Histórias em Quadrinhos

Desenvolvida por: Kátia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo da criação narrativa por meio de histórias em quadrinhos, uma forma artística que combina texto e imagens de maneira sequencial para contar histórias. Divididos em pequenos grupos, eles receberão uma sequência de imagens sem texto. Cada grupo terá a tarefa de criar uma história que faça sentido com as imagens fornecidas, escrita nos balões de fala vazios. Esta atividade introduzirá conceitos de sequencialidade e coerência textual de forma prática e atraente, além de praticar a escrita e a oralidade. Após a elaboração, cada grupo apresentará sua história em quadrinhos para a classe, permitindo que todos os alunos compartilhem suas criações e pratiquem suas habilidades de falar em público. Este projeto é desenhado para fomentar a criatividade, a colaboração e a comunicação, pilares essenciais no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fomentar a habilidade dos alunos em criar narrativas coerentes e criativas utilizando uma sequência de imagens. Pretende-se desenvolver as capacidades de interpretação de texto, produção escrita colaborativa e expressão oral. Adicionalmente, esta atividade propõe-se a ensinar conceitos fundamentais sobre sequencialidade e organização de ideias de forma lúdica e envolvente. Através da criação compartilhada, os estudantes também exercitarão habilidades sociais como cooperação e respeito pelas ideias dos outros, preparando-os não só academicamente, mas também para interações sociais construtivas.

  • Desenvolver a habilidade de criar narrativas coerentes utilizando sequência de imagens.
  • Praticar a escrita criativa e a produção textual de forma colaborativa.
  • Aprimorar a oralidade mediante a apresentação da história em quadrinhos para a turma.
  • Introduzir e consolidar a compreensão sobre sequencialidade e coerência textual.
  • Fomentar a colaboração, respeito mútuo e o trabalho em equipe.

Conteúdo Programático

A atividade estará subsidiada pelo estudo da narrativa, a importância dos elementos sequenciais em uma história, e como imagens podem ser utilizadas para contar uma história antes mesmo da introdução de textos. Enfatizaremos a compreensão da narrativa visual como fundamental para a habilidade de leitura e interpretação. Destacaremos também a importância da colaboração para a construção conjunta de ideias, evidenciando como diferentes interpretações de uma mesma sequência de imagens podem levar a criações variadas e igualmente válidas.

  • Narrativa visual e elementos de sequencialidade em histórias em quadrinhos.
  • Estrutura de uma narrativa: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Técnicas básicas de escrita criativa e diálogo.
  • Princípios de colaboração e trabalho em equipe na produção textual.
  • Expressão oral e técnicas para apresentação em público.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa de aprendizagem, centrada no aluno, onde os participantes estarão constantemente envolvidos na construção do seu conhecimento por meio da prática e reflexão sobre fazer. Isso significa que, em vez de simplesmente receberem informações, os alunos serão agentes ativos no processo de aprendizagem, colaborando com seus colegas para criar suas próprias histórias em quadrinhos. Serão fornecidos materiais e suporte conforme necessário, mas o desenvolvimento da história dependerá inteiramente da criatividade e colaboração do grupo. Esta abordagem estimula o pensamento crítico, a criatividade e as habilidades sociais.

  • Aprendizagem baseada em projetos com foco na criação de histórias em quadrinhos.
  • Atividades em grupo para estimular a colaboração e a troca de ideias.
  • Orientação e acompanhamento do educador ao longo da criação das histórias.
  • Apresentação pública das histórias, fomentando a expressão oral.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao projeto, divididos em grupos e começarão a trabalhar em suas histórias. Na aula seguinte, os grupos finalizarão suas criações e as apresentarão para a classe.

  • Aula 1 : Introdução ao projeto e início da criação das histórias em quadrinhos.
  • Aula 2 : Finalização das histórias e apresentações para a turma.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação, criatividade, habilidade de trabalho em equipe e na capacidade dos alunos em expressar suas ideias tanto na forma escrita quanto oral. Será dada especial atenção à maneira como cada grupo conseguiu ligar as imagens em uma sequência coerente e criativa, bem como a riqueza de detalhes e originalidade dos diálogos e narrativas. As apresentações dos estudantes também servirão como uma importante ferramenta de avaliação, sendo observado o quanto se sentem confortáveis expressando suas ideias em público e como interagem com anseios e perguntas de seus colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessárias sequências de imagens sem texto, que podem ser impressas em papel ou projetadas. Também serão utilizados materiais de escritório básicos como papel, lápis e borracha. Para grupos que preferirem, será possível utilizar aplicativos de criação de histórias em quadrinhos ou softwares de apresentação como alternativa ao papel. Incentiva-se a utilização de recursos digitais que podem enriquecer a experiência aprendizado e a apresentação final do projeto.

  • Sequências de imagens impressas ou digitais.
  • Materiais de escritório (papel, lápis, borracha).
  • Acesso a computadores ou tablets, se disponível.
  • Software de apresentação ou aplicativo de criação de histórias em quadrinhos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo