia, hipérbole, antítese entre outras, promovendo um entendimento profundo de como esses recursos são empregados para gerar significado e efeito em contextos digitais contemporâneos.

  • Introdução às figuras de linguagem
  • Análise de exemplos de memes que utilizam figuras de linguagem
  • Criação de memes pelos alunos, aplicando as figuras de linguagem estudadas
  • Organização e realização da roda de debate para apresentação e discussão dos memes criados

Metodologia

A metodologia desta atividade integra a análise crítica e a prática criativa, utilizando a estratégia de 'aprender fazendo'. Inicialmente, os alunos receberão uma introdução às figuras de linguagem, seguida por análises de memes existentes que as empregam de forma eficaz. Posteriormente, entrarão na fase de criação de seus próprios memes, o que facilitará a aplicação prática dos conceitos aprendidos. A roda de debate será o momento culminante, onde os alunos apresentarão suas criações, discutindo as escolhas feitas e o impacto das figuras de linguagem no efeito final do meme.

  • Introdução teórica às figuras de linguagem
  • Análise coletiva de memes relevantes
  • Sessões de trabalho em grupo ou individual para a criação de memes
  • Realização da roda de debate para apresentação e discussão dos trabalhos

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, acontecerá a introdução ao tema e análise de memes exemplares. Na segunda aula, os alunos apresentarão seus memes na roda de debate, promovendo a discussão e reflexão coletivas.

  • Aula 1: Introdução às figuras de linguagem e análise de memes.
  • Aula 2: Criação de memes pelos alunos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da análise dos memes criados pelos alunos, considerando a criatividade, aplicação correta das figuras de linguagem e a capacidade de explicar e defender suas escolhas durante a roda de debate. Além disso, observar-se-á a participação ativa dos estudantes nas discussões, avaliando sua capacidade de análise crítica e de articulação das ideias. Será valorizada a originalidade, o entendimento das figuras de linguagem e a habilidade de comunicação, refletindo não apenas no produto final, mas também no processo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade será necessário acesso à internet e a dispositivos como computadores ou tablets, que permitam aos alunos pesquisar e criar os memes. Além disso, recomenda-se o uso de plataformas online de criação de memes ou software de edição de imagens. A roda de debate pode ser enriquecida com o auxílio de um projetor para a exibição dos memes durante as apresentações.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Plataformas online para criação de memes ou software de edição de imagens
  • Projetor para exibição dos memes durante a roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo