Cinegramática: Uma Jornada Cinematográfica pela Morfologia

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise Linguística e Semiótica

Nesta atividade, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio serão conduzidos por uma imersão na linguagem utilizada em diferentes contextos cinematográficos, com um olhar voltado para a morfologia. Após uma preparação prévia com materiais de estudo sobre classes gramaticais e suas funções na construção de significados, eles serão convidados a assistir a uma seleção de curtas-metragens ou cenas de filmes onde o uso expressivo da linguagem - como trocadilhos, jogos de palavras e diálogos peculiares - apresenta-se como elemento chave para a narrativa. Em sala de aula, por meio da metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos participarão de discussões voltadas à compreensão de como esses aspectos linguísticos contribuem para a construção dos sentidos e impactam o espectador. Posteriormente, trabalharão em grupos para criar textos ou diálogos, onde deverão aplicar deliberadamente o uso de classes gramaticais de maneira similar à observada nos filmes, demonstrando a relevância destes recursos na enriquecimento textual e na expressão de ideias de forma criativa e impactante.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é promover a compreensão e a aplicação consciente das classes gramaticais e suas funções expressivas na construção de textos e diálogos. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades analíticas para identificar e interpretar o uso variegado e expressivo da linguagem em obras cinematográficas, além de incentivar a criatividade na produção de textos próprios que utilizem esses conhecimentos de morfologia de forma intencional para enriquecer a narrativa ou transmitir ideias de maneira eficaz. Este trabalho tem como meta aprimorar a competência linguística dos estudantes, capacitando-os a explorar as potencialidades da língua como ferramenta de comunicação e expressão pessoal.

  • Analisar o uso expressivo das classes gramaticais em contextos cinematográficos
  • Compreender a importância da escolha lexical para a construção de significados em textos
  • Incentivar a produção de textos que explorem o uso criativo da morfologia
  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise linguística
  • Promover a capacidade de trabalhar em grupo para a construção coletiva de conhecimento

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101 - Analisar, em textos de diferentes gêneros, o efeito de sentido decorrente do uso de diversos recursos expressivos da linguagem verbal, como a escolha de palavras e a exploração de ambiguidades, entre outros.
  • EM13LGG102 - Explorar, em textos de diferentes gêneros, os efeitos de sentido decorrentes da escolha de determinadas palavras ou expressões, da exploração de recursos fonológicos (como onomatopeia, aliteração, assonância), sintáticos e semânticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade está centrado no estudo da morfologia na língua portuguesa, com ênfase no reconhecimento e na utilização das classes gramaticais e seus papéis na construção de significados em textos. Através da análise de obras cinematográficas e da produção textual e dialogal, os alunos terão a oportunidade de explorar a diversidade e a riqueza da linguagem, bem como suas possibilidades expressivas, visando aprimorar suas competências comunicativas e de análise linguística.

  • Classes gramaticais e suas funções
  • Estratégias de construção de significado através da linguagem
  • Análise de linguagem em obras cinematográficas
  • Produção de textos com foco na escolha lexical

Metodologia

Adotando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos serão incentivados a explorar o conteúdo de morfologia previamente, por meio de recursos pedagógicos selecionados pelo professor. Em sala, a discussão sobre os filmes e a atividade de produção textual serão conduzidas de forma a promover a participação ativa, a troca de ideias e a construção colaborativa do conhecimento. A abordagem prioriza o engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem, valorizando a autoria e a reflexão crítica.

  • Estudo prévio do conteúdo (Sala de Aula Invertida)
  • Análise de curtas-metragens ou cenas de filmes
  • Discussões em grupos
  • Atividade de produção textual em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a análise dos curtas-metragens ou cenas de filmes selecionados, seguida de uma discussão guiada sobre o uso expressivo da linguagem. A segunda aula será dedicada à atividade de produção textual, onde os alunos, em grupos, trabalharão na elaboração de seus próprios textos ou diálogos, aplicando os conceitos estudados.

  • Aula 1: Análise de filmes e discussão sobre linguagem expressiva
  • Aula 2: Atividade de produção textual em grupos

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada considerando a participação ativa dos estudantes nas discussões em sala de aula, a capacidade de análise crítica demonstrada durante a exploração dos curtas-metragens ou cenas de filmes, e a qualidade e criatividade dos textos ou diálogos produzidos em grupo. A originalidade na aplicação das classes gramaticais e a habilidade em construir significados de maneira expressiva serão critérios importantes. Os professores podem criar rubricas que detalhem os aspectos a serem considerados, possibilitando um feedback construtivo e direcionado para o aperfeiçoamento das habilidades dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para o estudo prévio da morfologia e para a visualização dos curtas-metragens ou cenas de filmes selecionadas, projetor e sistema de som para a exibição dos vídeos em sala de aula, além de material para anotação, como cadernos e lápis, para que os alunos possam registrar suas análises e ideias durante as discussões e a fase de produção textual.

  • Acesso à internet
  • Projetor e sistema de som
  • Material de anotação (caderno, lápis)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo