Desvendando o Injuntivo

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Textos instrucionais

Neste plano de aula, propomos uma atividade prática voltada para alunos do 1º ano do Ensino Médio, que visa desenvolver habilidades de interpretação e produção textual a partir da análise e criação de textos injuntivos. Divididos em grupos, os estudantes vão investigar as características essenciais dos textos instrucionais, como o emprego de verbos no imperativo e a organização sequencial das informações. Através da análise de receitas culinárias e manuais de instrução, os alunos deverão observar a clareza e precisão requeridas nesse gênero textual. Em seguida, com base nos conhecimentos adquiridos, cada grupo terá o desafio de criar sua própria receita ou manual de instruções para um objeto fictício, aplicando os elementos típicos do gênero. Este exercício não apenas permitirá a aplicação prática de aspectos gramaticais importantes, mas também fomentará a criatividade, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, habilidades essenciais no processo educativo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa fornecer aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão sólida sobre os textos injuntivos, destacando a importância da clareza, coerência e coesão textual. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e empregar verbos no imperativo, organizar informações de maneira sequencial e entender a estrutura típica de um texto instrucional. Adicionalmente, almeja-se estimular a criatividade dos alunos na criação de instruções claras e precisas para situações fictícias, além de promover o trabalho em grupo como meio para desenvolver habilidades sociais e colaborativas.

  • Compreender a estrutura dos textos injuntivos
  • Identificar e aplicar o uso de verbos no imperativo
  • Desenvolver habilidades de escrita focadas na clareza e precisão
  • Estimular a criatividade na criação de textos instrucionais originais
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade gira em torno dos textos injuntivos, abrangendo desde a análise de exemplos reais, como receitas culinárias e manuais de instrução, até a criação de textos originais. Os conceitos de verbos no imperativo e estrutura sequencial das informações serão explorados detalhadamente, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para a compreensão e produção de instruções claras e coerentes.

  • Características dos textos injuntivos
  • Verbos no imperativo e sua função
  • Estrutura sequencial de instruções
  • Análise de receitas e manuais de instrução
  • Criação de texto injuntivo para objeto fictício

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', encorajando os alunos a participarem ativamente durante todo o processo de aprendizagem. Iniciaremos com uma breve introdução teórica sobre textos injuntivos, seguida de análises em grupo de exemplos concretos. Depois, os alunos, em grupos, partem para a fase de criação, onde aplicarão os conceitos aprendidos ao desenvolverem suas próprias receitas ou manuais. Esta abordagem prática e colaborativa visa não apenas a assimilação do conteúdo, mas também o desenvolvimento de competências interpessoais e criativas.

  • Introdução teórica ao gênero injuntivo
  • Análise em grupo de textos injuntivos
  • Criação, em grupo, de um texto injuntivo original
  • Apresentação e discussão dos textos criados

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a parte teórica, com explicação do gênero textual e análise de exemplos. A segunda aula será dedicada à atividade prática de criação dos textos e sua discussão em sala.

  • Aula 1: Introdução aos textos injuntivos e análise de exemplos
  • Aula 2: Atividade prática de criação e discussão dos textos produzidos

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo quanto no produto final. Será levada em consideração a capacidade do grupo de identificar corretamente os elementos característicos dos textos injuntivos nos exemplos analisados, assim como a originalidade, clareza e precisão dos textos criados. A participação ativa durante as discussões em grupo e a colaboração entre os alunos também serão aspectos avaliados. Por exemplo, um grupo que apresentar uma receita criativa e bem-estruturada, demonstrando compreensão do uso de verbos no imperativo e da organização sequencial, receberá uma avaliação positiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem acesso a exemplos diversos de receitas culinárias e manuais de instrução, tanto impressos quanto digitais. Além disso, serão providenciados materiais para a escrita e desenho das instruções criadas pelos alunos, como papel, canetas e lápis. O uso de tecnologias digitais, como tablets ou computadores, pode ser integrado para a pesquisa de mais exemplos ou para a digitação das receitas e manuais criados.

  • Exemplos impressos e digitais de receitas e manuais de instrução
  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis)
  • Tecnologias digitais (tablets, computadores)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo