Feudalismo em Cena

Desenvolvida por: Jucima… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Feudalismo

Nesta atividade interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de explorar a estrutura social e as relações econômicas e políticas do feudalismo de uma maneira vivencial e participativa. Divididos em grupos que representam os diferentes estratos sociais da época feudal - senhores feudais, vassalos, servos e artesãos/comerciantes - os estudantes deverão realizar pesquisas para entender profundamente as funções, obrigações, e direitos de cada grupo. Com base nessas pesquisas, cada grupo elaborará e apresentará uma peça teatral breve que dramatiza as dinâmicas sociais, econômicas e políticas dentro do feudo, incluindo aspectos como a corvéia, talha e banalidades. A atividade busca não apenas o entendimento teórico sobre o feudalismo mas também promover a empatia e compreensão das diferentes perspectivas sociais através da dramatização, incentivando a participação ativa e o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão vivencial e profunda sobre o feudalismo, permitindo que eles explorem as complexidades das relações sociais, econômicas e políticas dessa época histórica. Pretende-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar e compreender os diferentes estratos sociais do feudalismo, suas funções, obrigações e direitos, além de analisar as relações de poder e dependência entre eles. Espera-se também que desenvolvam habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, expressão oral e teatral, promovendo assim uma aprendizagem mais significativa e engajada sobre o tema.

  • Explorar e compreender a estrutura social e econômica do feudalismo
  • Identificar e descrever as funções, obrigações e direitos dos diferentes estratos sociais do feudalismo
  • Analisar as relações de poder e dependência entre os estratos sociais do feudalismo
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração, expressão oral e dramatização

Conteúdo Programático

A abordagem deste tema através de uma atividade dramatizada permite uma imersão no conteúdo programático de maneira interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de história, artes e educação social. O feudalismo será estudado não apenas como um sistema político e econômico, mas também através das lentes das relações humanas e sociais que o compõem. Esta metodologia ativa de aprendizagem reforça a compreensão das dinâmicas históricas e seus impactos nas estruturas sociais contemporâneas.

  • Estrutura social do feudalismo
  • Relações econômicas e políticas do feudalismo
  • Obrigações e direitos dentro dos estratos sociais
  • Práticas sociais como a corvéia, talha e banalidades

Metodologia

Esta atividade utiliza a metodologia ativa, onde os alunos são protagonistas do seu processo de aprendizagem. Será incentivada a pesquisa autônoma, o trabalho em equipe, a criatividade na elaboração das peças teatrais e a capacidade de síntese e expressão. Além de promover uma compreensão mais profunda do tema, esta abordagem procura desenvolver competências sociais, habilidades de colaboração e comunicação.

  • Divisão dos alunos em grupos representando os estratos sociais do feudalismo
  • Pesquisa e elaboração do script da peça teatral por cada grupo
  • Ensaios e ajustes das apresentações em sala
  • Apresentação das peças para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e a divisão de grupos. A segunda aula será dedicada à pesquisa e elaboração das peças. Na terceira e última aula, os grupos apresentarão suas peças teatrais, seguidas de uma sessão de feedback e discussão.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa e preparação das peças
  • Aula 3: Apresentação das peças e discussão

Avaliação

A avaliação considerará a pesquisa realizada, a criatividade e originalidade da peça, a compreensão das relações sociais, econômicas e políticas do feudalismo demonstradas na dramatização, e a eficácia da comunicação e do trabalho em equipe. Será dada ênfase à capacidade dos alunos de envolver o público e transmitir os conhecimentos de maneira clara e criativa. Feedback específico será fornecido para cada grupo, valorizando os esforços e o aprendizado durante o processo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisas, materiais para a criação de cenários e figurinos simples para as peças teatrais e um espaço adequado para as apresentações. Além disso, será disponibilizado material de apoio didático sobre o feudalismo para orientar as pesquisas e elaboração das peças.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para cenários e figurinos
  • Espaço para apresentação das peças
  • Material de apoio didático sobre feudalismo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo