Diálogos Modernos: Refletindo o Realismo em Nossa Sociedade

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Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Realismo Brasileiro e seus reflexos na sociedade contemporânea

Esta atividade propõe uma imersão crítica no Realismo brasileiro, destacando autores como Machado de Assis e Aluísio Azevedo. Os alunos serão divididos em grupos e cada um investigará uma obra realista específica, abordando temáticas ainda ressonantes na sociedade atual, como desigualdade, racismo e questões de gênero. A principal estratégia didática será a realização de uma Roda de Debate, incentivando a discussão aprofundada e a defesa de pontos de vista sobre a relevância das questões tratadas nas obras em relação aos desafios sociais contemporâneos. Esse diálogo entre passado e presente visa não apenas a compreensão literária, mas também a formação de cidadãos conscientes e críticos diante das realidades sociais que os cercam. A atividade culmina no desenvolvimento da expressão verbal, argumentativa e do pensamento crítico dos estudantes, ligando o aprendizado literário a questões reais e atuais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreender e analisar obras do Realismo brasileiro, relacionando-as com os desafios sociais contemporâneos. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de análise crítica, argumentação e expressão verbal ao conectar temáticas históricas com questões atuais de desigualdade, racismo e gênero. Através da metodologia ativa de Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre as obras, melhorar a expressão de ideias e argumentos e, simultaneamente, refletir sobre o papel da literatura como espelho e crítico da sociedade.

  • Analisar obras do Realismo brasileiro dentro do contexto histórico-social em que foram produzidas.
  • Relacionar temáticas das obras realistas com desafios sociais contemporâneos.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e expressão verbal.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre questões sociais atuais através da literatura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG401: Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o estudo do Realismo brasileiro, enfatizando a análise de obras de Machado de Assis e Aluísio Azevedo. Serão explorados os contextos históricos, as principais características literárias do movimento e a relevância das temáticas sociais abordadas, como desigualdade, racismo e questões de gênero. Além da compreensão literária, haverá uma conexão direta entre os temas discutidos nas obras e suas manifestações na sociedade contemporânea, estimulando a reflexão crítica sobre as continuidades e rupturas sociais ao longo do tempo.

  • Realismo no Brasil: contexto histórico e características.
  • Análise de obras de Machado de Assis e Aluísio Azevedo.
  • Desigualdade, racismo e questões de gênero nas obras realistas.
  • Comparação entre as temáticas literárias realistas e os desafios sociais contemporâneos.

Metodologia

A metodologia desta atividade será baseada na Roda de Debate, promovendo um ambiente de discussão ativa e participativa. Após a formação dos grupos e a atribuição das obras, os alunos terão um período para pesquisa e preparação de argumentos. A roda de debate será estruturada de modo que cada grupo apresente suas descobertas e pontos de vista, seguidos de uma sessão de perguntas e respostas para facilitar o diálogo e o aprofundamento das análises. Essa abordagem permite que os alunos não só absorvam o conhecimento de forma passiva, mas também sejam protagonistas de seu processo de aprendizagem mediante a prática de argumentação e reflexão crítica.

  • Divisão dos alunos em grupos e atribuição das obras.
  • Período de pesquisa e preparação para a roda de debates.
  • Realização da roda de debates com momentos para apresentação, perguntas e discussões.
  • Uso de recursos digitais para apoio à pesquisa e apresentação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a divisão dos grupos, explicação da atividade e início da pesquisa sobre as obras atribuídas. A segunda aula será dedicada à Roda de Debate, permitindo que cada grupo apresente suas análises e participe da discussão sobre a relevância das obras estudadas para a compreensão de desafios sociais contemporâneos.

  • Aula 1: Divisão de grupos, explicação da corrente literária a ser estudada e início das pesquisas.
  • Aula 2: Realização da Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa na roda de debate, na qualidade dos argumentos apresentados e na capacidade de relacionar as temáticas das obras com questões sociais contemporâneas. Será considerado o desenvolvimento de habilidades analíticas, argumentativas e de expressão verbal. Os alunos serão incentivados a utilizar evidências específicas das obras para apoiar seus argumentos. A capacidade de ouvir e responder às ideias dos colegas também será avaliada, valorizando o respeito à diversidade de opiniões e o diálogo construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como cópias digitais das obras do Realismo brasileiro selecionadas, acesso à internet para pesquisa, projetor para apresentações dos grupos e material de apoio para a condução da roda de debate. Recursos adicionais incluem artigos críticos sobre os temas tratados nas obras e acesso a bibliotecas digitais para ampliar o escopo de pesquisa dos alunos.

  • Cópias digitais das obras selecionadas.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Projetor para apresentações.
  • Material de apoio para a roda de debate.
  • Artigos críticos e acesso a bibliotecas digitais.

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