Caça-Palavras do Tesouro Escondido

Desenvolvida por: Jacira… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Decodificação

Nesta atividade, intitulada 'Caça-Palavras do Tesouro Escondido', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos através de uma aventura emocionante em busca de um tesouro perdido. Os pequenos aventureiros precisarão encontrar e decifrar um caça-palavras gigante disposto no chão da sala de aula, onde cada palavra encontrada revelará parte de uma história secreta. Esta aventura os levará a diferentes cantos da sala, cada um escondendo uma fração do conto, que, ao serem todos desvendados, comporão a narrativa completa do tesouro. Este método, além de exercitar a leitura de palavras de uso frequente, introduzirá os alunos à aplicabilidade das palavras em diversos contextos, incentivando o trabalho em equipe, a colaboração e a aprendizagem baseada em jogos. Através de uma estratégia lúdica e interativa, os estudantes poderão praticar a leitura, a decodificação de palavras e a solução de enigmas, habilidades essenciais para o seu desenvolvimento educacional.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos em práticas de leitura e decodificação de palavras de uso frequentes, de maneira lúdica e significativa, através da metodologia da aprendizagem baseada em jogos. Visa-se, assim, desenvolver a capacidade dos alunos de ler novas palavras com precisão e localizar informações explícitas em textos, fortalecendo a memorização e o reconhecimento global de palavras. Além disso, busca-se fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos ao resolver as pistas em conjunto, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e interativa que contribua para a autonomia e a autoconfiança dos estudantes.

  • Praticar a leitura de palavras de uso frequente.
  • Desenvolver habilidades de decodificação de palavras novas.
  • Fortalecer o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Estimular a aprendizagem baseada em jogos.
  • Aprimorar a capacidade de localizar informações explícitas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

A atividade está embasada nos conteúdos de leitura e decodificação de palavras, com ênfase na prática de palavras de uso frequente. Incorrendo na metodologia da aprendizagem baseada em jogos, proporciona aos alunos a oportunidade de explorar a linguagem em diversos contextos, além de desenvolver a capacidade de trabalho em equipe e cooperação. Este conteúdo programático é essencial para fortalecer as bases da alfabetização e fluência leitora dos estudantes, elementos cruciais para o aprendizado em todas as áreas do conhecimento.

  • Leitura de palavras de uso frequente.
  • Decodificação de palavras novas.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Aprendizagem baseada em jogos.

Metodologia

A atividade será realizada utilizando a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo uma abordagem interativa e colaborativa para o aprendizado. Os alunos serão agrupados e motivados a participar ativamente na solução das pistas, estimulando a comunicação efetiva e o pensamento crítico. A preparação do ambiente será essencial, com a distribuição estratégica das pistas e organização do espaço da sala de aula para o caça-palavras gigante, visando oferecer uma imersão completa na atividade.

  • Preparação do ambiente de sala de aula.
  • Formação de grupos para o trabalho colaborativo.
  • Distribuição de pistas e organização do jogo.
  • Orientação e supervisão contínua pelo professor.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, divididas em 2 aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução do jogo, formação dos grupos e início da busca pelas palavras. Na segunda aula, os alunos continuarão a resolução do caça-palavras e a descoberta das pistas até montar a história completa.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e busca pelas primeiras palavras.
  • Aula 2: Continuação da busca, decifração de todas as palavras e montagem da história.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, observando o envolvimento dos alunos no jogo, sua capacidade de trabalhar em equipe, a efetividade na comunicação entre os membros do grupo, além da habilidade de decodificar palavras e localizar informações. Será dada especial atenção ao desenvolvimento da leitura e a participação ativa de cada aluno no processo de descoberta e construção da narrativa. Exemplos práticos para avaliar incluem o acompanhamento da progressão dos alunos no caça-palavras, a qualidade das interações entre os alunos e a capacidade de resolver os enigmas propostos de maneira colaborativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, mas essenciais para a montagem do caça-palavras no chão da sala de aula, além de elementos que auxiliarão na criação da atmosfera de aventura e na contextualização das pistas. A preparação prévia e a organização do espaço são fundamentais para o sucesso da atividade.

  • Fita adesiva para demarcar o caça-palavras no chão.
  • Papéis com as palavras e pistas impressas.
  • Envelopes para esconder pistas pela sala.
  • Mapa da sala para orientação dos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo