A atividade 'Teatro dos Memes' propõe uma imersão na cultura digital atual através da exploração de memes populares, visando desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos multimodais, expressão corporal e habilidades comunicativas. Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão organizados em grupos heterogêneos para promover a inclusão e a colaboração entre estudantes de diversos níveis de habilidade leitora e escrita. Cada grupo escolherá memes conhecidos para estudar, interpretar e, posteriormente, recriar e apresentar ao restante da classe usando expressões faciais e gestos, sem recorrer ao texto verbal. Esta estratégia favorece o entendimento de que a comunicação pode transcender as barreiras do texto escrito, incentivando a inferência, a criatividade, e a elaboração de críticas sociais de forma humorística através dos memes. A apresentação dos memes teatralizados possibilitará aos alunos refletir sobre os significados múltiplos e os contextos socio-culturais embutidos nesses artefatos digitais.
Esta atividade visa desenvolver competências diversas nos alunos, como a capacidade de interpretar e produzir textos multissemióticos, melhorar a expressão corporal e facial, estimular a criatividade, a inferência, a criticidade e a capacidade de trabalhar em grupo. Ao realizar a leitura de um meme, que por natureza combina imagens, textos e contextos culturais para construir seu significado, os alunos praticarão a habilidade de inferir e justificar o humor, a ironia ou a crítica presentes. Além disso, trabalharão a expressão corporal como ferramenta de comunicação, reforçando a importância da mesma na transmissão de mensagens e sentimentos, contribuindo assim para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais importantes.
O conteúdo programático abordará a leitura e interpretação de textos multissemióticos, com foco nos memes, explorando seus aspectos verbais e não verbais. O estudo das expressões faciais e corporais como meios de comunicação será fundamental, assim como o desenvolvimento de apresentações que integrem esses elementos. Adicionalmente, discutiremos o papel dos memes na sociedade contemporânea, estimulando o pensamento crítico sobre o conteúdo veiculado nas mídias sociais.
A metodologia ativa será central nesta atividade, incentivando os alunos a serem protagonistas do seu processo de aprendizagem. Através de técnicas como o trabalho em grupo e apresentações performáticas, os alunos terão a oportunidade de explorar os conteúdos de forma dinâmica e participativa. A escolha de memes, a preparação das performances e a reflexão após as apresentações permitirão a aplicação prática dos conhecimentos teóricos em um contexto social e colaborativo.
A carga horária total desta atividade será de 10 horas, distribuídas em 15 aulas de 40 minutos cada. A divisão será feita começando com a introdução ao tema e formação dos grupos, seguida pela seleção e análise de memes, planejamento e ensaios das performances, culminando com as apresentações finais e reflexões sobre a experiência.
A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação individual e em grupo, a criatividade na interpretação e recriação dos memes, a capacidade de trabalhar colaborativamente, e a reflexão crítica sobre o conteúdo apresentado. Utilizaremos rubricas para avaliar as performances, enfocando a expressividade, a originalidade e o entendimento do meme escolhido. A participação nas discussões e o envolvimento no processo criativo também serão critérios importantes. O feedback será fornecido tanto oralmente quanto por escrito, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de memes, dispositivo para projeção das apresentações, materiais para criação de cenários e figurinos simples (cartolina, tecidos, tintas), além de espaço adequado para as performances. Favoreceremos o uso de recursos disponíveis na escola e materiais recicláveis para estimular a criatividade e a consciência ambiental dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula