Construindo Histórias em Quadrinhos

Desenvolvida por: Ana Si… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção textual e artística

Nesta atividade prática e criativa, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo das histórias em quadrinhos. Divididos em pequenos grupos, eles terão a missão de criar uma história em quadrinhos original, enfrentando o desafio de conjugar elementos narrativos e visuais de forma harmoniosa. Inicialmente, discutirão e planejarão a trama, identificando o cenário, os personagens, e o enredo que desejam apresentar. Posteriormente, os alunos se dedicarão à composição dos diálogos, atentando-se às características distintas de cada personagem e como estas podem ser expressadas textualmente. Além disso, terão de ilustrar as cenas, empregando elementos visuais que complementem e enriqueçam a narrativa. A ênfase na produção escrita de diálogos objetiva o desenvolvimento da capacidade de expressão e compreensão dos alunos, simulando situações comunicativas reais por meio de uma abordagem criativa e lúdica. Finalizando a atividade, cada grupo apresentará sua história em quadrinhos para a classe, compartilhando o processo criativo por trás da obra e exercitando, assim, a oralidade. Esta apresentação proporcionará um momento de interação e debate entre os alunos, permitindo a troca de ideias e percepções acerca dos trabalhos desenvolvidos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal estimular a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de escrita, com foco especial na produção de diálogos, de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Além disso, visa desenvolver habilidades de leitura, ao desafiá-los a analisar e interpretar as narrativas criadas por seus colegas, e de oralidade, ao promoverem suas histórias em quadrinhos. Os alunos também exercitarão suas habilidades artísticas ao ilustrarem suas histórias, integrando texto e imagem de modo coeso e expressivo.

  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão por meio da escrita.
  • Promover o trabalho em equipe e a divisão de tarefas de forma colaborativa.
  • Estimular a capacidade de planejamento e organização de ideias.
  • Fomentar a habilidade de produção e interpretação textuais através dos diálogos.
  • Exercitar a oralidade durante a apresentação das histórias em quadrinhos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP19 - Produzir textos escritos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15AR25 - Utilizar elementos da linguagem visual (ponto, linha, forma, textura, cor) na produção de expressões artísticas.
  • EF04LP26 - Relatar experiências, acontecimentos e fatos ouvidos, lidos e/ou pesquisados, considerando a situação comunicativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade cobre aspectos importantes da produção textual, artística e da oralidade, segundo a BNCC, para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Isso inclui a produção de textos escritos com ênfase na criação de diálogos, a expressão por meio de elementos da linguagem visual, e a habilidade de relatar e apresentar ideias e narrativas de forma clara e objetiva.

  • Criação de texto e diálogos em histórias em quadrinhos.
  • Elementos da linguagem visual e sua aplicação em histórias.
  • Técnicas básicas de ilustração e narrativa visual.
  • Estruturação e planejamento de uma história em quadrinhos.
  • Apresentação e discussão sobre o processo criativo.

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa para esta atividade, utilizando técnicas de 'Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Isso permitirá que os alunos se envolvam diretamente na criação de suas histórias em quadrinhos, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo. Essa abordagem estimula não só a aquisição de conhecimento por meio da prática direta, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.

  • Discussões em grupo para planejamento da história e divisão de tarefas.
  • Sessões práticas de escrita e ilustração das histórias em quadrinhos.
  • Apresentações dos grupos e feedback colaborativo entre os alunos.
  • Uso de materiais diversos para a criação das ilustrações.
  • Reflexões sobre o processo criativo e os aprendizados alcançados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Inicialmente, haverá uma breve apresentação sobre os objetivos e o roteiro da atividade. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para o início das discussões e do planejamento da história. A maior parte do período será destinada à produção das histórias em quadrinhos, finalizando com uma rodada de apresentações dos trabalhos desenvolvidos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, divisão em grupos, planejamento, produção e apresentação das histórias em quadrinhos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, observando o engajamento dos alunos no processo criativo e sua participação na atividade em grupo. Serão avaliados critérios como criatividade, coesão e coerência no desenvolvimento da trama, a qualidade e a originalidade dos diálogos, o emprego de elementos visuais nas ilustrações e a capacidade de apresentar e explicar o trabalho. Feedbacks construtivos serão fornecidos após as apresentações, valorizando os esforços individuais e coletivos e incentivando a reflexão sobre os trabalhos produzidos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel em branco ou cadernos de desenho para a elaboração das histórias em quadrinhos, lápis, canetas, borrachas, lápis de cor ou marcadores para as ilustrações. Além disso, o uso de livros e referências sobre a criação de histórias em quadrinhos e técnicas de ilustração pode enriquecer a experiência educativa dos alunos.

  • Papel em branco ou cadernos de desenho.
  • Lápis, canetas e borrachas.
  • Lápis de cor ou marcadores.
  • Referências sobre histórias em quadrinhos e técnicas de ilustração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo