Diário dos Exploradores de Poemas

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poemas Visuais e Concretos

Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma empolgante jornada de descoberta rumo ao universo dos poemas visuais e concretos. Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, cada estudante criará um 'Diário dos Exploradores', um espaço pessoal e criativo onde registrarão suas impressões, análises e ilustrações dos poemas estudados. Ao longo da atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar diversas facetas dos poemas, como os efeitos de sentido criados pelo layout único de cada poema, a disposição visual das palavras no espaço da página e o impacto das ilustrações que acompanham ou compõem os poemas. A culminância desta viagem exploratória se dá em uma Roda de Debate, um momento de compartilhamento e reflexão coletiva, onde os alunos discutirão suas descobertas e refletirão sobre como a forma de um poema pode influenciar e enriquecer seu conteúdo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular nos alunos a apreciação da poesia em suas diversas formas, com especial foco nos poemas visuais e concretos, desenvolvendo a capacidade de perceber e interpretar os recursos visuais como elementos fundamentais da composição poética. Busca-se também fomentar a habilidade de expressão pessoal e crítica através da criação do 'Diário dos Exploradores', incentivando os estudantes a registrar suas ideias, sentimentos e interpretações de maneira criativa e reflexiva. Através da Roda de Debate final, pretende-se promover competências de argumentação, escuta ativa e respeito pelas opiniões alheias, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

  • Estimular a apreciação de poemas visuais e concretos.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de textos poéticos.
  • Incentivar a expressão pessoal e criativa por meio do 'Diário dos Exploradores'.
  • Promover habilidades de argumentação e escuta ativa na Roda de Debate.
  • Refletir sobre a relação entre forma e conteúdo nos poemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF15LP17
  • description": "Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais." }, { "code": EF35LP01
  • description": "Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado." }, { "code": EF35LP17
  • description": Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, através da exploração de poemas visuais e concretos, os alunos aprenderão sobre a importância de aspectos visuais na poesia, como a disposição das palavras, o uso de imagens e o layout no entendimento e criação de efeitos de sentido no texto poético. Este conteúdo permite explorar a relação entre forma e significado, estimulando a criatividade e o pensamento crítico.

  • Conceitos básicos sobre poesia visual e concreta
  • Análise de poemas visuais e concretos selecionados
  • Técnicas de interpretação e análise de textos poéticos
  • Criação de ilustrações e disposições visuais para poemas
  • Discussão e reflexão sobre a forma e o conteúdo dos poemas

Metodologia

A atividade será implementada por meio de metodologias ativas, centradas no aluno, como Aprendizagem Baseada em Projetos, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. Inicialmente, será realizada uma introdução ao tema com base na Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão acesso a materiais prévios. Em seguida, através da Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes criarão seus Diários dos Exploradores. As reflexões e descobertas serão compartilhadas e debatidas na Roda de Debate, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos para criação do Diário dos Exploradores
  • Sala de Aula Invertida para introdução e fundamentação teórica
  • Roda de Debate para compartilhamento de descobertas e reflexões
  • Atividades de leitura e análise de poemas visuais e concretos
  • Utilização de materiais digitais e impressos para pesquisa e estudo

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de 5 horas, divididas em 7.5 aulas de 40 minutos. As primeiras aulas serão dedicadas à introdução, leitura e análise dos poemas. As sessões seguintes focarão no desenvolvimento dos Diários dos Exploradores. A atividade culmina com uma Roda de Debate para compartilhamento e reflexão.

  • Aula 1: Introdução à poesia visual e concreta
  • Aula 2: Leitura e análise de poemas selecionados
  • Aula 3: Oficina de criação para os Diários dos Exploradores
  • Aula 4: Continuação da oficina de criação e início das análises individuais
  • Aula 5 e 6: Desenvolvimento dos Diários dos Exploradores
  • Aula 7: Preparação para a Roda de Debate
  • Aula 7.5: Realização da Roda de Debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio de critérios qualitativos que consideram a participação ativa do aluno, o comprometimento com a criação do Diário dos Exploradores, a profundidade das análises e reflexões inseridas no diário, e a contribuição do aluno na Roda de Debate. Será valorizada a habilidade de articulação das ideias, o respeito pelas diferentes interpretações e a capacidade de escuta durante o debate. Exemplos específicos de contribuições significativas ou momentos de insight durante a atividade poderão ser destacados como partes da avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários diversos materiais e recursos, tais como exemplares de poemas visuais e concretos, materiais para a criação dos Diários dos Exploradores (papel, lápis, canetas, lápis de cor etc.), acesso à internet para pesquisa de poemas e conceitos, além de recursos audiovisuais para a apresentação dos conceitos iniciais e para a realização da Roda de Debate.

  • Exemplares impressos e digitais de poemas visuais e concretos
  • Papéis, cadernos ou diários em branco para cada aluno
  • Materiais de arte (lápis de cor, canetas, marcadores etc.)
  • Acesso à internet e recursos digitais para pesquisa
  • Espaço adequado e recursos audiovisuais para a Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo