Desbravadores do Conhecimento: Uma Jornada pelo Humanismo e Renascimento

Desenvolvida por: Denis … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Humanismo e Renascimento

Esta atividade pedagógica visa aprofundar o conhecimento dos alunos do 7º ano sobre o período do Humanismo e Renascimento de maneira interativa e colaborativa. Através da divisão em grupos, os estudantes terão o desafio de explorar as principais características, eventos e personalidades que marcaram essas épocas, utilizando para isso recursos digitais cuidadosamente selecionados pelo educador. Cada grupo deverá pesquisar e compilar informações e curiosidades para criar uma linha do tempo ilustrada, que será posteriormente apresentada para toda a classe. Esta abordagem permite não apenas a aprendizagem sobre o período histórico em questão, mas também o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, criatividade e comunicação. A atividade culminará numa exposição interativa, onde os estudantes terão a oportunidade de compartilhar suas descobertas, propiciando um ambiente rico em troca de conhecimentos e debates, e assim, promovendo uma reflexão crítica sobre a relevância dessas eras para a história mundial e sua influência nos dias atuais.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é permitir que os alunos identifiquem e analisem as principais características, eventos e personalidades do Humanismo e Renascimento, entendendo sua importância histórica e impacto na sociedade contemporânea. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes demonstrem capacidade de realizar pesquisas autônomas, trabalhar cooperativamente em grupo, desenvolver habilidades de apresentação e comunicação, além de aplicar a criatividade na elaboração da linha do tempo. A atividade também visa aprimorar o pensamento crítico dos alunos ao estimular o questionamento e o debate entre os participantes, incentivando a reflexão sobre como os legados desses períodos influenciam ainda hoje a cultura, a arte, a ciência e o pensamento humano.

  • Identificar as formas de pensamento e perspectivas artísticas, científicas e culturais que emergiram durante o Humanismo e Renascimento.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e de análise crítica de informações.
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e de comunicação.
  • Expressar criatividade na elaboração e apresentação de uma linha do tempo.
  • Reconhecer a influência do Humanismo e Renascimento no mundo contemporâneo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07HI04: Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.

Conteúdo Programático

No decorrer desta atividade, será explorado o contexto histórico do Humanismo e Renascimento, destacando suas principais característica ideológicas, culturais e artísticas. Os alunos entenderão como esses movimentos marcaram a transição da Idade Média para a Idade Moderna, promovendo reformas no pensamento, nas artes e nas ciências. A interdisciplinaridade será um aspecto chave, relacionando essas manifestações culturais com a evolução social e política da época. A linha do tempo atuará como uma ferramenta visual e interativa para consolidar a aprendizagem, engajando os estudantes na construção do conhecimento.

  • Contexto histórico do Humanismo e Renascimento.
  • Principais pensadores e artistas do período.
  • No tópico Principais pensadores e artistas do período, os alunos do 7º ano irão explorar as figuras mais representativas do Humanismo e Renascimento. Entre os pensadores, destacam-se nomes como Erasmo de Roterdã, autor da obra 'Elogio da Loucura', que criticava a corrupção na Igreja e defendia a valorização do conhecimento e da razão humana. Já no campo das artes, será abordado o trabalho de Leonardo da Vinci, renomado pintor, escultor, cientista e inventor, que personificou o ideal do homem renascentista, buscando excelência em múltiplas áreas do conhecimento. Além disso, será discutido o legado de Michelangelo Buonarroti, conhecido por suas esculturas e pinturas de impacto, como o teto da Capela Sistina, que representam a busca pela expressão e beleza no período renascentista. Ao estudar a trajetória e as contribuições dessas personalidades, os alunos terão a oportunidade de compreender como suas ideias e obras influenciaram a história e ainda são relevantes nos dias atuais.

  • Contribuições do Humanismo e Renascimento para as ciências e as artes.
  • Influência desses movimentos na sociedade contemporânea.

Metodologia

Para que os objetivos de aprendizagem dessa atividade sejam alcançados, adotaremos uma abordagem pedagógica que integra metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos, Atividade Mão-na-massa, e Sala de Aula Invertida. Os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar pesquisas utilizando recursos digitais selecionados. Será incentivado o uso de pensamento crítico para a análise e a seleção de informações que comporão uma linha do tempo ilustrada, estimulando o aspecto criativo na representação dos dados. As apresentações dos grupos promoverão a troca de conhecimentos e estimularão o debate e a reflexão crítica entre os participantes.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Desenvolvimento da linha do tempo em grupo.
  • Nesta etapa, os alunos serão divididos em grupos para desenvolver a linha do tempo sobre o Humanismo e Renascimento. Cada grupo terá a tarefa de pesquisar e compilar as informações mais relevantes sobre o período, como as principais características, eventos marcantes e personalidades influentes. Durante esse processo, os estudantes terão a oportunidade de utilizar recursos digitais selecionados pelo educador, como sites, vídeos e documentos, para enriquecer suas pesquisas. Além disso, a colaboração entre os membros do grupo será essencial para garantir a variedade de informações e a riqueza da linha do tempo. Ao final, cada grupo apresentará sua linha do tempo para a classe, compartilhando as descobertas feitas e promovendo discussões e reflexões sobre o período histórico estudado.

  • Atividade Mão-na-massa: Criação e ilustração da linha do tempo.
  • Na atividade Mão-na-massa: Criação e ilustração da linha do tempo, os alunos serão desafiados a colocar em prática seus conhecimentos sobre o Humanismo e Renascimento, utilizando sua criatividade e habilidades de pesquisa. Para a criação da linha do tempo, os grupos terão a tarefa de selecionar os eventos, personalidades e obras mais significativas do período, organizando essas informações de forma visualmente atrativa. Eles poderão utilizar recursos digitais, como softwares de edição de imagem ou ferramentas online de criação de linha do tempo, permitindo uma abordagem multidisciplinar que pode envolver, por exemplo, a disciplinas de história, artes e tecnologia. Durante essa atividade, os estudantes estarão exercitando não só o conteúdo específico relacionado ao tema, mas também habilidades manuais, visuais e de organização, promovendo uma aprendizagem mais completa e significativa. Ao colocar a mão na massa, os alunos terão a oportunidade de internalizar conceitos de forma mais efetiva, enquanto desenvolvem um senso crítico mais apurado e ampliam suas capacidades de expressão visual e argumentativa.

  • Sala de Aula Invertida: Pesquisa e preparação pré-aula dos temas a serem explorados.
  • Na metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos serão desafiados a realizar uma pesquisa prévia sobre os temas relacionados ao Humanismo e Renascimento, que serão posteriormente explorados em sala de aula. Antes da aula, os estudantes terão a tarefa de buscar informações em livros, artigos, vídeos ou outras fontes recomendadas pelo professor, a fim de adquirirem conhecimento prévio sobre os assuntos a serem discutidos. Por exemplo, os alunos poderão pesquisar sobre as obras de artistas renascentistas, como Leonardo da Vinci e Michelangelo, ou sobre os ideais humanistas que influenciaram a produção artística e intelectual da época. Após a pesquisa, os alunos deverão preparar materiais para compartilhar com a turma, como apresentações de slides, resumos ou até mesmo simulações de debates. Durante a aula, o professor poderá mediar discussões, esclarecer dúvidas e propor atividades que permitam aos alunos aprofundar o conhecimento construído durante a pesquisa prévia.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a divisão dos grupos e a introdução dos temas a serem pesquisados. Os alunos iniciarão a pesquisa e planejamento das linhas do tempo. Na segunda aula, os grupos continuarão o desenvolvimento de suas linhas do tempo, culminando na apresentação das mesmas para a classe. Este cronograma permite um equilíbrio entre a pesquisa, a construção e a discussão das linhas do tempo.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início da pesquisa.
  • Momento 1: Apresentação da atividade (15 minutos)
    O professor inicia a aula explicando o objetivo da atividade, contextualizando o período do Humanismo e Renascimento e apresentando as etapas e os critérios de avaliação. Os alunos são orientados sobre a formação dos grupos e a escolha dos temas que serão pesquisados.

    Momento 2: Início da pesquisa (20 minutos)
    Os alunos, organizados em grupos, iniciam as pesquisas utilizando os recursos digitais selecionados pelo educador. Eles devem buscar informações sobre as principais características, eventos e personalidades do Humanismo e Renascimento, a fim de iniciar a elaboração da linha do tempo ilustrada.

    Momento 3: Organização e discussão (15 minutos)
    Os grupos se reúnem para organizar as informações coletadas, discutir possíveis abordagens para a construção da linha do tempo e tirar dúvidas sobre o trabalho a ser realizado.

  • Aula 2: Desenvolvimento e conclusão das linhas do tempo, seguido das apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada levando em consideração o engajamento dos alunos durante todo o processo, a qualidade e a acurácia das informações pesquisadas, a criatividade empregada na elaboração da linha do tempo, bem como a habilidade de apresentação do grupo. Será avaliado também o esforço coletivo na integração das informações, garantindo que a linha do tempo reflita um entendimento coeso do período histórico em estudo. Comentários construtivos serão fornecidos para cada grupo, destacando pontos positivos e áreas de melhoria. Além disso, será considerada a capacidade de argumentação e de debate durante as apresentações, avaliando como os alunos defendem suas perspectivas e respondem às questões propostas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será disponibilizado aos alunos uma seleção de recursos digitais, incluindo artigos, vídeos, e bases de dados online, que ofereçam informações confiáveis e diversificadas sobre o Humanismo e Renascimento. Materiais para a criação da linha do tempo, como papel, canetas coloridas, marcadores e adesivos, também serão providenciados, permitindo uma expressão criativa livre durante a elaboração dos projetos. Além disso, uma lista de websites recomendados e bibliografia básica serão fornecidos para auxiliar na pesquisa.

  • Recursos digitais para pesquisa.
  • Os recursos digitais para pesquisa podem ser encontrados em plataformas educacionais online, como sites de museus, bibliotecas digitais, portais de acervos históricos, como o Google Arts & Culture, e em bases de dados acadêmicas. Além disso, é possível utilizar ferramentas de busca avançada, como o Google Acadêmico, para encontrar artigos, livros e periódicos relacionados ao período do Humanismo e Renascimento.

  • Materiais para criação da linha do tempo.
  • Os materiais para criação da linha do tempo podem ser encontrados em papelarias, lojas de artesanato ou também podem ser adquiridos online em sites especializados em materiais de papelaria e arte. Alguns exemplos de materiais necessários para a criação da linha do tempo incluem papel cartão ou cartolina, canetas coloridas, lápis de cor, régua, tesoura, cola, adesivos e eventuais materiais para a ilustração, como tinta, pincéis e giz pastel. Além disso, para uma abordagem mais digital, também é possível utilizar softwares específicos para criação de linha do tempo, que podem ser baixados ou acessados online.

  • Lista de websites recomendados e bibliografia.
  • A lista de websites recomendados e bibliografia pode ser acessada por meio de sites especializados em pesquisa acadêmica, como o Google Acadêmico, Scielo e Portal de Periódicos da Capes. Além disso, bibliotecas virtuais de universidades e instituições renomadas também costumam disponibilizar uma lista de referências bibliográficas recomendadas para o estudo do Humanismo e Renascimento, sendo assim uma fonte confiável para a obtenção desses materiais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo