Nesta atividade pedagógica prática, voltada para alunos do 2º ano do Ensino Médio, exploraremos os componentes básicos da sintaxe: sujeito, predicado e complementos, de maneira interativa e colaborativa. Será utilizada a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos serão estimulados a assistir um vídeo explicativo sobre a matéria antes da aula, permitindo que o encontro presencial seja dedicado inteiramente à prática e à interação entre os grupos. Cada grupo receberá sentenças complexas, com o desafio de decompor essas sentenças identificando seus componentes básicos e, posteriormente, rearranjá-las de maneira criativa, mantendo sua correção sintática. Espera-se que, através desta atividade, os alunos desenvolvam não apenas um entendimento profundo sobre a estrutura sintática da língua portuguesa, mas também habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade na manipulação da linguagem.
Os objetivos desta atividade envolvem o aprofundamento do conhecimento dos alunos em relação aos elementos fundamentais da sintaxe da língua portuguesa. Pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar e manipular com destreza as partes constituintes da sentença, tais como sujeito, predicado e complementos, reconhecendo sua importância na construção do sentido das frases. Adicionalmente, esta atividade visa fomentar habilidades essenciais como a colaboração, criatividade e o pensamento crítico, estimulando os alunos a explorarem novas formas de expressão dentro das regras gramaticais. Por meio da apresentação das sentenças rearranjadas, os alunos terão a oportunidade de discutir e refletir sobre como pequenas alterações sintáticas podem impactar significativamente o sentido do texto.
A atividade está estruturada em torno dos conceitos fundamentais da sintaxe da língua portuguesa, focando especificamente na função e importância do sujeito, predicado e complementos dentro de uma sentença. A abordagem prática da metodologia ativa permite aos alunos não só assimilar a teoria de forma mais efetiva, mas também aplicá-la de maneira criativa, explorando diferentes possibilidades de construção de sentido em um texto. Este conteúdo é essencial para o entendimento de como a língua funciona e se constitui como ferramenta central para a análise e produção textual, habilidades fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos.
Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos serão incentivados a assistir a um vídeo explicativo sobre sintaxe previamente à aula. Posteriormente, na sala de aula, serão divididos em grupos para a atividade prática que consiste em desmontar e rearranjar sentenças impressas, promovendo assim uma aprendizagem colaborativa. A apresentação das sentenças rearranjadas pelos grupos propiciará uma discussão rica e aprofundada sobre os processos sintáticos, além de permitir a reflexão sobre o impacto das escolhas sintáticas no sentido das frases.
A atividade será realizada em um encontro presencial, com duração total de 2 horas, divididas em três aulas de 40 minutos. Na primeira aula, após uma breve revisão do vídeo explicativo, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a atividade de desmontagem das sentenças. Na segunda aula, os grupos continuarão com a rearrumação das sentenças, finalizando suas criações. A terceira aula será dedicada às apresentações dos grupos e à discussão das alterações feitas e seu impacto no sentido das frases.
A avaliação desta atividade será realizada considerando vários aspectos. Primeiramente, avaliar-se-á a capacidade dos alunos de identificar corretamente os elementos básicos da sintaxe nas sentenças apresentadas. Além disso, será considerada a criatividade e originalidade na rearrumação das sentenças, bem como a manutenção da sua correção sintática. A qualidade das explicações fornecidas pelos alunos durante as apresentações, demonstrando compreensão das alterações realizadas e seu impacto no sentido das frases, também será um critério importante. O trabalho em equipe e a participação ativa durante toda a atividade contribuirão igualmente para a avaliação final. Exemplos de critérios específicos incluem clareza na identificação de sujeito, predicado e complementos, coesão e coerência nas sentenças rearranjadas, e habilidade de argumentação durante as discussões.
Os recursos necessários para esta atividade incluem: um vídeo explicativo sobre os conceitos básicos da sintaxe, que será disponibilizado online para visualização prévia pelos alunos; tiras de papel contendo as sentenças complexas que serão analisadas e rearranjadas durante a aula; um espaço físico adequado que permita o trabalho em grupos; e um projetor ou lousa para as apresentações finais dos grupos. Estes recursos são fundamentais para garantir o sucesso da atividade, permitindo que os alunos explorem a matéria de forma prática e colaborativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula