Esta atividade, denominada 'Construtores de Dicionários', visa envolver os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental na elaboração coletiva de um dicionário temático. Será uma oportunidade para que os alunos explorem um tema específico escolhido por eles, como meio ambiente, tecnologia ou arte, e se aprofundem na pesquisa, redação e revisão de verbetes referentes ao tema. Os alunos trabalharão em grupos ou individualmente para contribuir com verbetes para este dicionário, passando por um processo completo que inclui planejamento, pesquisa, elaboração do texto, revisão e, finalmente, compilação dos verbetes no produto final, que poderá ser tanto digital quanto impresso. Esta atividade não só reforça a compreensão e uso da língua portuguesa como também estimula habilidades importantes como a pesquisa, o trabalho em equipe, a autonomia, bem como habilidades de expressão escrita e oral.
Com a realização desta atividade, os alunos desenvolverão a capacidade de expressar-se com clareza em situações de intercâmbio oral, além de argumentar oralmente sobre temas de interesse social. Também se espera que adquiram a habilidade de planejar e produzir de forma autônoma verbetes para um dicionário, considerando as particularidades da situação comunicativa e do tema escolhido. Este projeto permite aos alunos a aplicação prática de conhecimentos adquiridos em sala de aula, além de estimular a pesquisa, a curiosidade intelectual e a criatividade. Através do trabalho em equipe, os alunos aprenderão a respeitar diferentes pontos de vista, a importância da revisão no processo de escrita e como ajustar a comunicação para diferentes públicos-alvo.
Este plano de aula se orienta em torno do desenvolvimento de competências ligadas à expressão escrita e oral dentro do contexto da criação de um dicionário. Esse formato textual demanda dos alunos a capacidade de realizar pesquisas aprofundadas sobre o tema escolhido, assim como a habilidade de sintetizar as informações de forma concisa e precisa. Além disso, a revisão e o aprimoramento dos textos escritos serão práticas constantes, realçando a importância da clareza e da precisão na comunicação. A atividade também ressalta o papel do diálogo e da discussão em grupo, essenciais para a escolha e para a definição das entradas do dicionário, bem como para argumentar e defender pontos de vista durante o processo de criação.
A metodologia ativa será adotada nesta atividade, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem e favorecendo a autonomia em todas as etapas da criação do dicionário. Serão realizadas sessões de brainstorming para a definição do tema e discussões em grupo para decisão sobre os verbetes a serem incluídos. A pesquisa será realizada individualmente ou em grupos, seguida da redação dos verbetes, que depois serão compartilhados com toda a classe para revisão coletiva. Esta abordagem promove a interação constante entre os alunos, incentivando a colaboração, a capacidade crítica e a revisão mútua do trabalho, elementos chave da metodologia ativa.
Esta atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, após a apresentação do projeto pelo professor, os alunos procederão à escolha do tema e iniciarão as pesquisas e a formulação dos verbetes. A segunda aula será dedicada à revisão coletiva, discussões finais e à compilação do dicionário. Este cronograma permite uma distribuição equilibrada entre pesquisa, redação, revisão e discussão, garantindo um processo de aprendizagem rico e completo.
A avaliação desta atividade será formativa, considerando a participação ativa dos alunos durante todas as etapas da criação do dicionário. Serão avaliados: a capacidade de pesquisa e síntese de informações; a clareza, coesão e coerência na redação dos verbetes; a habilidade de expressão oral durante a apresentação dos verbetes e as contribuições durante as discussões em grupo; e a colaboração e o engajamento no trabalho em equipe. Os alunos receberão feedbacks que visam orientar melhorias e reconhecer os aspectos positivos do trabalho desenvolvido, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e construtivo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou tablets para a pesquisa e eventualmente compilação do dicionário em formato digital. Além disso, materiais de escrita e papel para aqueles que optarem pela criação do dicionário em formato impresso também serão necessários. O uso do quadro branco ou flip chart pode auxiliar nas sessões de brainstorming e na organização das ideias durante a fase de planejamento.
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