Cronologia Interativa da Guerra Fria

Desenvolvida por: Victor… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Guerra Fria

Nesta atividade educativa, os alunos do 3º ano do Ensino Médio irão aprender sobre a Guerra Fria de uma maneira imersiva e colaborativa, criando juntos uma linha do tempo interativa. Este projeto requer que os estudantes pesquisem, sintetizem e apresentem eventos-chave que marcaram o período da Guerra Fria, abrangendo suas causas, principais momentos e consequências globais. Os alunos irão utilizar diversas formas de mídia, incluindo imagens, textos e pequenos vídeos produzidos por eles mesmos, para representar esses eventos. Essa representação não será apenas um exercício de montagem, mas também uma forma de análise crítica dos eventos e de suas interconexões. Ao finalizar a criação da linha do tempo, seja no espaço físico da sala ou numa plataforma virtual, a turma fará um 'tour' pela história, discutindo coletivamente as contribuições de cada um, permitindo assim uma troca rica de conhecimentos e insights. Incentivamos a criatividade na forma como os eventos são representados, oferecendo aos alunos a oportunidade de expressar sua compreensão histórica de maneiras únicas. Este projeto não somente fomenta a aprendizagem ativa através da pesquisa e colaboração, mas também promove habilidades essenciais como pensamento crítico, comunicação eficaz e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda e contextualizada sobre os eventos e as dinâmicas globais da Guerra Fria. Pretende-se que, ao trabalharem juntos na construção de uma linha do tempo interativa, os estudantes desenvolvam competências importantes como capacidade de pesquisa, análise crítica, síntese de informações e comunicação. Outro objetivo essencial é cultivar a habilidade de trabalho em equipe, permitindo que os alunos experimentem o valor da colaboração e do compartilhamento de conhecimento, além de fomentar a criatividade na forma de apresentar conteúdos históricos. Espera-se que, por meio desta aprendizagem dinâmica e participativa, os alunos adquiram uma compreensão mais aprofundada e engajada dos eventos que moldaram o mundo durante e após a Guerra Fria.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e compreensão crítica sobre a Guerra Fria.
  • Analisar as causas e consequências dos eventos-chave da Guerra Fria.
  • Fomentar a capacidade de síntese e apresentação de informações complexas.
  • Estimular a criatividade na representação de eventos históricos.
  • Promover trabalho em equipe e comunicação eficaz.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101 - Analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens sobre as transformações nas estruturas produtivas, nos movimentos sociais, na cultura, nas relações de poder e nos conflitos do mundo contemporâneo.
  • EM13CHS102 - Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, inclusive nas escolares, para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

Conteúdo Programático

O programa da atividade está fundamentado na compreensão aprofundada dos eventos-chave da Guerra Fria, abordando desde as suas origens nas tensões pós-Segunda Guerra Mundial até as consequências e o legado deixado em um contexto global. Através da análise crítica desses eventos, os alunos irão explorar as dinâmicas de poder, conflitos ideológicos, corridas armamentistas, e a formação de blocos político-militares. O conteúdo programático foi estrategicamente desenhado para não apenas transmitir conhecimento histórico, mas também para desenvolver habilidades de pesquisa, análise, síntese, apresentação e trabalho colaborativo.

  • Introdução ao período pós-Segunda Guerra Mundial e as origens da Guerra Fria.
  • Principais eventos: Bloqueio de Berlim, Crise dos Mísseis de Cuba, Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã.
  • Corrida armamentista e a ameaça nuclear.
  • Formação de blocos político-militares: OTAN e Pacto de Varsóvia.
  • Consequências globais da Guerra Fria e o desmantelamento da URSS.

Metodologia

Para a realização desta atividade, será adotada uma abordagem metodológica ativa, na qual os alunos serão protagonistas de seu próprio aprendizado. Eles serão divididos em grupos, com cada um sendo responsável pela pesquisa, análise e apresentação de um aspecto específico da Guerra Fria. As mídias a serem utilizadas na construção da linha do tempo (textos, imagens, vídeos) serão escolhidas pelos próprios alunos, incentivando assim a criatividade e a expressão individual. Ao longo do projeto, sessões de brainstorming e discussões em grupo possibilitarão a troca de ideias e o aprimoramento conjunto da linha do tempo. Finalmente, o 'tour' pela linha do tempo promoverá não só a consolidação do conhecimento, mas também habilidades de comunicação, à medida que os alunos explicam e discutem os eventos identificados.

  • Divisão de grupos por temas específicos da Guerra Fria.
  • Pesquisa guiada com fontes primárias e secundárias.
  • Sessões de brainstorming para discussão e síntese das informações.
  • Produção de materiais (textos, imagens, vídeos) para a linha do tempo.
  • Apresentação e discussão coletiva dos eventos na linha do tempo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 6 aulas de 40 minutos cada, perfazendo um total de 4 horas de dedicação à construção da linha do tempo interativa da Guerra Fria. Esta carga horária permite o adequado aprofundamento no tema, ao mesmo tempo em que promove a construção colaborativa do conhecimento.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos
  • Aula 2-3: Pesquisa e coleta de materiais sobre os eventos designados
  • Aula 4-5: Produção dos componentes da linha do tempo e montagem
  • Aula 6: 'Tour' pela linha do tempo e discussão com a turma

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, levando em conta o envolvimento dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até a apresentação final. Serão avaliados critérios como qualidade e profundidade da pesquisa, criatividade na apresentação dos eventos, capacidade de síntese e de comunicação durante o 'tour' pela linha do tempo. A colaboração e a participação efetiva de todos os membros do grupo serão igualmente valorizadas. O professor poderá realizar feedbacks oportunamente, contribuindo assim para o processo de aprendizado ativo dos alunos. Como parte da avaliação, os alunos poderão também realizar uma autoavaliação, refletindo sobre suas contribuições e aprendizados ao longo do projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários diversos recursos e materiais. Acesso à internet e computadores ou tablets é essencial para a pesquisa de informações e a produção de conteúdos digitais. Materiais de arte e escrita, como cartolina, canetas coloridas e marcadores, também serão necessários para aqueles grupos que optarem por criar componentes físicos para a linha do tempo. Softwares de edição de vídeo podem ser úteis para a criação de pequenos vídeos. Além disso, o uso de plataformas virtuais como Google Classroom ou Padlet para a linha do tempo digital promoverá um ambiente colaborativo e de fácil acesso aos materiais produzidos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Materiais para arte (cartolina, canetas coloridas, marcadores)
  • Softwares de edição de vídeo (opcional, para aqueles que farão vídeos)
  • Plataforma virtual para montagem da linha do tempo (Google Classroom, Padlet, etc.)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo