Teatro dos Memes

Desenvolvida por: Kelvin… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Compreensão e produção de texto; Teatro; Expressão corporal e facial

A atividade 'Teatro dos Memes' propõe uma imersão na cultura digital atual através da exploração de memes populares, visando desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos multimodais, expressão corporal e habilidades comunicativas. Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão organizados em grupos heterogêneos para promover a inclusão e a colaboração entre estudantes de diversos níveis de habilidade leitora e escrita. Cada grupo escolherá memes conhecidos para estudar, interpretar e, posteriormente, recriar e apresentar ao restante da classe usando expressões faciais e gestos, sem recorrer ao texto verbal. Esta estratégia favorece o entendimento de que a comunicação pode transcender as barreiras do texto escrito, incentivando a inferência, a criatividade, e a elaboração de críticas sociais de forma humorística através dos memes. A apresentação dos memes teatralizados possibilitará aos alunos refletir sobre os significados múltiplos e os contextos socio-culturais embutidos nesses artefatos digitais.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver competências diversas nos alunos, como a capacidade de interpretar e produzir textos multissemióticos, melhorar a expressão corporal e facial, estimular a criatividade, a inferência, a criticidade e a capacidade de trabalhar em grupo. Ao realizar a leitura de um meme, que por natureza combina imagens, textos e contextos culturais para construir seu significado, os alunos praticarão a habilidade de inferir e justificar o humor, a ironia ou a crítica presentes. Além disso, trabalharão a expressão corporal como ferramenta de comunicação, reforçando a importância da mesma na transmissão de mensagens e sentimentos, contribuindo assim para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais importantes.

  • Interpretar e produzir textos multissemióticos.
  • Desenvolver expressão corporal e facial.
  • Estimular a criatividade e a inferência.
  • Promover a criticidade e a capacidade de trabalhar em equipe.
  • Expandir a compreensão sobre a cultura digital e os memes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a leitura e interpretação de textos multissemióticos, com foco nos memes, explorando seus aspectos verbais e não verbais. O estudo das expressões faciais e corporais como meios de comunicação será fundamental, assim como o desenvolvimento de apresentações que integrem esses elementos. Adicionalmente, discutiremos o papel dos memes na sociedade contemporânea, estimulando o pensamento crítico sobre o conteúdo veiculado nas mídias sociais.

  • Leitura e interpretação de memes
  • Expressões faciais e corporais como formas de comunicação
  • Teatro e apresentações
  • Papel dos memes na cultura e sociedade
  • Trabalho em equipe e colaboração

Metodologia

A metodologia ativa será central nesta atividade, incentivando os alunos a serem protagonistas do seu processo de aprendizagem. Através de técnicas como o trabalho em grupo e apresentações performáticas, os alunos terão a oportunidade de explorar os conteúdos de forma dinâmica e participativa. A escolha de memes, a preparação das performances e a reflexão após as apresentações permitirão a aplicação prática dos conhecimentos teóricos em um contexto social e colaborativo.

  • Formação de grupos heterogêneos
  • Escolha e análise de memes
  • Preparação e ensaio das apresentações
  • Performances teatrais dos memes
  • Reflexão e discussão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 10 horas, distribuídas em 15 aulas de 40 minutos cada. A divisão será feita começando com a introdução ao tema e formação dos grupos, seguida pela seleção e análise de memes, planejamento e ensaios das performances, culminando com as apresentações finais e reflexões sobre a experiência.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos
  • Aula 2-4: Seleção e análise de memes
  • Aula 5-9: Planejamento e ensaios das apresentações
  • Aula 10-14: Apresentações das performances
  • Aula 15: Reflexão e discussão sobre as atividades realizadas

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação individual e em grupo, a criatividade na interpretação e recriação dos memes, a capacidade de trabalhar colaborativamente, e a reflexão crítica sobre o conteúdo apresentado. Utilizaremos rubricas para avaliar as performances, enfocando a expressividade, a originalidade e o entendimento do meme escolhido. A participação nas discussões e o envolvimento no processo criativo também serão critérios importantes. O feedback será fornecido tanto oralmente quanto por escrito, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de memes, dispositivo para projeção das apresentações, materiais para criação de cenários e figurinos simples (cartolina, tecidos, tintas), além de espaço adequado para as performances. Favoreceremos o uso de recursos disponíveis na escola e materiais recicláveis para estimular a criatividade e a consciência ambiental dos alunos.

  • Acesso à internet e projetor
  • Materiais para cenário e figurino
  • Espaço para as apresentações
  • Rubricas para avaliação
  • Câmera ou smartphone para registro das performances

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo