Exploradores de Textos Multissemióticos

Desenvolvida por: Angéli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Compreensão de textos multissemióticos

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se tornarem exploradores dos diversos modos como o texto e os elementos gráfico-visuais se combinam para produzir significados em vários gêneros textuais, como quadrinhos, infográficos e anúncios publicitários. Iniciar-se-á com uma apresentação pelo professor de exemplos variados desses textos, promovendo uma discussão coletiva sobre a interação entre imagem e texto e como isto cria efeitos de sentido diferentes. Após essa exploração inicial, os alunos serão divididos em pequenos grupos e escolherão um texto multissemiótico para explorar mais profundamente. Cada grupo deverá analisar os recursos visuais utilizados no texto selecionado e discutir os efeitos de sentido produzidos por esses recursos. A atividade culminará com uma apresentação por cada grupo, compartilhando suas descobertas com a turma. Esta atividade visa desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos para identificar e compreender o uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos variados, incentivando a leitura crítica e a interpretação de textos complexos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de identificar, analisar e compreender a interação entre texto e elementos gráfico-visuais em contextos variados. Os alunos aprenderão a reconhecer como diferentes estratégias visuais podem influenciar a interpretação de um texto, ampliando seu entendimento sobre os modos de produzir significado. Além disso, ao trabalharem em grupo, eles poderão exercitar a comunicação eficaz, o trabalho colaborativo e o pensamento crítico, habilidades fundamentais no processo de aprendizagem e essenciais para a vida cotidiana.

  • Identificar e compreender o uso de recursos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • Analisar como a interação entre texto e imagem contribui para diferentes efeitos de sentido.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos variados.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.

Conteúdo Programático

O programa da atividade contempla a exploração de textos multissemióticos, enfatizando a compreensão e análise de recursos expressivos gráfico-visuais. Serão abordados conceitos como semiose, multimodalidade e intertextualidade, proporcionando aos alunos ferramentas para analisar textos que combinam linguagem verbal e visual de maneira complexa e significativa. Além disso, a atividade promoverá o desenvolvimento de habilidades sociais como trabalho em equipe e comunicação.

  • Conceitos de semiose e multimodalidade.
  • Identificação e análise de recursos gráfico-visuais em textos.
  • Leitura crítica e interpretativa de textos multissemióticos.
  • Trabalho em equipe e habilidades de apresentação.

Metodologia

A metodologia desta atividade será baseada em aprendizagem ativa, em que os alunos serão os protagonistas na exploração dos textos multissemióticos. Através de atividades práticas, como a análise e a apresentação em grupo, eles serão incentivados a investigar profundamente os recursos visuais e textuais e a discussão em sala sobre seus achados. Esta abordagem promove a participação ativa, estimula o pensamento crítico e a aprendizagem colaborativa, fundamentais para a internalização dos conceitos estudados.

  • Apresentação de textos multissemióticos pelo professor.
  • Discussão guiada sobre a interação texto-imagem.
  • Trabalho em grupo para exploração e análise de um texto multissemiótico.
  • Apresentações das descobertas pelo grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em quatro aulas de 40 minutos, totalizando 160 minutos de atividade. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema e a apresentação de exemplos. Nas duas aulas seguintes, os alunos trabalharão em grupos na seleção e análise dos textos. A última aula será dedicada às apresentações dos grupos e à discussão final sobre as descobertas.

  • Aula 1: Introdução ao tema e apresentação de exemplos.
  • Aula 2 e 3: Trabalho em grupo para análise dos textos.
  • Aula 4: Apresentações dos grupos e discussão final.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através da observação e análise das apresentações em grupo, considerando a compreensão dos recursos gráfico-visuais identificados nos textos e a capacidade de explicar os efeitos de sentido produzidos. Além disso, será levado em conta o trabalho em equipe e a participação individual durante todo o processo. Será valorizada a capacidade de articulação das ideias, a clareza na comunicação e a originalidade no uso de exemplos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários recursos como data show para as apresentações, cópias impressas de exemplos de textos multissemióticos, papel, lápis, marcadores e acesso à internet para pesquisa de materiais adicionais. Estes recursos permitirão uma abordagem prática e interativa na exploração dos textos, facilitando a compreensão e análise dos recursos gráfico-visuais pelos alunos.

  • Data show para apresentações.
  • Cópias impressas de textos multissemióticos.
  • Material de papelaria para anotações e criações.
  • Acesso à internet para pesquisas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo