Memes Ambientais

Desenvolvida por: Siléa … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Educação Ambiental
Temática: Conscientização Ambiental

Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a criar memes e gifs concentrando-se em questões ambientais. Com a utilização de humor, ironia e crítica, eles desenvolverão mensagens poderosas sobre importantes temas como preservação, poluição, reciclagem entre outros. Esta atividade visa explorar palavras, expressões e imagens de maneira ambígua para incitar reflexão e promover debates significativos entre os alunos. O objetivo é que, ao analisar e criar esses recursos visuais, os alunos aprimorem suas habilidades de inferência e justificação em textos multissemióticos, enquanto cultivam uma conscientização maior sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Além disso, aprenderão a valorizar e produzir um humor que seja ao mesmo tempo inteligente e crítico no que tange a questões ambientais, promovendo assim uma aprendizagem significativa e engajadora.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos principais desenvolver as habilidades de inferência e justificação dos alunos em conteúdos que se utilizam de linguagens multimodais, como memes e gifs, especialmente quando aplicados a temas de grande relevância social como a preservação ambiental. Espera-se que os alunos possam, por meio do humor e da crítica, comunicar e refletir sobre as diversas problemáticas ambientais, contribuindo para a formação de indivíduos mais conscientes e responsáveis. Além disso, almeja-se reforçar competências linguísticas importantes, tais como a correta concordância nominal e verbal, e a capacidade de identificar diferentes elementos e efeitos de humor em textos multimodais.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e reflexão sobre questões ambientais, utilizando-se de recursos multimodais.
  • Promover o uso consciente da linguagem verbal e não verbal na construção de mensagens com impacto social e ambiental.
  • Fomentar a criatividade e o pensamento crítico na produção de conteúdo humorístico e informativo sobre o meio ambiente.
  • Ampliar a compreensão sobre a importância da conservação ambiental e a responsabilidade individual e coletiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP06: Empregar, adequadamente, as regras de concordância nominal (relações entre os substantivos e seus determinantes) e as regras de concordância verbal (relações entre o verbo e o sujeito simples e composto).
  • EF67LP29: Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.
  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrangerá conceitos e práticas relacionados à educação ambiental, análise de textos multimodais, bem como as competências linguísticas de concordância nominal e verbal. Explorar-se-á a maneira como o humor pode ser uma ferramenta eficaz para a conscientização e crítica de questões atuais sobre o meio ambiente. Este plano de aula almeja unir o aprendizado da língua portuguesa à educação ambiental de maneira interdisciplinar e relevante.

  • Análise de exemplos de memes e gifs sobre questões ambientais.
  • Conceitos de preservação, poluição e reciclagem.
  • Técnicas de criação de memes e gifs utilizando ferramentas digitais.
  • Regras de concordância nominal e verbal aplicadas à criação de textos.

Metodologia

Empregaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', que permite aos alunos aprenderem através da prática direta e da experimentação. Iniciaremos com uma breve apresentação sobre a importância da conservação ambiental e a seguir, uma introdução ao mundo dos memes e gifs como forma de comunicação de críticas e ideias. Logo após, os alunos participarão de workshops práticos em que criarão seus próprios memes e gifs, aplicando o conhecimento adquirido sobre questões ambientais e utilizando adequadamente as regras de concordância nominal e verbal. Essa abordagem busca engajar os alunos de forma significativa, incentivando a criatividade, a reflexão crítica e o aprendizado ativo.

  • Apresentação de conceitos através de multimídia e discussão.
  • Análise e discussão de exemplos de memes e gifs ambientais.
  • Workshops práticos de criação de memes e gifs utilizando ferramentas online.
  • Discussions dirigidas para a reflexão da mensagem e impacto dos trabalhos produzidos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de cinco aulas de 240 minutos cada, totalizando 20 horas. Inicialmente, dedicaremos às introduções teóricas e análise de exemplos. Nas aulas seguintes, os alunos entrarão na fase prática de criação, culminando em uma sessão de apresentação e discussão dos trabalhos produzidos.

  • Aula 1: Introdução ao tema ambiental e análise de exemplos de memes e gifs.
  • Aula 2: Revisão das regras de concordância nominal e verbal e início dos workshops práticos.
  • Aula 3: Continuação dos workshops práticos de criação.
  • Aula 4: Finalização dos memes e gifs e preparação das apresentações.
  • Aula 5: Apresentação dos trabalhos pelos alunos e discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos, a criatividade e a originalidade nas criações, bem como a correta aplicação das regras de concordância nominal e verbal. Além disso, será valorizada a capacidade dos alunos de expressarem críticas e reflexões sobre as questões ambientais através dos memes e gifs criados. A participação nas discussões e o engajamento com o processo de aprendizagem também serão critérios importantes. Exemplos de rubricas de avaliação serão fornecidos para orientar tanto os alunos quanto os professores nesse processo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso a computadores com conexão à internet para a pesquisa de informações e uso de softwares ou aplicativos de criação de memes e gifs. Serão utilizados também materiais didáticos como apresentações em PowerPoint ou vídeos sobre questões ambientais, além de guias sobre as regras de concordância nominal e verbal para referência rápida.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Softwares ou sites para criação de memes e gifs.
  • Materiais didáticos sobre questões ambientais e regras da língua portuguesa.
  • Projetor multimídia para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo