Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, na atividade 'Detetives da Pontuação', serão divididos em pequenos grupos para investigarem o uso da pontuação em textos. O professor fornecerá textos curtos, deliberadamente escritos sem qualquer pontuação - vírgulas, pontos finais, pontos de exclamação, entre outros sinais. Cada grupo terá a tarefa de analisar o texto, discutir em equipe e decidir a melhor maneira de incluir os sinais de pontuação de forma a tornar o texto claro e compreensível. Ao final, cada grupo apresentará o texto pontuado durante uma 'Roda de Debate', onde justificarão suas escolhas e debaterão sobre as várias maneiras de utilizar a pontuação para expressar diferentes tonalidades e ritmos na escrita. Esta atividade visa não só reforçar a compreensão sobre a importância da pontuação na leitura e na escrita, mas também promover a colaboração, a argumentação e a capacidade de tomar decisões em grupo.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e aplicar corretamente os sinais de pontuação em textos, conforme a habilidade EF12LP03 da BNCC. Além disso, visa-se promover a interação entre os alunos por meio do trabalho em grupo e da discussão coletiva, aprimorando suas habilidades de argumentação, escuta ativa e respeito pelas opiniões dos outros. A atividade 'Detetives da Pontuação' também tem como meta estimular a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes, ao desafiá-los a pensar em como a pontuação pode alterar o sentido de um texto, e como ela é essencial para a clareza da comunicação escrita.
A atividade abordará conceitos fundamentais sobre a pontuação na escrita, como a importância dos diferentes sinais de pontuação (vírgula, ponto final, ponto de exclamação, etc.) para a construção do sentido dos textos. Além disso, será incentivado o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas, através do trabalho em equipe e do exercício da argumentação durante a Roda de Debate.
A metodologia ativa aplicada será a 'Roda de Debate', permitindo aos alunos não apenas a aprendizagem sobre pontuação, mas também a prática de habilidades sociais importantes. Durante a atividade, a interação e discussão entre os grupos sobre as decisões de pontuação escolhidas estimula o pensamento crítico, a argumentação e a capacidade de escuta. Este método promove um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e receberão os textos para análise. A segunda aula será dedicada à 'Roda de Debate', onde cada grupo apresentará seu trabalho e participará da discussão sobre as escolhas de pontuação feitas.
A avaliação será formativa e baseada na participação ativa, colaboração com o grupo, qualidade das justificativas apresentadas durante a Roda de Debate, e na capacidade de refletir e argumentar sobre a importância da pontuação em textos. Será dada ênfase ao processo de aprendizagem, às habilidades de colaboração e comunicação, e à criatividade demonstrada na aplicação dos sinais de pontuação. Exemplos de boas práticas e de reflexões interessantes sobre o uso da pontuação serão destacados e compartilhados com a turma.
Para a realização da atividade, serão necessários textos curtos sem pontuação, que podem ser contos, fábulas ou trechos adaptados de livros, projetor ou quadro para a apresentação dos grupos, papel e canetas para anotações e marcações nos textos, e critérios claros para orientar a Roda de Debate e a discussão coletiva.
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