A atividade 'Poetas Visuais Mirins' visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma imersão criativa no mundo da poesia visual e concreta. Através de um percurso que inicia com a exploração e análise de diferentes exemplos desses tipos de poesia, os alunos serão estimulados a observar e discutir os efeitos visuais e de sentido proporcionados pela disposição textural e por ilustrações. Após essa imersão, eles serão agrupados e terão o desafio de criar seus próprios poemas visuais, utilizando diversas técnicas e materiais, incluindo papel, tecidos, elementos da natureza e materiais recicláveis. A atividade culminará em uma exposição dos trabalhos criados pelos alunos, oferecendo-lhes uma oportunidade de compartilhar suas inspirações e o processo criativo vivenciado. Esta jornada, além de fomentar a apreciação pela arte poética, tem como objetivo desenvolver habilidades criativas, de colaboração e de expressão pessoal através da linguagem visual.
Os principais objetivos dessa jornada criativa são estimular nos alunos a apreciação pela diversidade e beleza da poesia visual e concreta, desenvolver suas habilidades de interpretação de texto por meio da análise dos efeitos de sentido e visuais, além de fomentar a criatividade e expressão individual e coletiva. Os alunos aprenderão a planejar e produzir recursos gráfico-visuais mesclados com textos, praticando a distribuição diagramática e explorando ilustrações como parte integrante de suas obras, refletindo sobre as escolhas estéticas e seus impactos nos significados gerados.
Este plano de aula está ancorado nos fundamentos teóricos que abrangem a poesia visual e concreta como formas inovadoras de expressão literária onde o texto e a imagem se mesclam, criando significados únicos. A incidência sobre as habilidades interpretativas, criativas e de produção textual dos alunos será estimulada através de uma abordagem que valoriza tanto a teoria quanto a prática. A metodologia ativa empregada propicia um ambiente onde o aprendizado é construído de maneira colaborativa, auto dirigida e significativa.
A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos será a fundação desta atividade, onde os alunos serão protagonistas do processo educativo, conduzindo a criação de seus poemas visuais e concretos. Através de uma abordagem prática e dinâmica, os estudantes serão motivados a explorar, questionar e criar, embasados em exemplos inspiradores e em orientações estruturantes. Grupos colaborativos permitirão que compartilhem ideias e materializem suas visões artísticas, enquanto continuam desenvolvendo habilidades críticas e criativas.
A carga horária total desta atividade será de 8 horas, estruturadas em 8 aulas de 60 minutos cada. Esta estrutura permite uma abordagem gradual, onde cada etapa constrói os fundamentos para a próxima, facilitando um aprendizado profundo e significativo.
A avaliação desta atividade será realizada desde o início do projeto até sua finalização. Será dada especial atenção ao envolvimento dos alunos no processo de exploração e na capacidade de trabalhar em grupo. A criatividade, a inovação e o uso eficaz dos materiais selecionados para compor os poemas visuais serão criteriosamente avaliados. Observar-se-á também a habilidade de comunicar ideias e sentimentos através da organização visual e textual do poema. Por fim, a participação na exposição e a capacidade de explicar os processos criativos e as ideias que guiaram suas criações serão elementos igualmente importantes para a avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais que possibilitem a criação de poemas visuais ricos e diversificados. O ambiente da sala de aula será transformado em um espaço de criação artística, incentivando os alunos a explorarem sua criatividade.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula