Na atividade 'Caça aos Dígrafos', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma jornada de exploração e descoberta pelos dígrafos 'lh', 'nh' e 'ch'. Esta dinâmica educativa envolverá a utilização de revistas, jornais e outros materiais de leitura disponíveis na sala de aula. Cada participante terá como missão buscar, identificar e recortar palavras que apresentem os dígrafos em destaque. Após a fase de pesquisa e coleta, os alunos, organizados em pequenos grupos, terão a tarefa de montar um mural coletivo. Este mural será dividido em seções específicas para cada um dos dígrafos explorados, criando assim uma estrutura organizada e visualmente atraente que contribuirá para o reforço da aprendizagem. Além de promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, esta atividade proporcionará aos alunos a oportunidade de exercitar a cooperação, o trabalho em equipe e a criatividade. Empregando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos serão protagonistas de seu aprendizado, transformando a teoria em prática de maneira lúdica e significativa.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados no reforço da capacidade de ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos 'lh', 'nh', 'ch', crucial para a fluência leitora e competência escritora dos alunos. Visa-se também fomentar a habilidade de trabalhar em equipe, promovendo a cooperação e a divisão de tarefas de forma eficaz. Por meio da prática, espera-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de planejar e produzir trabalhos coletivos, organizando as informações de maneira clara e coerente, respeitando as normas gráficas e as características dos gêneros textuais trabalhados.
A atividade 'Caça aos Dígrafos' é estruturada de forma a integrar conhecimentos da Língua Portuguesa com o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas. Os participantes abordarão a identificação, compreensão e uso dos dígrafos 'lh', 'nh', 'ch' em palavras do cotidiano, além de explorar os processos de cooperação e comunicação efetiva durante a montagem do mural coletivo. Esta proposta pedagógica visa proporcionar um aprendizado interativo e participativo, onde os alunos aplicam na prática conceitos observados de maneira teórica, fortalecendo assim sua competência linguística e sua capacidade de trabalhar em grupo.
Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos estarão diretamente envolvidos no processo de aprendizagem por meio da exploração, pesquisa e colaboração. A caça aos dígrafos iniciará com uma breve explicação sobre o que são dígrafos e a importância deles na língua portuguesa. Em seguida, os alunos partirão para a busca de palavras em materiais impressos, trabalhando em pequenos grupos. Após a coleta, cada grupo organizará as palavras encontradas em um mural, promovendo discussões sobre a classificação correta de cada palavra de acordo com o dígrafo presente. Este método favorece a aprendizagem ativa, engajamento e autonomia dos estudantes.
A carga horária total da atividade será de 3 horas, divididas em 3 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e início da coleta de palavras. A segunda aula será dedicada à continuação da busca por palavras e ao início da organização do mural. Na terceira e última aula, os alunos finalizarão o mural e realizarão uma apresentação das palavras coletadas, discutindo o uso de cada dígrafo.
A avaliação da atividade 'Caça aos Dígrafos' considerará a participação ativa, colaboração e engajamento dos alunos durante todo o processo. Será observado o esforço individual e coletivo na busca e seleção das palavras, bem como a contribuição de cada aluno para a montagem e organização do mural. A capacidade de argumentação sobre o uso dos dígrafos e a correta classificação das palavras também serão critérios avaliativos. Exemplificando, alunos que conseguirem identificar corretamente uma ampla variedade de palavras com os dígrafos 'lh', 'nh', 'ch' e explicar seu uso em contexto receberão uma avaliação positiva.
Para a realização desta atividade será necessário disponibilizar diversos materiais de leitura, como revistas, jornais e folhetos, que serão fontes de pesquisa para os alunos. Tesouras sem ponta e cola para a montagem do mural também são essenciais. Além disso, é preciso providenciar um espaço adequado na sala de aula ou corredor para a exposição do mural coletivo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula