Minha Receita Secreta

Desenvolvida por: Josima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção Textual

A atividade 'Minha Receita Secreta' propõe uma jornada criativa na qual os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, trabalhando em grupos, criarão suas próprias receitas secretas. Esta prática estimula não apenas a imaginação e a cooperação entre os estudantes, mas também enfatiza a importância da produção textual e do planejamento coletivo. Os alunos serão orientados a pensar em um prato inovador, listar os ingredientes necessários e descrever o passo a passo do modo de preparo, sempre com o apoio do professor, que atuará como um facilitador, garantindo o uso correto da linguagem e estimulando a organização da escrita, sem, contudo, limitar a criatividade dos grupos. Este exercício permite aos alunos reconhecerem a estrutura de textos com instruções, como as receitas, fazer uso de vocabulário específico e criar de maneira lúdica e significativa, aproximando-os dos gêneros textuais encontrados em seu cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos do 1º ano na prática da escrita criativa, fomentando a habilidade de trabalho em equipe e estimulando a capacidade de planejamento. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de elaborar uma receita, nomeando ingredientes e descrevendo procedimentos, enquanto exploram a escrita espontânea e a observação de padrões convencionais da língua escrita. Desta forma, além de ampliarem seu repertório linguístico, os alunos also desenvolverão a competência de produzir textos coerentes e coesos que se enquadrem dentro de um gênero textual específico, demonstrando autonomia e criatividade.

  • Promover a prática da escrita em grupo, estimulando a criatividade e o planejamento.
  • Desenvolver a habilidade de elaborar listas e seguir instruções textuais.
  • Estimular o trabalho em equipe e a capacidade de compartilhar ideias.
  • Aproximar os alunos dos gêneros textuais do cotidiano.
  • Fomentar a autonomia dos estudantes na produção textual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF01LP17: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do texto.

Conteúdo Programático

A base pedagógica desta atividade envolve a exploração de competências linguísticas essenciais, tais como a escrita criativa, a organização textual e a colaboração. Os alunos aprenderão a estrutura básica de uma receita, a importância dos verbos de ação nas instruções e como listas e outras formas de textos curtos ajudam na organização das ideias. Através da atividade proposta, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver a habilidade de planejar e executar um projeto de escrita em grupo, bem como de vivenciar de forma prática a coordenação e a decisão conjunta.

  • Estrutura de uma receita: título, ingredientes, modo de preparo.
  • Vocabulário específico relacionado à culinária.
  • Noções básicas de escrita colaborativa e planejamento textual.
  • Importância da sequência lógica nas instruções.

Metodologia

A metodologia ativa será o centro desta atividade, onde os alunos serão os principais agentes do seu aprendizado. Divididos em pequenos grupos, eles serão encorajados a debater e conceber juntos uma receita 'secreta', promovendo a autonomia e a colaboração. O professor exercerá um papel de mediador, oferecendo apoio na estruturação das ideias, na correção linguística e na organização do texto. A atividade será desenvolvida em um ambiente dinâmico, possibilitando a todos os alunos participar ativamente, manifestar suas ideias e compreender a importância de cada etapa na construção de um texto.

  • Trabalho em grupo para brainstorming e discussão de ideias.
  • Criação coletiva da receita, dividindo tarefas como elaboração de lista de ingredientes e definição do modo de preparo.
  • Auxílio do professor na estruturação das ideias e na correção linguística.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução da atividade, a formação dos grupos e o início da criação das receitas. Já a segunda aula será destinada à conclusão das receitas, com a revisão e partilha das 'receitas secretas' criadas pelos grupos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação dos grupos e início da criação das receitas.
  • Aula 2: Continuação e finalização das receitas, revisão e apresentação dos trabalhos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, levando em conta a participação, o colaborativismo e a criatividade dos alunos durante o desenvolvimento das receitas. Será valorizado o processo de produção textual e não apenas o produto final, considerando a evolução das habilidades de escrita, a interação entre os alunos e a capacidade de trabalhar em equipe. A apresentação das receitas permitirá avaliar como os alunos aplicaram a estrutura de uma receita e como conseguiram planejar e expressar suas ideias. Em especial, serão observados a clareza nas instruções, a originalidade e a coerência textual.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais simples como papel, lápis, borracha e quadro negro ou branco. Além disso, o uso de imagens relacionadas à culinária pode servir de inspiração durante o brainstorming. Recomenda-se também o uso de livros de receitas para que os alunos possam ter contato com a estrutura textual e vocabulário específicos desse gênero.

  • Papel e lápis para escrita.
  • Quadro para exposição de ideias.
  • Imagens de alimentos e pratos culinários.
  • Livros de receitas para consulta.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo