Caça aos Dígrafos

Desenvolvida por: Edileu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Dígrafos lh, nh, ch

Na atividade 'Caça aos Dígrafos', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma jornada de exploração e descoberta pelos dígrafos 'lh', 'nh' e 'ch'. Esta dinâmica educativa envolverá a utilização de revistas, jornais e outros materiais de leitura disponíveis na sala de aula. Cada participante terá como missão buscar, identificar e recortar palavras que apresentem os dígrafos em destaque. Após a fase de pesquisa e coleta, os alunos, organizados em pequenos grupos, terão a tarefa de montar um mural coletivo. Este mural será dividido em seções específicas para cada um dos dígrafos explorados, criando assim uma estrutura organizada e visualmente atraente que contribuirá para o reforço da aprendizagem. Além de promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, esta atividade proporcionará aos alunos a oportunidade de exercitar a cooperação, o trabalho em equipe e a criatividade. Empregando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos serão protagonistas de seu aprendizado, transformando a teoria em prática de maneira lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados no reforço da capacidade de ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos 'lh', 'nh', 'ch', crucial para a fluência leitora e competência escritora dos alunos. Visa-se também fomentar a habilidade de trabalhar em equipe, promovendo a cooperação e a divisão de tarefas de forma eficaz. Por meio da prática, espera-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de planejar e produzir trabalhos coletivos, organizando as informações de maneira clara e coerente, respeitando as normas gráficas e as características dos gêneros textuais trabalhados.

  • Reforçar a leitura e escrita de palavras com os dígrafos 'lh', 'nh', 'ch'.
  • Desenvolver competências sociais como trabalho em equipe e cooperação.
  • Estimular a organização e planejamento de tarefas coletivas.
  • Promover o reconhecimento e uso adequado dos dígrafos em diferentes contextos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP03: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
  • EF03LP13: Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

Conteúdo Programático

A atividade 'Caça aos Dígrafos' é estruturada de forma a integrar conhecimentos da Língua Portuguesa com o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. Os participantes abordarão a identificação, compreensão e uso dos dígrafos 'lh', 'nh', 'ch' em palavras do cotidiano, além de explorar os processos de cooperação e comunicação efetiva durante a montagem do mural coletivo. Esta proposta pedagógica visa proporcionar um aprendizado interativo e participativo, onde os alunos aplicam na prática conceitos observados de maneira teórica, fortalecendo assim sua competência linguística e sua capacidade de trabalhar em grupo.

  • Identificação dos dígrafos 'lh', 'nh', 'ch'.
  • Leitura e escrita de palavras que contenham os dígrafos trabalhados.
  • Organização e planejamento de atividades em grupo.
  • Produção de um mural coletivo utilizando as palavras encontradas.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos estarão diretamente envolvidos no processo de aprendizagem por meio da exploração, pesquisa e colaboração. A caça aos dígrafos iniciará com uma breve explicação sobre o que são dígrafos e a importância deles na língua portuguesa. Em seguida, os alunos partirão para a busca de palavras em materiais impressos, trabalhando em pequenos grupos. Após a coleta, cada grupo organizará as palavras encontradas em um mural, promovendo discussões sobre a classificação correta de cada palavra de acordo com o dígrafo presente. Este método favorece a aprendizagem ativa, engajamento e autonomia dos estudantes.

  • Explicação inicial sobre dígrafos e seus usos.
  • Pesquisa e coleta de palavras em materiais impressos.
  • Organização das palavras por dígrafos em um mural coletivo.
  • Discussão em grupo para classificação e análise das palavras encontradas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 3 horas, divididas em 3 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e início da coleta de palavras. A segunda aula será dedicada à continuação da busca por palavras e ao início da organização do mural. Na terceira e última aula, os alunos finalizarão o mural e realizarão uma apresentação das palavras coletadas, discutindo o uso de cada dígrafo.

  • Aula 1: Introdução aos dígrafos e início da pesquisa e coleta de palavras.
  • Aula 2: Continuação da coleta e início da organização do mural.
  • Aula 3: Finalização do mural e apresentação/discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça aos Dígrafos' considerará a participação ativa, colaboração e engajamento dos alunos durante todo o processo. Será observado o esforço individual e coletivo na busca e seleção das palavras, bem como a contribuição de cada aluno para a montagem e organização do mural. A capacidade de argumentação sobre o uso dos dígrafos e a correta classificação das palavras também serão critérios avaliativos. Exemplificando, alunos que conseguirem identificar corretamente uma ampla variedade de palavras com os dígrafos 'lh', 'nh', 'ch' e explicar seu uso em contexto receberão uma avaliação positiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade será necessário disponibilizar diversos materiais de leitura, como revistas, jornais e folhetos, que serão fontes de pesquisa para os alunos. Tesouras sem ponta e cola para a montagem do mural também são essenciais. Além disso, é preciso providenciar um espaço adequado na sala de aula ou corredor para a exposição do mural coletivo.

  • Revistas, jornais e folhetos variados para coleta de palavras.
  • Tesouras sem ponta e cola para montagem do mural.
  • Espaço na sala de aula ou corredor para exposição do mural.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo