Exploradores da Cidade

Desenvolvida por: Thelas… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Exploração Urbana e Mapeamento

Esta atividade prática leva os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a uma saída de campo para explorar os arredores da escola, visando identificar e mapear espaços públicos importantes como praças, escolas, hospitais e edifícios governamentais. Munidos de mapas simplificados, tablets ou câmeras, os estudantes serão encorajados a registrar esses locais, fotografando-os e marcando suas posições nos mapas. Este exercício não só estimula a observação ativa e o senso de localização, mas também incute a apreciação pela comunidade local e seu funcionamento. Após a exploração, os alunos se reunirão em sala de aula para compartilhar suas descobertas, criando um grande mapa coletivo num mural. Este momento será enriquecedor pois além de consolidar os dados coletados, propiciará um debate sobre a função social de cada espaço mapeado, proporcionando uma visão integrada e funcional da cidade e dos serviços públicos oferecidos à comunidade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência direta com o ambiente urbano que os cerca, incentivando a observação ativa e a análise crítica dos espaços públicos. Eles aprenderão a identificar diferentes estabelecimentos e sua importância dentro da estrutura da cidade. Desenvolvendo habilidades de mapeamento e orientação, os alunos também ampliarão seu entendimento sobre a configuração urbana e a distribuição espacial dos serviços comunitários. Através desta atividade, buscamos fomentar um senso de pertencimento e responsabilidade cívica nos alunos, ao mesmo tempo em que exploramos os conceitos de cidadania e urbanismo de maneira lúdica e participativa.

  • Explorar e mapear os arredores da escola identificando espaços públicos e seu papel na comunidade
  • Desenvolver habilidades de orientação e noção espacial através do uso de mapas simples
  • Registrar e documentar observações do campo utilizando tecnologia digital (tablets ou câmeras)
  • Analisar e discutir coletivamente a função dos diversos espaços públicos explorados
  • Criar um grande mapa coletivo como síntese das descobertas, promovendo a colaboração e o senso de comunidade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03HI09: Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
  • EF03HI11: Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.

Conteúdo Programático

Esta atividade insere-se nos conteúdos de Geografia e História, projetada para engajar os alunos em uma aprendizagem ativa e situação real sobre o espaço urbano. Eles serão introduzidos às noções de mapeamento, orientação espacial e categorização dos espaços públicos e suas funções. Através da documentação fotográfica e discussão, os estudantes serão incentivados a refletir sobre o papel dos diferentes espaços na estrutura social e funcional da cidade, além de compreenderem a diversidade de atividades humanas e o papel da tecnologia na organização do espaço urbano e rural.

  • Noções de espaço urbano e público
  • Mapeamento e orientação espacial
  • Funções dos espaços públicos
  • Uso de tecnologia na documentação e mapeamento
  • Discussão coletiva sobre os dados coletados and a criação de um mapa coletivo

Metodologia

A metodologia desta atividade combina a saída de campo, atividade mão-na-massa, rodas de debate, aprendizagem baseada em projetos e jogos. Iniciaremos com uma breve introdução em sala, seguida pela saída de campo para exploração e mapeamento. Equipados com mapas e dispositivos digitais, os alunos terão o desafio de registrar fotograficamente os espaços públicos. De volta à sala, organizarão as informações coletadas e participarão de uma roda de debate para compartilhar descobertas e discutir as funções dos espaços mapeados. Finalizaremos com a criação coletiva de um grande mapa mural, consolidando o aprendizado de forma colaborativa e visual.

  • Saída de campo para exploração e mapeamento
  • Registro fotográfico e marcação no mapa
  • Roda de debate para compartilhamento e discussão
  • Criação de um grande mapa coletivo no mural da classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade ocorrerá em uma sessão de 60 minutos, iniciando com 10 minutos de introdução teórica em sala, seguidos por 30 minutos de saída de campo para a coleta de informações. Os últimos 20 minutos serão dedicados ao compartilhamento das descobertas e ao início da criação do mapa coletivo como síntese da exploração.

  • Aula 1 da atividade: Introdução, saída de campo, registro, debate e início da criação do mapa coletivo.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada no envolvimento dos alunos durante todas as fases da atividade. A participação ativa na saída de campo, a qualidade dos registros fotográficos e das marcações no mapa, bem como a contribuição nas discussões em sala, serão consideradas. O empenho e a colaboração na criação do mapa coletivo também serão critérios importantes. Exemplos de situações avaliativas incluem avaliar como individualmente cada aluno conseguiu identificar e capturar aspectos relevantes dos espaços públicos, e como essas informações foram articuladas coletivamente durante a criação do mapa mural.

Materiais e ferramentas:

Para realizar a atividade, serão necessários mapas impressos dos arredores da escola, tablets ou câmeras digitais para o registro fotográfico, material para anotações, e materiais para a criação do mapa coletivo no mural, como papel de grande tamanho, canetas, lápis de cor, e fita adesiva. A combinação desses recursos permitirá a execução prática da saída de campo e o posterior trabalho em sala de aula.

  • Mapas impressos da área ao redor da escola
  • Tablets ou câmeras digitais
  • Material para anotações (cadernos, lápis)
  • Materiais para criação do mapa coletivo (papel grande, canetas, lápis de cor, fita adesiva)

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