A Corrida dos Acentos

Desenvolvida por: Livia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Acentuação Gráfica

A atividade 'A Corrida dos Acentos' é uma proposta dinâmica e interativa destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de repassar conceitos fundamentais da acentuação gráfica da língua portuguesa. Através de uma gincana física e educativa em um espaço amplo, os estudantes serão divididos em times e deverão encontrar palavras sem acentuação escondidas no espaço. Uma vez encontradas, a tarefa é acentuar corretamente cada palavra. Palavras com acentuação considerada simples somarão pontos normais, enquanto palavras que exijam conhecimento de regras especiais de acentuação valerão pontos extras. Este exercício permitirá aos alunos aplicar de forma prática e lúdica as regras de acentuação, promovendo uma aprendizagem ativa e participativa, além de estimular o trabalho em equipe e a memorização dos conceitos de tonicidade e regras ortográficas específicas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é engajar os estudantes na aprendizagem ativa das regras de acentuação da língua portuguesa, através de uma metodologia que combina movimento, competição saudável e cooperação. Busca-se estimular não apenas a memorização das regras ortográficas, mas também promover uma maior compreensão sobre a importância da acentuação para o sentido das palavras e para a comunicação eficaz. Além disso, objetiva-se trabalhar habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação e resiliência, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Reforçar o conhecimento sobre acentuação gráfica.
  • Promover a aprendizagem ativa e participativa.
  • Estimular a memorização de regras ortográficas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Incentivar a movimentação e interação entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LP03: Empregar corretamente a acentuação gráfica, observando as regras e as exceções previstas na ortografia oficial.

Conteúdo Programático

A atividade está diretamente relacionada às competências de leitura e escrita, especificamente ao domínio da ortografia e das regras de acentuação da língua portuguesa. Os alunos terão a oportunidade de revisar as regras de acentuação gráfica - incluindo palavras oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas e casos especiais - de modo prático e lúdico. Nesse sentido, a 'Corrida dos Acentos' age como uma ferramenta de fixação desses conceitos, garantindo que o aprendizado seja significativo e duradouro.

  • Revisão das regras de acentuação gráfica
  • Prática de acentuação de palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
  • Identificação e acentuação de palavras com casos especiais

Metodologia

A atividade utilizada segue uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Jogos, utilizando metodologias ativas como 'Mão-na-massa' e 'Sala de Aula Invertida'. Os alunos serão divididos em times e motivados a explorar o espaço em busca de palavras para acentuar corretamente, promovendo a interação direta com o conteúdo e incentivando o aprendizado colaborativo. Esta metodologia estimula os estudantes a serem protagonistas do seu processo de aprendizagem, relacionando teoria e prática de maneira dinâmica e significativa.

  • Gincana física e educativa
  • Aplicação prática das regras de acentuação
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os alunos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada uma breve revisão teórica sobre as regras de acentuação, seguida da explicação das regras e objetivo da gincana. No segundo encontro, os alunos participarão efetivamente da 'Corrida dos Acentos', aplicando na prática os conhecimentos adquiridos.

  • Aula 1: Revisão teórica e explicação das regras da gincana.
  • Aula 2: Realização da 'Corrida dos Acentos'.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada pelo desempenho dos times na correção das palavras durante a corrida, considerando não apenas a quantidade de palavras corretamente acentuadas, mas também a aplicação das regras de acentuação especiais, que valem mais pontos. Além da correção ortográfica, também será considerada a cooperação entre os membros do time, seu engajamento e participação durante a atividade. Este sistema de avaliação busca estimular não só o conhecimento individual, mas também a colaboração e o apoio mútuo entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, será necessário um espaço amplo preferencialmente ao ar livre, para permitir a livre movimentação dos alunos. Serão utilizados materiais simples, como papéis ou cartões com as palavras a serem acentuadas e canetas ou marcadores. Uma lousa ou quadro para anotação dos pontos e regras da gincana, assim como um apito ou outro objeto sonoro para marcar o início e fim da atividade, também serão necessários.

  • Espaço amplo para a execução da gincana
  • Papéis ou cartões com palavras impressas
  • Canetas ou marcadores
  • Lousa ou quadro para anotação dos pontos
  • Apito ou objeto sonoro

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