Laboratório de Palavras

Desenvolvida por: Lina M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Exploração lúdica da linguagem

Esta atividade, denominada 'Laboratório de Palavras', visa estimular a criatividade e o interesse pela língua portuguesa, através da manipulação lúdica de sílabas para formar novas palavras. Os alunos, divididos em pequenos grupos, receberão cartões coloridos com sílabas impressas. Eles explorarão a formação de palavras pela combinação dessas sílabas, refletindo sobre como a alteração da ordem ou substituição das sílabas pode modificar o significado e a sonoridade das palavras. Essa experiência despertará nos alunos a percepção das nuances sonoras da língua e sua riqueza expressiva. Posteriormente, as palavras criadas serão o ponto de partida para a escrita de versos ou quadrinhas, o que permitirá aos alunos brincar com rimas, aliterações e assonâncias. A apresentação dessas criações para a classe promoverá um ambiente de compartilhamento e apreciação da musicalidade das palavras, reforçando o aprendizado de forma divertida e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é despertar nos alunos o interesse pela riqueza sonora e expressiva da língua portuguesa, desenvolvendo habilidades de letramento e sensibilidade poética. Através da criação lúdica de palavras e versos, os estudantes poderão experimentar com rimas, ritmos e sonoridades, estimulando não apenas a compreensão da estrutura linguística, mas também a criatividade e expressão individual. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos tenham aprimorado sua capacidade de análise linguística, sua habilidade de escrita criativa e sua apreciação pelo valor estético da linguagem.

  • Despertar o interesse pela musicalidade da língua.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita criativa.
  • Estimular a reflexão sobre a estrutura das palavras e seu significado.
  • Promover a prática da escrita de versos e quadrinhas.
  • Favorecer a apreciação da estética da língua e da poesia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP07: Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
  • EF12LP19: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
  • EF02LP02: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Conteúdo Programático

Neste planejamento, abordaremos a exploração de estruturas linguísticas e elementos poéticos como base para o desenvolvimento cognitivo e criativo dos alunos. Através da manipulação e combinação de sílabas para formar palavras e, subsequentemente, textos poéticos, incentivamos a reflexão sobre a língua como um fenômeno vivo, flexível e expressivo. A integração de conhecimentos linguísticos e poéticos, promovida por esta atividade, contribui significativamente para a formação de estudantes mais conscientes e apreciadores da linguagem.

  • Estrutura e formação de palavras
  • Rimas e ritmos na criação poética
  • Elementos de sonoridade na poesia: aliteração e assonância
  • Escrita criativa e expressão individual

Metodologia

A metodologia Atividade Mão-na-massa será aplicada, incentivando a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Através de atividades práticas como a manipulação de cartões-sílaba para a formação de palavras e a criação de versos, os estudantes terão a oportunidade de explorar os conteúdos de forma dinâmica e significativa. Essa abordagem prática visa fortalecer a compreensão dos conceitos linguísticos e poéticos, ao mesmo tempo em que fomenta a curiosidade, a experimentação e a criatividade.

  • Divisão da classe em pequenos grupos
  • Uso de cartões coloridos com sílabas para formação de palavras
  • Criação coletiva de versos e quadrinhas
  • Apresentação das criações para a classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos cada, abrangendo a familiarização com o material, a formação de palavras, a criação de textos poéticos e a preparação para as apresentações. Esta estrutura permite um equilíbrio entre aprendizado teórico, prática criativa e compartilhamento de experiências.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação de palavras.
  • Aula 2: Criação e ensaio de versos e quadrinhas.

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação dos alunos durante as atividades práticas, sua capacidade de trabalhar em grupo, a originalidade e criatividade das palavras e versos criados, bem como a demonstração de compreensão das sonoridades da língua. Observaremos também a habilidade dos alunos em aplicar rimas, aliterações e assonâncias de maneira eficaz em seus textos. A apresentação dos versos servirá como uma oportunidade para avaliar a expressão oral e a confiança dos alunos em compartilhar seus trabalhos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos cartões coloridos com sílabas impressas, que facilitarão a manipulação e combinação de sílabas pelos alunos. Além disso, será importante contar com um espaço adequado que permita a divisão da turma em pequenos grupos para facilitar a interação e a colaboração. Materiais para escrita e desenho também serão necessários para que os alunos possam dar forma às suas criações poéticas.

  • Cartões coloridos com sílabas
  • Papéis e materiais de escrita
  • Espaço adequado para trabalho em grupo

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