Conectando Tempos e Textos

Desenvolvida por: Emily (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Intertextualidade entre Música e Literatura

A proposta desta atividade é oferecer aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma imersão na obra 'Monte Castelo' da banda Legião Urbana, contrastando-a com o Soneto 11 de Luís de Camões. Os estudantes serão introduzidos ao conceito de intertextualidade, entendendo como textos de diferentes épocas podem se conectar e influenciar uns aos outros. Divididos em grupos, receberão trechos das duas obras para realizar um estudo comparativo, identificando elementos comuns e discutindo o diálogo entre os textos. A atividade culminará na apresentação das descobertas de cada grupo, promovendo a discussão coletiva sobre as possibilidades de leitura que a intertextualidade proporciona. Este trabalho encoraja o desenvolvimento da análise crítica, aperfeiçoamento da interpretação de texto e habilidades de exposição oral, alinhando-se às competências gerais da BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver a capacidade de análise e interpretação de textos literários e músicas, promovendo habilidades de leitura crítica, compreensão e exposição oral. Almeja-se que os alunos reconheçam as influências e conexões entre obras de diferentes épocas, aprimorando o entendimento sobre intertextualidade. Ainda, busca-se estimular a competência leitora, a expressão clara de ideias e o aprofundamento no estudo da língua portuguesa, preparando os alunos para uma compreensão mais ampla de textos e contextos variados.

  • Analisar e interpretar textos musical e literário, identificando elementos de intertextualidade.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e compreensão de diferentes textos.
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e expressão oral.
  • Estimular o reconhecimento de influências culturais e históricas em obras literárias e musicais.
  • Promover a capacidade de trabalhar em grupo e de apresentar descobertas coletivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP26 - Analisar relações entre textos, identificando repetições ou reformulações, assim como intertextualidade e polifonia.
  • EF69LP45 - Utilizar, na produção oral e escrita, estratégias discursivas e procedimentos de coesão e coerência textual, adequando-os a diferentes gêneros, públicos, veículos e objetivos.
  • EF69LP46 - Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos veiculados nas diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e recepção.
  • EF69LP47 - Relacionar textos e contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura, linguagem e tema.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade abrange a análise de textos literários e musicais, focando na identificação e compreensão de elementos de intertextualidade. Os estudantes aprenderão conceitos de análise literária, crítica textual e como discursos de diferentes épocas podem dialogar entre si, contribuindo para uma compreensão mais ampla dos textos e suas influências mútuas.

  • Conceitos de intertextualidade e análise literária
  • Estudo comparativo entre a música 'Monte Castelo' e o Soneto 11 de Luís de Camões
  • Identificação de temas, estilos e expressões que denotam intertextualidade
  • Exercícios de leitura crítica e interpretação de texto

Metodologia

A atividade utilizará metodologias ativas, favorecendo o aprendizado por meio da participação ativa dos alunos. Iniciará com uma apresentação dos conceitos chaves e contexto das obras envolvidas. Após, os alunos serão divididos em grupos para realizar um estudo comparativo dos trechos distribuídos, incentivando a discussão interna e a colaboração. As descobertas de cada grupo serão compartilhadas em uma apresentação, promovendo um debate rico em perspectivas e interpretações.

  • Apresentação do contexto histórico-cultural das obras
  • Distribuição de trechos das obras para análise em grupo
  • Discussão em grupo para troca de interpretações
  • Apresentações das análises de cada grupo para a classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e distribuição dos trechos para análise. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e discussão coletiva.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início do trabalho em grupo.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, engajamento e colaboração durante as atividades em grupo, na profundidade da análise realizada nos trechos, na clareza e coerência da exposição oral durante as apresentações e na capacidade de argumentação e discussão. Será considerado também o uso adequado das estratégias discursivas e procedimentos de coesão e coerência textual aprendidos durante a atividade. Exemplos de análises bem fundamentadas e interpretações originais serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos incluem cópias dos trechos da música 'Monte Castelo' de Legião Urbana e do Soneto 11 de Luís de Camões, equipamentos de áudio para reprodução da música, quadro branco ou flip chart para anotações coletivas durante as discussões e projetor multimídia para as apresentações dos grupos.

  • Cópias dos trechos analisados
  • Equipamentos de áudio
  • Quadro branco ou flip chart
  • Projetor multimídia

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo