O Tesouro Escondido dos Contos

Desenvolvida por: Renata… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Contos Literários e Criação Textual

Esta atividade chamada 'O Tesouro Escondido dos Contos' é projetada para engajar alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na exploração de diversos contos literários famosos através de uma perspectiva divertida e interativa. Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade visa não apenas a aprendizagem sobre os contos, mas também a desenvolver habilidades de leitura, escrita, interpretação de texto, trabalho em equipe, e criatividade. O professor organizará uma caça ao tesouro na sala de aula, onde cada 'tesouro' encontrado por pequenos grupos de alunos desencadeará uma parte de uma história que eles precisarão reescrever, interpretando os enigmas apresentados que os desafiarão a pensar criticamente sobre o núcleo da história, os personagens principais e possíveis cenários alternativos. Ao longo do jogo, os alunos serão incentivados a utilizar diferentes estratégias de pesquisa e raciocínio para resolver os enigmas. Esta atividade promoverá uma discussão rica entre os alunos, a medida que compartilham ideias para reconstruir as histórias. Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua versão única do conto, permitindo que a turma explore as diversas interpretações e perspectivas de cada equipe, incentivando o respeito mútuo pelas ideias dos outros e a apreciação pela literatura.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fomentar o interesse pela literatura e desenvolver habilidades de leitura e escrita dos alunos de forma lúdica e colaborativa. Os alunos exercitarão sua criatividade ao reimaginar e reescrever partes de contos famosos, praticarão habilidades de pesquisa e interpretação ao resolverem os enigmas, e desenvolverão habilidades sociais importantes como trabalho em equipe e respeito pelas ideias alheias. As habilidades de planejamento, revisão e edição textual também serão enfatizadas, preparando os alunos para futuras tarefas de escrita tanto na escola quanto na vida fora dela.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de texto
  • Estimular a criatividade e imaginação através da reescrita e adaptação de contos
  • Promover o trabalho em equipe e colaboração
  • Praticar habilidades de planejamento, revisão e edição de texto
  • Incentivar o respeito e apreciação pela diversidade de ideias e interpretações

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

No decorrer desta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar uma variedade de contos literários, decidindo coletivamente como recontar partes dessas histórias de maneira criativa. Focando nas habilidades de leitura, escrita, pesquisa e interpretação, esta aula enfatizará a importância do processo de revisão e edição, além de estimular a apreciação pela literatura.

  • Exploração de contos literários famosos
  • Interpretação crítica de texto
  • Criação coletiva e individual de narrativas escritas
  • Técnicas de revisão e edição de texto
  • Apresentação e compartilhamento de narrativas criativas

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa com ênfase em 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate', 'Sala de Aula Invertida' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Dessa maneira, a atividade será centrada na participação ativa dos alunos, que trabalharão em grupos para desvendar enigmas, discutirão suas ideias em rodas de debate e recriarão as histórias de forma colaborativa, aplicando o conhecimento adquirido de maneira prática e dinâmica.

  • Caça ao tesouro literário dentro da sala
  • Discussão em grupo para resolução de enigmas
  • Roda de debate para compartilhamento de ideias
  • Reescrita colaborativa dos contos
  • Apresentação do conto reimaginado pelo grupo

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será distribuída em 3 aulas de 60 minutos cada, totalizando 3 horas. Inicialmente focaremos na introdução da atividade e na exploração dos contos. Na sequência, dedicaremos tempo à caça ao tesouro e ao desenvolvimento das histórias. Por último, os alunos revisarão, editarão e apresentarão suas histórias.

  • Aula 1: Introdução à atividade e exploração inicial dos contos
  • Aula 2: Caça ao tesouro e início da reescrita dos contos
  • Aula 3: Revisão, edição e apresentação dos contos reimaginados

Avaliação

A avaliação da atividade se dará através do acompanhamento do professor no desempenho individual e coletivo dos alunos durante todas as etapas: interpretação dos enigmas, colaboração e contribuição para o trabalho em grupo, capacidade de argumentação nas rodas de debate, criatividade e inovação na reescrita dos contos, além da habilidade de revisar e editar o texto produzido. Serão valorizadas tanto as habilidades cognitivas quanto as socioemocionais desenvolvidas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como cópias impressas de enigmas e textos dos contos, materiais de escrita (lápis, canetas, papel), acesso a recursos digitais para pesquisa (caso disponível), além de elementos visuais como cartazes ou imagens dos contos para inspiração. A utilização de recursos digitais pode enriquecer a experiência, permitindo acessos a versões digitais dos contos e ferramentas de edição de texto.

  • Cópias de enigmas e contos
  • Materiais de escrita (lápis, canetas, papel)
  • Recursos digitais para pesquisa (opcional)
  • Elementos visuais dos contos (cartazes, imagens)
  • Ferramentas de edição de texto (digital, se disponível)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo