Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma empolgante jornada de descoberta rumo ao universo dos poemas visuais e concretos. Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, cada estudante criará um 'Diário dos Exploradores', um espaço pessoal e criativo onde registrarão suas impressões, análises e ilustrações dos poemas estudados. Ao longo da atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar diversas facetas dos poemas, como os efeitos de sentido criados pelo layout único de cada poema, a disposição visual das palavras no espaço da página e o impacto das ilustrações que acompanham ou compõem os poemas. A culminância desta viagem exploratória se dá em uma Roda de Debate, um momento de compartilhamento e reflexão coletiva, onde os alunos discutirão suas descobertas e refletirão sobre como a forma de um poema pode influenciar e enriquecer seu conteúdo.
O principal objetivo desta atividade é estimular nos alunos a apreciação da poesia em suas diversas formas, com especial foco nos poemas visuais e concretos, desenvolvendo a capacidade de perceber e interpretar os recursos visuais como elementos fundamentais da composição poética. Busca-se também fomentar a habilidade de expressão pessoal e crítica através da criação do 'Diário dos Exploradores', incentivando os estudantes a registrar suas ideias, sentimentos e interpretações de maneira criativa e reflexiva. Através da Roda de Debate final, pretende-se promover competências de argumentação, escuta ativa e respeito pelas opiniões alheias, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e participativos.
Nesta atividade, através da exploração de poemas visuais e concretos, os alunos aprenderão sobre a importância de aspectos visuais na poesia, como a disposição das palavras, o uso de imagens e o layout no entendimento e criação de efeitos de sentido no texto poético. Este conteúdo permite explorar a relação entre forma e significado, estimulando a criatividade e o pensamento crítico.
A atividade será implementada por meio de metodologias ativas, centradas no aluno, como Aprendizagem Baseada em Projetos, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. Inicialmente, será realizada uma introdução ao tema com base na Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão acesso a materiais prévios. Em seguida, através da Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes criarão seus Diários dos Exploradores. As reflexões e descobertas serão compartilhadas e debatidas na Roda de Debate, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
Esta atividade será realizada ao longo de 5 horas, divididas em 7.5 aulas de 40 minutos. As primeiras aulas serão dedicadas à introdução, leitura e análise dos poemas. As sessões seguintes focarão no desenvolvimento dos Diários dos Exploradores. A atividade culmina com uma Roda de Debate para compartilhamento e reflexão.
A avaliação desta atividade será realizada por meio de critérios qualitativos que consideram a participação ativa do aluno, o comprometimento com a criação do Diário dos Exploradores, a profundidade das análises e reflexões inseridas no diário, e a contribuição do aluno na Roda de Debate. Será valorizada a habilidade de articulação das ideias, o respeito pelas diferentes interpretações e a capacidade de escuta durante o debate. Exemplos específicos de contribuições significativas ou momentos de insight durante a atividade poderão ser destacados como partes da avaliação.
Para a realização desta atividade serão necessários diversos materiais e recursos, tais como exemplares de poemas visuais e concretos, materiais para a criação dos Diários dos Exploradores (papel, lápis, canetas, lápis de cor etc.), acesso à internet para pesquisa de poemas e conceitos, além de recursos audiovisuais para a apresentação dos conceitos iniciais e para a realização da Roda de Debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula