Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental participarão de uma caça ao tesouro emocionante e educativa. Ao invés de procurar por objetos, estarão em busca de palavras que remetem à festa junina, escondidas pela sala de aula. Essas palavras estarão disfarçadas em enigmas ou charadas simples, desenvolvidas para estimular o raciocínio, a leitura e a interpretação dos pequenos. Uma vez que as charadas forem resolvidas, as palavras-chave surgirão. As palavras podem incluir comidas típicas, danças, trajes e elementos decorativos que são tradicionais dessas festas. Após encontrar todas as palavras, os alunos se reunirão em círculo para compartilhar suas descobertas, discutindo o significado e a importância de cada palavra encontrada no contexto das tradições juninas, fomentando o respeito e a valorização das manifestações culturais brasileiras. O objetivo é realizar uma imersão cultural por meio de um jogo dinâmico e interativo, utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, que visa proporcionar uma experiência de aprendizado significativa e prazerosa.
Os objetivos desta atividade englobam o estímulo à leitura e interpretação de texto, o desenvolvimento do raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas por meio de enigmas. Visa-se também ampliar o vocabulário dos alunos com palavras e termos associados às tradições juninas, promovendo o conhecimento e a valorização da cultura popular brasileira. Essa atividade prática pretende fomentar a interação social, a comunicação eficaz e o trabalho em equipe, enquanto os alunos compartilham entre si as soluções encontradas e o conhecimento adquirido durante o jogo.
O conteúdo abordará a temática das festas juninas, explorando desde os elementos mais reconhecíveis, como comidas típicas e quadrilhas, até as origens e significados culturais dessa tradicional celebração brasileira. Por meio dessa atividade lúdica, os alunos poderão vivenciar aspectos da cultura popular, ampliando seus conhecimentos sobre essa festa tão característica do nosso país, sempre de maneira divertida e interativa.
A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, que consiste em aproveitar a estrutura lúdica de um jogo para atingir objetivos educacionais. Nesta abordagem, os alunos estarão ativamente envolvidos na solução de problemas por meio de charadas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e interativo. Este método estimula o pensamento crítico, a tomada de decisão e a aplicação prática de conhecimentos e habilidades.
A atividade total terá uma carga horária de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução à atividade e o início da busca pelas palavras. A segunda aula será destinada a continuar a busca, seguida pela discussão em grupo das palavras encontradas e reflexão sobre a atividade
A avaliação será formativa e baseada na participação ativa durante a atividade, na capacidade de trabalhar em equipe, na habilidade de resolver os enigmas propostos e no empenho em discutir o significado das palavras no contexto da festa junina. Será dada ênfase à interação social, cooperação e ao processo de aprendizado conjunto. Exemplos práticos de avaliação podem incluir observação da capacidade do aluno de contribuir para o trabalho em equipe, usar pistas para resolver charadas e engajar-se nas discussões em grupo.
Os recursos necessários para a realização desta atividade pedagógica incluem charadas impressas ou escritas em cartões, fita adesiva para fixação das charadas nos espaços da sala, um glossário de termos juninos para apoio e papel e caneta para os alunos realizarem anotações durante a atividade. A utilização de imagens alusivas às festas juninas pode também enriquecer a experiência, tornando o ambiente mais imersivo.
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