Pintando Sílabas

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Consciência Fonológica e Arte

A atividade 'Pintando Sílabas' propõe uma imersão lúdico-pedagógica, transformando o ambiente de aprendizagem em um ateliê de arte interativo, de forma a estimular não apenas a aquisição de conhecimentos linguísticos, mas também a expressão criativa dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os alunos receberão cartões contendo sílabas variadas para pintar. Eles escutarão historinhas narradas pelo professor e, em determinados momentos, uma sílaba em destaque na narrativa deverá ser identificada e, consequentemente, pintada nos cartões. Além de promover a relação entre fonemas e grafemas de maneira divertida, esta atividade enfatiza a importância da atenção auditiva, coordenação motora fina e percepção visual dos estudantes, oferecendo uma experiência rica e multidimensional do processo de aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade 'Pintando Sílabas' tem como objetivo central promover o desenvolvimento da consciência fonológica, por meio da correlação entre elementos sonoros e sua representação escrita, utilizando-se de uma abordagem lúdica. Pretende-se, assim, possibilitar aos alunos o reconhecimento e a diferenciação de fonemas, bem como a sua associação com as letras correspondentes, desenvolvendo habilidades essenciais de leitura e escrita. A integração da arte, mais especificamente da pintura, neste processo, tem o intuito de aflorar a criatividade e proporcionar uma maneira mais atrativa de engajar os alunos, estimulando sua coordenação motora, atenção e percepção visual. Desta forma, propõe-se uma atividade que, além de desenvolver competências linguísticas, contribui de maneira significativa para a formação integral do aluno.

  • Desenvolver a consciência fonológica entre os alunos.
  • Promover o reconhecimento e diferenciação de fonemas e sua correlação com as letras.
  • Estimular habilidades de audição ativa e coordenação motora fina.
  • Incentivar a expressão criativa por meio das artes visuais.
  • Fomentar a atenção e percepção visual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por letras.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
  • EF01LP09: Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

Conteúdo Programático

Esta atividade está diretamente alinhada ao aprendizado da língua portuguesa, enfatizando a compreensão de elementos fundamentais da leitura e escrita, como a identificação de fonemas e suas grafias correspondentes. A estratégia de integrar a arte, através da pintura, na aprendizagem de processos linguísticos, propicia aos estudantes uma maneira rica e estimulante de explorar a língua. Além disso, ao trabalhar habilidades multisensoriais, a atividade contribui para um desenvolvimento cognitivo mais abrangente, envolvendo a audição, visão e motricidade fina.

  • Consciência Fonológica
  • Correlação Fonema-Grafema
  • Artes Visuais: Pintura
  • Audição Ativa
  • Coordenação Motora e Percepção Visual

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, a atividade 'Pintando Sílabas' propõe que o aprendizado ocorra de forma participativa e centralizada no aluno. Através da escuta de historinhas e da pintura dirigida por reconhecimento de sílabas, os alunos são protagonistas do próprio aprendizado, associando teoria e prática de forma integrada. Este método facilita a memorização e compreensão dos conceitos, por meio de experiências concretas que fortalecem a retenção do conhecimento.

  • Narrativa de historinhas com ênfase em certas sílabas.
  • Pintura de cartões contendo sílabas destacadas na narrativa.
  • Discussões em grupo sobre as sílabas encontradas e pintadas.
  • Exposição das obras como forma de compartilhar aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução do projeto e a primeira sessão de escuta e pintura. Na segunda aula, proceder-se-á com a continuação das historinhas e pintura de sílabas, seguido de uma sessão de compartilhamento e discussão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e primeira parte da atividade de escuta e pintura (60 minutos).
  • Aula 2: Continuação da atividade de escuta e pintura e compartilhamento das experiências (60 minutos).

Avaliação

A avaliação de 'Pintando Sílabas' contemplará o envolvimento e participação dos alunos durante as atividades propostas, sua capacidade de identificar as sílabas em destaque nas historinhas e a adequação na pintura dos cartões. O progresso de cada criança será acompanhado de maneira individualizada, considerando sua evolução em relação à consciência fonológica, coordenação motora, percepção visual e participação nas discussões. Feedbacks construtivos serão oferecidos, visando estimular a continuidade do engajamento e desenvolvimento das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Pintando Sílabas', serão necessários diversos recursos, como cartões de papel grosso com sílabas impressas, tinta guache, pincéis de diferentes espessuras, aventais ou camisas velhas para proteção das roupas e um espaço adequado para a pintura. Além disso, é essencial ter disponível uma seleção de historinhas curtas, preferencialmente relacionadas aos temas trabalhados, para promover uma conexão maior entre os elementos da narrativa e as sílabas enfatizadas.

  • Cartões de papel grosso com sílabas impressas.
  • Tinta guache de várias cores.
  • Pincéis de diferentes espessuras.
  • Aventais ou camisetas velhas para proteção.
  • Histórias curtas para leitura.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo