Ecos do Passado: Compreendendo os Estados Totalitários

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: História - Estados Totalitários

Após uma introdução ao conceito de estados totalitários através de uma aula expositiva com slides, os alunos participarão em uma atividade prática de discussão em grupos. A atividade proposta tem como objetivo analisar as principais características dos governos totalitários, enfocando como esses regimes conseguiram se estabelecer e manter o poder. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, com a tarefa de discutir e refletir sobre questões previamente definidas pelo professor, que visam provocar um pensamento crítico sobre aspectos como controle social, o uso da propaganda e práticas de repressão. Após as discussões, cada grupo selecionará um relator responsável por compartilhar os pontos abordados e as conclusões alcançadas na forma de uma roda de debate. Este método visa não apenas aprofundar a compreensão histórica dos alunos sobre os regimes totalitários, mas também desenvolver habilidades de argumentação e respeito às diversas perspectivas na construção do conhecimento histórico.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre os fenômenos dos estados totalitários do século XX, incluindo fascismo e nazismo, focando no entendimento de como tais regimes emergiram, consolidaram-se e exerceram controle sobre as sociedades. Pretende-se desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão sobre o impacto desses governos na história mundial, além de estimular a argumentação e o respeito por diferentes pontos de vista. Os alunos irão aprender a contextualizar eventos históricos, relacioná-los com o presente e entender a importância da memória histórica na prevenção de regimes autoritários futuros.

  • Analisar as características dos estados totalitários e o contexto de sua emergência
  • Compreender as estratégias de manutenção de poder, incluindo controle social, propaganda e repressão
  • Desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica
  • Fomentar a capacidade de respeito e apreciação por diferentes perspectivas históricas
  • Aplicar o método da roda de debate para aprimorar a comunicação e o pensamento crítico

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09HI13: Descrever e contextualizar os processos da emergência do fascismo e do nazismo, a consolidação dos estados totalitários e as práticas de extermínio (como o holocausto).

Conteúdo Programático

A discussão focará na introdução aos conceitos e à história dos estados totalitários, especialmente durante o século XX. Exploraremos, com profundidade, os casos do fascismo na Itália, do nazismo na Alemanha e outras manifestações autoritárias pelo mundo. Os alunos aprenderão sobre as causas que levaram à emergência desses governos, suas principais características, métodos de propaganda, controle social, e as consequências para a população e para a história mundial.

  • Definição e características dos estados totalitários
  • Casos históricos de regimes totalitários: fascismo e nazismo
  • Métodos de consolidação de poder: controle social, propaganda e repressão
  • Consequências dos regimes totalitários na história e na sociedade

Metodologia

A metodologia adotada na atividade inclui uma abordagem participativa e ativa dos estudantes através do método de Roda de Debate. Após a exposição inicial do conteúdo, os alunos se dividirão em grupos para discussão, onde analisarão as perguntas propostas com base no conhecimento adquirido. Esta etapa será seguida pela roda de debate, onde cada grupo, por meio de seu relator, apresentará seus argumentos e conclusões, promovendo um ambiente de troca de ideias e reflexão coletiva.

  • Aula expositiva com uso de slides
  • Discussão em grupo sobre questões-chave
  • Seleção de relatores para representar os grupos
  • Roda de debate para compartilhamento das conclusões dos grupos
  • Feedback construtivo do professor e reflexão conjunta

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma única sessão de 1 hora. Inicialmente, haverá a apresentação do conteúdo com duração de 20 minutos, seguida por discussões em grupo por 20 minutos. Os 20 minutos finais serão dedicados à roda de debate e ao feedback do professor.

  • Aula 1 da atividade: Apresentação do conteúdo (20 min), Discussão em grupos (20 min), Roda de debate (20 min)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a discussão em grupo e na roda de debate, observando-se a capacidade de argumentação, reflexão crítica e respeito pelas diferentes visões apresentadas. A qualidade das análises fornecidas, a clareza na comunicação das ideias e o engajamento com a atividade serão critérios considerados. Exemplos práticos de aplicação desses critérios incluem a contribuição do aluno para a discussão no grupo, a eficácia com que o relator apresenta os pontos do grupo e a interação respeitosa durante a roda de debate.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem slides preparados pelo professor com informações chave sobre os estados totalitários, espaço físico adequado para a realização de grupos de discussão e da roda de debate, bem como materiais de suporte como quadro branco, marcadores e folhas de papel para anotações dos grupos.

  • Slides com conteúdo sobre estados totalitários
  • Espaço físico para discussão em grupos e roda de debate
  • Quadro branco com marcadores
  • Folhas de papel para anotações

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