Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a criar memes e gifs concentrando-se em questões ambientais. Com a utilização de humor, ironia e crítica, eles desenvolverão mensagens poderosas sobre importantes temas como preservação, poluição, reciclagem entre outros. Esta atividade visa explorar palavras, expressões e imagens de maneira ambígua para incitar reflexão e promover debates significativos entre os alunos. O objetivo é que, ao analisar e criar esses recursos visuais, os alunos aprimorem suas habilidades de inferência e justificação em textos multissemióticos, enquanto cultivam uma conscientização maior sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Além disso, aprenderão a valorizar e produzir um humor que seja ao mesmo tempo inteligente e crítico no que tange a questões ambientais, promovendo assim uma aprendizagem significativa e engajadora.
Esta atividade tem como objetivos principais desenvolver as habilidades de inferência e justificação dos alunos em conteúdos que se utilizam de linguagens multimodais, como memes e gifs, especialmente quando aplicados a temas de grande relevância social como a preservação ambiental. Espera-se que os alunos possam, por meio do humor e da crítica, comunicar e refletir sobre as diversas problemáticas ambientais, contribuindo para a formação de indivíduos mais conscientes e responsáveis. Além disso, almeja-se reforçar competências linguísticas importantes, tais como a correta concordância nominal e verbal, e a capacidade de identificar diferentes elementos e efeitos de humor em textos multimodais.
O conteúdo programático da atividade abrangerá conceitos e práticas relacionados à educação ambiental, análise de textos multimodais, bem como as competências linguísticas de concordância nominal e verbal. Explorar-se-á a maneira como o humor pode ser uma ferramenta eficaz para a conscientização e crítica de questões atuais sobre o meio ambiente. Este plano de aula almeja unir o aprendizado da língua portuguesa à educação ambiental de maneira interdisciplinar e relevante.
Empregaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', que permite aos alunos aprenderem através da prática direta e da experimentação. Iniciaremos com uma breve apresentação sobre a importância da conservação ambiental e a seguir, uma introdução ao mundo dos memes e gifs como forma de comunicação de críticas e ideias. Logo após, os alunos participarão de workshops práticos em que criarão seus próprios memes e gifs, aplicando o conhecimento adquirido sobre questões ambientais e utilizando adequadamente as regras de concordância nominal e verbal. Essa abordagem busca engajar os alunos de forma significativa, incentivando a criatividade, a reflexão crítica e o aprendizado ativo.
A atividade será realizada ao longo de cinco aulas de 240 minutos cada, totalizando 20 horas. Inicialmente, dedicaremos às introduções teóricas e análise de exemplos. Nas aulas seguintes, os alunos entrarão na fase prática de criação, culminando em uma sessão de apresentação e discussão dos trabalhos produzidos.
A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação ativa dos alunos, a criatividade e a originalidade nas criações, bem como a correta aplicação das regras de concordância nominal e verbal. Além disso, será valorizada a capacidade dos alunos de expressarem críticas e reflexões sobre as questões ambientais através dos memes e gifs criados. A participação nas discussões e o engajamento com o processo de aprendizagem também serão critérios importantes. Exemplos de rubricas de avaliação serão fornecidos para orientar tanto os alunos quanto os professores nesse processo.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso a computadores com conexão à internet para a pesquisa de informações e uso de softwares ou aplicativos de criação de memes e gifs. Serão utilizados também materiais didáticos como apresentações em PowerPoint ou vídeos sobre questões ambientais, além de guias sobre as regras de concordância nominal e verbal para referência rápida.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula