Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Thiffa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de Texto e Criação Literária

A atividade 'Detetives de Histórias' é uma proposta dinâmica e interativa destinada aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Será realizada em sala de aula, promovendo uma imersão na leitura e escrita criativa através de uma abordagem lúdica. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos, recebendo partes de histórias misturadas, escritas previamente por eles ou extraídas de livros. O desafio consiste em organizar os trechos em uma sequência lógica, criando uma narrativa coesa. Esta atividade permite que os alunos exerçam a leitura crítica, compreensão textual e colaboração, culminando na apresentação das histórias reorganizadas. Durante o processo, debates em grupo serão fomentados para discutir a sequência dos eventos e as decisões tomadas, aplicando a metodologia ativa de Roda de Debate. Esta estratégia incentiva o pensamento crítico, a argumentação e a defesa de ideias, habilidades essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é instigar a criatividade, reforçar habilidades de compreensão leitora e promover a escrita colaborativa entre os alunos. Ao reorganizarem os trechos de histórias, os estudantes praticarão a identificação de temas, personagens e sequências de eventos, além de exercitarem a habilidade de dar coesão a narrativas fragmentadas. A dinâmica de trabalho em grupo e debate estimula a comunicação eficaz, o respeito por diferentes pontos de vista e o desenvolvimento de argumentos bem fundamentados. Por fim, a apresentação das histórias recriadas incentiva o desenvolvimento da oratória e a capacidade de síntese e explicação das escolhas criativas.

  • Potencializar a compreensão leitora e interpretação de texto.
  • Estimular a escrita criativa e colaborativa.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e defesa de ideias.
  • Fomentar o respeito por diferentes pontos de vista.
  • Exercitar a oratória e capacidade de apresentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Produzir textos escritos, digitais e multimodais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do gênero.
  • EF35LP26: Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  • EF05LP15: Planejar e produzir textos narrativos, considerando a estrutura característica do gênero.
  • EF05LP18: Revisar textos, com a ajuda do professor e de colegas, cuidando da coerência e da coesão.
  • EF05LP19: Utilizar, ao produzir um texto, recursos coesivos de referência, substituição, elipse e outros.

Conteúdo Programático

A atividade insere-se nos conteúdos programáticos de interpretação de texto, escrita criativa e produção textual colaborativa. Integra também elementos de análise crítica e oratória, preparando os alunos para realizarem argumentação baseada em evidências e apresentação de ideias de forma estruturada e coerente. A metodologia da Roda de Debate coloca os estudantes no papel ativo de sua aprendizagem, promovendo uma participação mais engajada no processo educativo.

  • Interpretação de texto
  • Escrita criativa
  • Produção textual colaborativa
  • Técnicas de argumentação
  • Oratória e apresentação

Metodologia

A metodologia aplicada na 'Detetives de Histórias' combina práticas de leitura ativa com escrita criativa e colaboração. A Roda de Debate será utilizada como um recurso didático para motivar o diálogo, a troca de ideias e a defesa de pontos de vista, aplicando técnicas de argumentação. A atividade é estruturada para que os alunos tenham liberdade criativa, ao mesmo tempo que são guiados pela lógica narrativa e pelos objetivos de aprendizagem.

  • Divisão em grupos e distribuição de trechos misturados de histórias.
  • Discussão em grupo para ordenação das partes e criação de nova história.
  • Roda de Debate para discutir as escolhas narrativas e argumentar ideias.
  • Revisão coletiva das histórias e preparação para apresentação.
  • Apresentação das histórias reorganizadas para a classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade, a distribuição dos trechos e o início do trabalho em grupo para a reorganização das narrativas. Na segunda aula, os grupos finalizarão as histórias e prepararão suas apresentações, seguidas das apresentações finais e feedback do professor e dos colegas.

  • Aula 1: Introdução, distribuição dos trechos de histórias e início da reorganização em grupos.
  • Aula 2: Finalização das histórias, preparação e realização das apresentações.

Avaliação

A avaliação será formativa, observando o envolvimento dos alunos no processo de criação, discussão e apresentação. Serão considerados critérios como criatividade, capacidade de argumentação, coesão e coerência da história recriada, respeito e valorização das ideias alheias durante os debates, além da qualidade e clareza das apresentações. Feedback construtivo será fornecido, valorizando o esforço e as habilidades desenvolvidas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem cópias dos trechos de histórias, espaço apropriado para a formação de pequenos grupos e Roda de Debate, quadro branco ou flip chart para anotações e planejamento das histórias, bem como materiais de desenho ou escrita para a criação final. Tecnologias digitais podem ser empregadas para a apresentação final das histórias, enriquecendo a experiência de aprendizagem.

  • Cópias dos trechos de histórias
  • Quadro branco ou flip chart
  • Materiais de escrita e desenho
  • Espaço para formação de grupos e Roda de Debate
  • Tecnologias digitais para apresentações (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo