Pintando com L

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Alfabetização e expressão artística

A atividade 'Pintando com L' é uma proposta pedagógica que busca integrar a alfabetização, focando na letra L, com a expressão artística através da pintura. Iniciaremos com a apresentação de objetos e animais cujos nomes iniciam com o som da letra L, como 'limão', 'lagarto' e 'lâmpada'. Serão providenciadas folhas brancas contendo os contornos desses objetos e animais para os alunos. O objetivo será colorir os desenhos, enquanto a sonoridade da letra L é enfatizada durante a pronúncia das palavras. Além disso, esta atividade estimula o desenvolvimento da criatividade, a coordenação motora fina, a capacidade de escuta e a expressão oral, pois ao término, cada aluno terá a oportunidade de compartilhar seu trabalho com a turma, discorrendo sobre as escolhas de cores feitas e as razões por trás dessas escolhas. A metodologia ativa será aplicada para incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, transformando-os em agentes principais de sua trajetória educacional.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade concentram-se em promover o reconhecimento da letra L no início das palavras, aprimorar a pronúncia correta das mesmas, incentivar a expressão oral dos alunos através da descrição das cores escolhidas e das razões dessas escolhas, além de estimular a criatividade e a coordenação motora fina durante o processo de pintura. Deseja-se também fomentar a capacidade de ouvir atentamente, enquanto os colegas compartilham suas criações, aprimorando o respeito mútuo e a capacidade de partilha no ambiente escolar. A metodologia ativa aplicada tem como premissa o engajamento dos alunos, transformando-os em participantes ativos do processo de aprendizagem e construção do conhecimento.

  • Reconhecer a letra L no início das palavras.
  • Praticar a pronúncia de palavras que iniciam com a letra L.
  • Fomentar a expressão oral através da descrição das obras de arte criadas pelos alunos.
  • Estimular a criatividade no processo de pintura.
  • Desenvolver a coordenação motora fina.
  • Incentivar a escuta ativa e o respeito mútuo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP03 - Reconhecer as letras do alfabeto.
  • EF01LP19 - Participar de situações de intercâmbio oral, formulando e respondendo perguntas, realizando descrições.
  • EF15AR03 - Experimentar e utilizar diferentes técnicas artísticas em práticas de linguagens visuais.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, o conteúdo programático abrange aspectos da alfabetização, com ênfase na letra L, e da expressão artística por meio da pintura. Os alunos serão introduzidos à diversidade de palavras que iniciam com a letra L, ampliando seu repertório lexicográfico e sua capacidade de associação entre som e grafia. A arte, utilizada como meio para o ensino de letras, oferece uma experiência rica, permitindo que os alunos expressem suas percepções e sentimentos através da seleção de cores e da técnica de pintura. Este conteúdo se interliga com a prática da escuta e da expressão oral, fundamentais para a socialização das experiências individuais no contexto escolar.

  • Alfabetização com enfoque na letra L.
  • Reconhecimento e pronúncia de palavras.
  • Técnicas básicas de pintura.
  • Expressão de sentimentos e escolhas através de cores.
  • Prática de escuta e expressão oral em sala de aula.

Metodologia

A metodologia ativa será o alicerce desta atividade, com os alunos no centro do processo de aprendizado, incentivados a explorar e colorir os desenhos de maneira autônoma, promovendo uma experiência de aprendizagem significativa através da descoberta e expressão pessoal. A interação em sala de aula será estimulada, não apenas na fase de apresentação dos trabalhos, mas também durante a realização da atividade, com o professor guiando e incentivando os alunos a discutirem entre si sobre suas experiências e escolhas. O uso de recursos visuais para a apresentação dos objetos/animais que começam com a letra L será essencial para a contextualização e imersão dos alunos no tema proposto.

  • Apresentação visual dos objetos e animais que iniciam com a letra L.
  • Atividade prática de pintura com ênfase na sondagem dos sons da letra L.
  • Debate e compartilhamento em grupo sobre as criações artísticas.
  • Reflexão individual e coletiva sobre o processo criativo e as escolhas feitas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será dividida em 19 aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de várias semanas. Iniciaremos com uma introdução ao tema e à metodologia, seguida pela exploração e discussão dos objetos e animais que começam com a letra L. A maior parte do tempo será dedicada à parte prática de pintura, permitindo aos alunos imergir no processo criativo. Concluiremos com a apresentação dos trabalhos e uma reflexão coletiva sobre as experiências vividas durante a execução da atividade.

  • Aula 1: Introdução à atividade e apresentação do tema.
  • Aulas 2 a 17: Atividade prática de pintura, discussão em pequenos grupos.
  • Aula 18: Preparação para a apresentação dos trabalhos.
  • Aula 19: Apresentação dos trabalhos e reflexão coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, observando o engajamento dos alunos com a tarefa e sua capacidade de expressão oral ao compartilhar seus trabalhos. Serão considerados a originalidade e o empenho no processo de criação, assim como a habilidade de escutar e interagir com os colegas durante as apresentações. A participação ativa, o interesse demonstrado pela atividade, e a capacidade de associação entre as palavras e a letra L também serão critérios avaliativos. Exemplos de situações avaliativas podem incluir a observação da escolha de cores e a justificativa para tal escolha, refletindo a compreensão e a expressão pessoal do aluno, além da disposição para trabalhar em equipe e respeitar as opiniões alheias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais básicos de pintura, como folhas de papel branco contendo os contornos dos objetos e animais, lápis de cor, giz de cera ou aquarelas, e pincéis. Além disso, será utilizada uma lousa ou quadro branco para a apresentação inicial dos objetos e animais que iniciam com a letra L, utilizando imagens ou desenhos feitos pelo professor. Recursos adicionais, como músicas que contenham a letra L, podem ser utilizados para enriquecer a experiência e ajudar na memorização das palavras.

  • Folhas de papel branco com os contornos dos objetos/animais.
  • Lápis de cor, giz de cera ou aquarelas e pincéis.
  • Lousa ou quadro branco para apresentações iniciais.
  • Músicas e vídeos educativos sobre a letra L.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo